Mais detalhes sobre os combates simulados entre o Raptor e o Rafale no Iron Falcon 2009

http://escadron1.2cigognes.free.fr/photos/rencontres/hd/f22.jpg

Fonte: Cavok

A Armee de l’Air (Força Aérea da França) vazou para a revista semanal da França Air & Cosmos, fornecendo um pouco mais de dicas do que aconteceu entre os caças F-22 Raptor, da USAF, e os Rafale da França, no exercício militar conjunto Iron Falcon, em Al Dhafra, nos Emirados Árabes Unidos, no ano passado ( matéria Divulgada no Plano Brasil clique aqui para ler) De acordo com fontes da Air & Cosmos, a USAF solicitou apenas duas surtidas de treinamento entre os caças F-22 e o os Rafale, com três engajamentos em cada surtida, num combate de apenas uma aeronave contra outra, dentro do alcance visual. [Em outras palavras, a USAF diz: “Se vocês não ligarem seus sistemas Spectra, nós não ligaremos nossos ALR-94.”]

Nos seis engajamentos, o F-22 ganhou um deles, mas os outros cinco combates aéreos aproximados (dogfights) terminaram com empate, disse a Air & Cosmos. Outras fontes disseram a revista que o F-22 marcou duas vitórias, com os outros quatro combates empatados.

A versão divulgada pelo blog francês Secret Défense é de que o Rafale teria brilhado nos exercícios do ATLC (Air Tactical Leadership Course), realizado nos Emirados Árabes Unidos.

Os exercícios, realizados entre 15 de novembro e 9 de dezembro, colocaram lado-a-lado F-16 C/D Block 60 e Mirage 2000-9 (UAE), F-16 MLU (Jordânia), F-7 ( versão modernizada no MiG-21 (Paquistão), Typhoon (Reino Unido) e F-16 CJ e F-22 (EUA), com AWACS e aviões-tanque.

Segundo o blog francês, nos combates aéreos simulados com o F-22, os caças Rafales teriam perdido somente uma vez para o caça F-22, mas não fala que o Rafale venceu as outras cinco surtidas.

Ou seja, se essa versão mais completa da Air & Cosmos for a verdadeira, o caça Rafale realmente não conseguiu acertar em nenhuma vez o caça F-22, mas conseguiu demonstrar um bom desempenho frente a um caça de quinta-geração.

Fonte:Cavok

12 Comentários

  1. Caro Gunsalmo, o Gripen NG nem se quer existe e portanto impossivel ser avaliado, concorda???? Qualquer avaliação desse caça é comprovavelmente pura mentira !!!!
    Nem se quer um bimotor é !!! Totalmente fora das reais necessidades da FAB, além disso os motores e outros importantes componentes do hipotético avião são americanos e está mais do que provado que está altamente sujeito a embargos e vetos norteamericano, totalmente fora dos requisitos nacionais, não da FAB, lógico, esses cairam nos lobbies poderosos da Boeing e Saab e não querem nada mais, só o que não existe, não querem nada não. A versão C/D não vale, o avião que queremos e necessitamos não é esse e não pode ser avaliado no FX-2. Outra coisa, a FAB não tem que se preocupar com empregos, tem sim é que se preocupar com o sucateamento e a nossa total vulnerabilidade na DEFESA DO BRASIL NA AVIAÇÃO DE CAÇA JÁ HÁ 10 ANOS ATRÁS, PORTANTO NÃO NOS INTERESSA UM CAÇA que poderá ser incorporado a um esquadrão da FAB em 2022, de acordo com estado do caça – nos sonhos. A tarefa de gerar empregos é do governo e vai muito bem, está fazendo a parte dêle. A preocupação do governo é com a DEFESA DO BRASIL EM TODOS OS ASPECTOS, vai muito além de um simples caça e empregos é o de menos, no momento
    Quanto à lata velha do SH da Boeing, também é a mesma merd sujeita a embargos e vetos gringos e ainda sem transferência de tecnologia que o Brasil realmente precisa!!!! Vi resultado de simulação de combate entre Rafales e SH no poder aéreo e em cada 10 SHs, oito foram derrubados pelos Rafales, que chegaram a abater mesmo os Raptors, embora não tão escandalosamente quanto às latas velhas.
    Outra coisa, vc não pode ser ingênuo, acreditando nesses vazamentos de simulação, com um lobby tão poderoso como esse unificado da Boeing/Saab em vespera de decisão.
    Quanto aos sistemas de armas nucleares, os Rafales dispõe desses atributos, embora não esteja prevista a transferência dessa tecnologia, embora isso possa mudar, uma vez que o Brasil terá acesso aos códigos fontes dos Rafales e fazer isso, por sua própria conta, quando quiser, especialmente por termos uma aliança estratégica com a França e pelo fato de que o Brasil já domina o ciclo nuclear e isso é fundamental, muito importante para nós, para fins de dissuasão.
    Um abraço amigo

  2. Como diz o nosso colega Carlos Argus: que venham os RAFALES !!! E como jokosamente diz no colega Horne: e segue o enterro…!!!

