De acordo com as fontes, o chanceler Jorge Taiana já entrou em contato, no México, com os ministros do grupo para promover uma declaração de apoio à posição de Buenos Aires no conflito – tema a ser usado por Cristina Kirchner em seu discurso, durante o encontro.
A presidente viaja logo mais à meia-noite para Riviera Maya (sudeste do México), para onde convergirão 25 presidentes da América Latina e do Caribe.
A Cúpula do Grupo do Rio, que em outras vezes já apoiou a Argentina no conflito, vai deliberar na segunda e na terça-feira sobre a coordenação de ações de assistência ao Haiti, depois da tragédia causada pelo terremoto, em janeiro.
O chanceler Taiana voltou a reclamar neste sábado ao Reino Unido que negocie a soberania do arquipélago do Atlântico Sul, um tema que chegou a levar os dois países à guerra de 1982, vencida pelos britânicos.
A tensão diplomática entre os dois países recrudesceu nos últimos dias com a chegada de uma plataforma de petróleo às Malvinas para iniciar a exploração na zona em disputa.
Taiana visitará na próxima quarta-feira, nas Nações Unidas, o secretário-geral, Ban-Ki Moon, para lhe pedir que impulsione mesa de negociação argentino-britânica sobre a questão da soberania do arquipélago, informou o embaixador argentino na ONU, Jorge Argüello.
A plataforma Ocean Guardian, da empresa Desire Petroleum, está desde sexta-feira na capital das Malvinas, para iniciar na semana entrante a exploração na bacia norte do arquipélago, segundo as autoridades britânicas locais.
A Argentina tentou impedir a passagem da Ocean Guardian, pelo que passou a exigir, por decreto, permissão a todas as embarcações que navegassem por suas águas territoriais, com destino ao arquipélago.
Sugestão: Konner
Fonte: UOL
8 Comments