Kirchner pedirá que Grupo do Rio condene exploração de petróleo nas Malvinas

http://4.bp.blogspot.com/_XT259tKVxOM/SSIs5QDyCDI/AAAAAAAAASI/EOw1g-PBZIA/s400/nestor_y_cristina_kirchner.jpg

De acordo com as fontes, o chanceler Jorge Taiana já entrou em contato, no México, com os ministros do grupo para promover uma declaração de apoio à posição de Buenos Aires no conflito – tema a ser usado por Cristina Kirchner em seu discurso, durante o encontro.

A presidente viaja logo mais à meia-noite para Riviera Maya (sudeste do México), para onde convergirão 25 presidentes da América Latina e do Caribe.

A Cúpula do Grupo do Rio, que em outras vezes já apoiou a Argentina no conflito, vai deliberar na segunda e na terça-feira sobre a coordenação de ações de assistência ao Haiti, depois da tragédia causada pelo terremoto, em janeiro.

O chanceler Taiana voltou a reclamar neste sábado ao Reino Unido que negocie a soberania do arquipélago do Atlântico Sul, um tema que chegou a levar os dois países à guerra de 1982, vencida pelos britânicos.

A tensão diplomática entre os dois países recrudesceu nos últimos dias com a chegada de uma plataforma de petróleo às Malvinas para iniciar a exploração na zona em disputa.

Taiana visitará na próxima quarta-feira, nas Nações Unidas, o secretário-geral, Ban-Ki Moon, para lhe pedir que impulsione mesa de negociação argentino-britânica sobre a questão da soberania do arquipélago, informou o embaixador argentino na ONU, Jorge Argüello.

A plataforma Ocean Guardian, da empresa Desire Petroleum, está desde sexta-feira na capital das Malvinas, para iniciar na semana entrante a exploração na bacia norte do arquipélago, segundo as autoridades britânicas locais.

A Argentina tentou impedir a passagem da Ocean Guardian, pelo que passou a exigir, por decreto, permissão a todas as embarcações que navegassem por suas águas territoriais, com destino ao arquipélago.


Sugestão: Konner

Fonte: UOL

8 Comentários

  1. Não há muito o que fazer. Um país sem força militar para impor os seus argumentos pode fazer o que?
    Esse é mais um exemplo para nós.

  2. É isso aí lobo do mar, um país desarmamdo está a mercê de outro um pouco + belicista como ingeleses/ianks/sionistas…Que os nossos “amados” lideres se espelhem na argentina, p ñ cairmos na mesma situação, algo q está mt próximo, é eles serão os culpados.

  3. Brasile Argentina deveriam liderar a America do Sul numa organização militar, inclusive com capaciodade nuclear.

    A busca por armas nucleares de forma iondpende poderia gerar o caos na regiao, levando a uma corrida armamentista como a que existe ente India e Paquistão. As potencias iriam usar as diferenças para dilacerar o continete.

  4. Pois é, e o Brasil ainda acredita que a diplomacia pode resolver tudo, vai lá então e negocia as Malvinas para a Argentina, se conseguirem, mudo minha opinião.

    Abraço.

  5. A plataforma de extração Ocean Guardian, a caminho desde novembro último, chegará às Malvinas em princípios de março. Sua proprietária é a firma ESTADUNINDENSE DIAMOND OFFSHORE. Ela conta com 46 instalações desse tipo e extrai petróleo do subsolo marinho por encargo da britânica Desire Petroleum e de outras duas empresas.
    FONTE: DEFESANET

    São os NOJENTOS ianques na parada. Só espero que eles não façam feitos as Plataforma de Petróleo em concessão com a Petrobrás, que, quem faz a segurança é a Xes, antiga Blackwater, os homens que a justiça não alcança (foi expulsa até do Iraque).
    E por falar em Petrobrás, acho até que era ela para estar lá, em TERRAS e ÁGUAS ARGENTINAS, fazendo esta prospecção.

    E por falar em capacidade e tecnologia Nuclear Tupiniquim, cito:

    …à parte dessa e de outras ações lesivas contra o Estado brasileiro, perpetradas pelo atual governo, nenhuma delas causou mais danos à soberania brasileira do que a assinatura por FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, do Tratado de Não Proliferação Nuclear de Tlatelolco (TNP), em 1998.

    E indico a reportagem: Ex-ministro diz que Brasil pode produzir arma nuclear
    http://www.meionorte.com/noticias,ex-ministro-diz-que-brasil-pode-produzir-arma-nuclear,81606.html

    O problema é justamente ESSE: Quando sairemos, falo o MUNDO TODO das garras Imperiais?????????
    Aqui no BraZil eu dou a IDÉIA: Cancela o FX-2 e, no outro dia abre a proposta russa, que está com Jobão, com o Sukhoi SU-35BM tecnologia irrestrita pela metade do preço do RAFALE + a entrada no PAK-FA T-50, com 300 formas de pagamento.
    Garanto que seria a melhor resposta que a América Latina poderia dar aos EUA e sua arrogância, e deixaria o PIRATA Brown com as barbas de molho.
    PIGS NA UE = P de Portugal, I de Italia e Irlanda, G de Grécia, S de Spain Espanha, estão todos falidos.
    E a MB está seguindo nas suas cotações na OTAN, parece brincadeira.

Comentários não permitidos.