  3. No entanto, o Tio Sam interfere no Brasil, nos programas de modernização militar? Se a Força Aérea Brasileira, declarou que prefere o Sukhoi SU-35 BM, porque é que Brasília pondera outras alternativas?
    O que é estranho no Brasil é o fato de que as fontes Pravda.Ru têm indicado que a grande maioria dos pilotos e estrategistas da FAB (Força Aérea Brasileira) são favoráveis ao investimento na plataforma fantástica de equipamento russo, como a super-caça Yakovlev Yak-130, excelente para programas de treinamento e as operações de patrulha com seus baixos custos de compra e de manutenção.
    Além disso, o Sukhoi T-50 é a única caça de quinta geração, que pode ser comparada ao F-22 Raptor norte-americano.
    E por quê foi o Sukhoi SU-35BM, que a FAB preferia, excluído do Programa brasileiro FX-2?
    Qual é o jogo que o chefe da FAB, Brigadeiro Junio Sato joga? Ou seja, o quê está ele fumando?
    Por quê no seu programa de re-equipamento FX-2 para a Força Aérea Brasileira, ele está considerando o Gripen sueco e Rafale francês quando há alternativas melhores e de menor custo?
    Alguém está influenciando alguém no Brasil para não comprar o equipamento russo?
    E o quê é que Junio Sato vai dizer agora, que o Sukhoi não corresponde às normas e procedimentos do governo brasileiro?

    Timothy BANCROFT-HINCHEY
    PRAVDA.Ru

  4. E.M.Pinto :Bosco, analisando esta matéria tal como se paresenta,assino em baixo do que disseste.A questão é classica, jogo é jogo treino é treino. se se permitiu apenas uma cobrança de Pênalty para cada um, o jogo estava equilibrado e era para dar 50% para cada lado, oq ue segundo a matéria, não deu…Porém jogando os 90 min com todas as qualidades individuais e sem restrições de regras o jogo é outro e o resultado também…SDS.E.M.Pinto

    Bosco e Emílio, concordo com vocês!

  5. Bem vou ter que assinar com outro nome, visto que há já um afonso que escreve em português do Brasil…

    A meu veu não pode haver comparação entre o F-22 e o Rafale, ou qualquer outro da 4 geração e meio…

    Quando o F-35 entrar em produção talvez se comece a falar num segundo caça de 5ª geração, até lá… o F-22 é único, e bastante superior aos demais, daí os americanos não o quererem vender, nem aos seus mais fieis aliados.

    PS – Isto é uma mudança no que habitualmente fazem, pois os melhores equipamentos ficam disponíveis para os seus aliados de peso, mas é uma matéria interessante de seguir, e que dirá muito sobre a política externa americana dos próximos anos.

  6. Caro Sr. Muitas Dúvidas,

    O Sr. realmente acha que a FAB prefere os Suckoy 35BM ??? Tudo indica que não, não faltou oportunidade para ela escolhê-lo se assim o desejasse. Poderia não haver, necessariamente, uma licitação na compra desses caças, poderiamos simplesmente negociá-los com os russos. Das duas uma: houve um veto dos yanks para a aquisição desses caças e a FAB se revoltou, ou seja: já que não posso comprar o que quero, então não quero nenhum, escolhendo o Gripen NG – e assim agradando também aos casuístas interesseiros da Embraer e companhia (CIESP), com muita grana envolvida do duplo e poderosissimo lobby de yanks e suecos,- o que é a mesma coisa que não escolher nada, um caça que não existe e se for levado a cabo a operação vai chegar muito atrasado e com tecnologia já obsoleta, além de perigosamente continuar-mos nas mãos dos gringos (componentes de tecnologia americana nos caças, sujeita a embargos e vetos) !!!!! Acho que a atitude da FAB (de um vira-latismo e entreguismo descarado, com a seleção dos Gripens)pode também ser simplesmente o resultado do velho conhecido e já manjado engôdo americano da sofisticada tecnica imperialista : resultado de uma conspiração de 1964, do patriotismo falacioso, da simples entrega da pátria, recusando-se a defendê-la, desarmando-se, ficando extremamente vulnerável, pura e simplesmente, ao mesmo tempo alimentando a indústria bélica americana, para as veias do Brasil continuarem abertas, sangrando, numa hemorragia sem fim !!! O que vai para o espaço não é o VLS, longe disso, pelos tratados internacionais assinados pelo Brasil, relativos à defesa e soberania nacional Tratado de Não proliferação Nuclear, de Limitação de Alcance de Mísseis, bem como da atuação de ONGs estrangeiras nos engessando nos projetos de desenvolvimento e defesa da amazônia, impunemente – Declaração Universal de Direitos dos Povos Indigenas da ONU – Raposa da Sera do Sol, Quilombolas em Alcântara, etc… Nosso presente e futuro foi criminosamente jogado ao léu, apesar de toda a nosso potencial em recursos humanos e, seguramente, sermos a nação mais rica do mundo em recursos hidricos e naturais !!!!
    Também gosto dos caças russos e por mim, deveriamos ter comprado de prateleira uma boa quantidade do que houver de mais avançado na aviação russa, que atenda às nossas necessidades de defesa e, ao mesmo tempo, fechado com os russos, no desenvolvimento do PAK FA T-50. Mas infelismente…..
    Um abraço amigo

  7. Mas ainda falam do Gripen NG? Em 2008 eu já discutia com o felipecps que esse avião (como o padre quevedo fala sobre os fantasmas) “non ecxiste”, esse frankenstein foi apenas uma invenção da SAAB para vender um projeto novo de avião velho para um país do terceiro mundo, e nem mesmo a própria Suécia quis colocar um tostão nesse projeto.
    Na minha opinião, só acredita no NG quem faz parte do lobby do projeto fantasma, como aquele brigadeiro que vive inventando mentiras só para justificar o cachê que recebe da SAAB.
    E quem fala que vamos ficar na mão de um país só… vamos ficar na mão de um ou vários países de qualquer jeito, e vamos ficar na mão deles até que possamos fabricar TODOS os componentes do avião no Brasil. Por isso os Americanos e os Franceses fabricam quase tudo localmente, o Brasil precisa de seguir pelo mesmo caminho (ou partir para o Frankenstein).
    Nos testes contra o, bem, o F22 tem problemas sérios com a sua proteção anti-radar, que é perdida quando ele vôa em ambientes inóspitos, quando enfrenta chuva, em outras palavras, eu acho que o F22 vira um avião de 4a. geração quando começa a ser usado para valer… por isso mesmo, eles só ficam no hangar, bem escondidinhos, por isso mesmo as provas foram de combate aproximado… porque o F22 já não é mais confiável no BVR.
    Eu lí em outra nota que a ordem americana era de não utilizar nenhuma ferramenta de busca eletrônica enquanto os Rafales se recusassem a utilizar o SPECTRA; em outras palavras, os Franceses querem a vitória, mas não querem mostrar seus segredos para os americanos, os franceses não vão mostrar tudo que tem, e os americanos estão tentando de tudo para descobrir qual é a “assinatura” do equipamento francês para que sua própria suite eletrônica seja melhor balanceada/configurada e protegida.
    Para o FX2, do jeito que está aí, não existe possibilidade de nenhuma outra aeronave que não seja o Rafale, podem reclamar, mas isso foi decidido pela própria FAB, os brigadeiros deram um tiro no pé porque chutaram os russos para fora e escolheram como concorrentes para serem entregues a partir de 2015: a espinha dorsal da força aérea francesa, um avião que não é utilizado pela força aérea americana e que vai sair de linha em 2 anos, e um “desenho” que o próprio país não acredita, nem entrou em linha ainda… aliás, um avião que nem vai entrar em linha… (vou no popular, um “embuste”) 😉
    Abraços,
    Fernando

  8. Lógico queo o f-22 é o melhor, isto é inquestionavel. O rafale como a França nunca ganharam uma guerra, já o americano……

  9. Nobre Paulo Amaral, obrigado pela orientação.

    Esta reportagem veio da Rússia e eu apenas fixei. Entenda Paulo, eu pago meus impostos e, como TODOS, eu gostaria também que fosse OFICIALIZADO o porque da exclusão, porque seria de SUMA importância para o contribuinte: SE HOUVE VETO OU INGERÊNCIA EUA nesta exclusão. Pois é um ABSURDO ingerências e lobbys em Questão de Segurança e Soberania.
    Todos sabem que a FAB é assediada por lobby da Boeing, mas é INDISCUTÍVEL a preferência dos pilotos e especuladores pelo Flanker. Lembro que o Grippen NG pode ser um novo AMX.
    O Tratato de Não Proliferação Nuclear assinado por Fernando Henrique Cardoso em 1998 foi o MAIOR atentado a Soberania Brasileira já assinada por um presidente nacional.
    A Declaração Universal de Direitos dos Povos Indígenas deveria verificar o que realmente houve em terras ianques (Enterrem Meu Coração Nas Curvas do Rio ou a Carta do Chefe Seatle).
    Raposa da Serra do Sol, Quilombolas em Alcântara, Hidrelétrica de Belo Monte… parece que tem dedo do Pentágono, são zonas estratégicas e, muito disso foi abordado pelo grande Orlando Vilas Boas, inclusive tem uma reportagem bem interessante: Navios-tanque traficam aguas dos rios da Amazônia.
    E quem anda muito por lá é a XEs Services – Blackwater, conforme o texto: Essa IV Frota é amiga? E era o IV Frota que estava instalada na nossa costa marítima, dando cobertura no golpe militar de 1964.
    E, tenho uma opinião que TUDO mudou em 2008 quando o dinheiro de araque de Wall Street se mostrou ao mundo. Veja que a UE está numa situação delicada com o PIGS. Os EUA não se encontram numa boa condição e seu dolar não é mais verde como o verde que havia. E, dos grandes, parece que só o Japão respira, e o BRIC. E por falar em BRIC, vamos excluir o Hu Jintao e seu yuan, com esses dois: nem Washington, AIEA, OTAN, Dalai Lama, Betinho XVI, Netanyahu, Peres, Gloogle, Yahoo, ONU e UE aguentam. Esse é GIGANTE mesmo.
    E veja o caso da MB que não está cotando os russos também, seria coincidência??Compramos então os MI-35 Hind e o Sistema Tor só para dar satisfação e calar Moscou??
    Eu tenho ainda esperança que o PAK-FA T-50 e seu passeio em 29.01.2010 tenha feito Jobão e Sato tremerem, juntos com seus sócios da EMBRAER e a pragmática FAB. E como quem MANDA é o Lula mesmo, eu não duvido de nada…

    Portanto, eu quero é que cancelem o FX-2 e que venham os Brahmos de Gunga Din.

  10. Sobre o PIIGS…

    É uma pena que a sigla PIGS tenha pegado, e só mostra o quanto a imprensa anglo-saxónica e os respectivos think-tanks conservadores são poderosos como fazedores da opinião mundial.

    Assim como criaram a divisão do Mundo, entre o Primeiro (democracias liberalizadas) onde eles estavam, a par dos outros países impolutos feitos à sua imagem; o segundo, onde cabia o inimigo Socialista (países de economia centralizada) e o Terceiro, onde cabiam todos os outros, sem distinção entre BRASIL, URUGUAI ou BURKINA-FASO…

    Isto, quando obviamente só existe um mundo.

    Com a mesmíssima maneira de pensar cunharam a sigla PIIGS de Portugal, Ireland, Italy, Greece and Spain…

    Quando existiam tantas (centenas) de outras formas de designar a economia destes cinco países europeus.

    Lamentável. Sobretudo vindo de Ingleses, anti-europeus por natureza e membros privilegiados da UE (privilegiados porque continuam a dar menos dinheiro para o orçamento europeu em comparação com a França, ou a Alemanha, graças a um acordo assinado com Tatcher em tempos de crise, e que continuam a negar revogar ano após ano).

  11. o Stealth eh uma faca de 2 gumes… sempre soube disso, sempre percebi isso, principalmente pq a mais de 10 anos ja jogava o simulador! mas eh uma questao logica!

    qual o problema:
    o f22 eh stealth, invisivel ao radar, porem, ao mesmo tempo que ele eh invisivel, os outros sao invisiveis pra ele tbm, ja que se ele ligar o radar dele pra localizar os outros, ele vai estar enviando sua posiçao junto com o pulso de seu radar!!!

    entao… ou ele ve e eh visto, ou ele nao eh visto mas tbm nao ve ninguem!

  12. Pois é, para um caça dito em jogos e filmes como imbatível, o F-22 Raptor também pode ser batido (é como eu defendo, nada substitui o tipo piloto que está no comando da aeronave).

Comentários não permitidos.