País apoia Argentina sobre Malvinas, diz Marco Aurélio Garcia

http://www.info.planalto.gov.br/imagens/Fotografia_imagens/foto_pequena/13092005P00007.jpg

Redação Terra

Marco Aurélio Garcia, um dos principais assessores do presidente Lula para a política externa, disse que o Brasil vai apoiar a Argentina no entrave diplomático com a Grã-Bretanha sobre o caso das Ilhas Malvinas, arquipélago que voltou às manchetes 28 anos após a guerra que envolveu os dois países. Em entrevista ao jornal Zero Hora, Garcia afirmou que o País espera orientações dos argentinos para saber que medidas podem ser adotadas. Segundo ele, o Brasil tem de acompanhar as ações diplomáticas de Buenos Aires e ser solidário nas questões bilaterais e multilaterais. Ele citou uma possível reunião em Cancun, no México, para tratar do tema. Disse ainda que a guerra travada entre argentinos e britânicos em 1982 foi uma “tentativa desastrada da ditadura argentina”. O embate recomeçou depois que os britânicos indicaram que podem prospectar petróleo na região, e a Argentina não gostou.

Sugestão: Konner

Fonte:  Terra

25 Comentários

  1. Muito bem Sr. Ministro, sabe tudo !!!…falar o quê ??? A Inglaterra é, sem dúvida, muito importante para o Brasil, todavia, é melhor que o petróleo das Malvinas esteja nas mãos da Argentina, do que da Inglaterra. Ao Brasil interessa que a nossa vizinha também tenha dinheiro e recursos naturais, especialmente se eles forem explorados pela Petrobrás!!! Além disso, em conformidade com a END a Argentina com recursos, eventualmente, poderia contribuir de maneira mais importante e firme, na defesa do hemisfério sul, sobretudo no atlântico sul.

  2. Exato Paulo Amaral, é a conseção para a Petrobrás o nosso interesse neste assunto.

    Mas acho que o Brasil deveria em razão da justiça histórica dos fatos, lembrar que a Argentina perdeu uma guerra que ela mesma começou, e que quem vençe a guerra tem direito ao Botino, neste caso o Petroléo.

    Ganhar na cartolagem não faz muito a minha cabeça…vou pela honra ao mérito!

    Certo que este nosso intervento diplomáico pode trazer algo para o nosso país, pois acho que a Inglaterra vai nos escutar, mas só isso, se quissermos a conceção deveremos comprar em leilão, em pleno estilo Britishe, quanto aos nossos Hermanos podem ir tirando o cavalinho da chuva, pois para aumentar o território de forma diplómatica como o Brasil já fez no passado, a guerra não deverias ter começado em 1982, assim neste caso atual não tem a menor esperança de comtemplação do pedido diplomático.

  3. Caro Francoorp,

    Creio que o Brasil deve e vai tirar proveito da posição geopolítica e estratégica em que se encontra. Temos dificuldade em confiar nos hermanos e infelizmente, temos que tomar um posicionamento não muito elegante, isso envolve “prender o rabo dêles”: quer seja pela soberania sôbre as ilhas, – aqui, acho que nem êles acreditam nisso e concordo com você, na guerra quem ganha leva, “tem direito ao Botino” e é exatamente por isso que o Brasil tem que estar sempre preparado, para ganhá-la, dissuasòriamente, quer tenha ou não inimigos, uma vez que os amigos de hoje podem ser nossos inimigos amanhã, a história nos ensina exatamente isto !!! – mas que estão fazendo um jogo para tirarem alguma coisa à mais da Inglaterra; quer seja pela concessão da exploração do petróleo – aqui também não gosto da cartolagem e nem a Petrobrás precisa disso, acho que ela tem tudo para ganhar jogando limpo mesmo! Até porque, ela já tem concessão na Argentina. Todavia, uma gigantesca infra-estrutura industrial do petróleo está sendo criada no Brasil e ela, certamente, está muito interessada no que pode acontecer nas Malvinas. Mas não é só a Petrobrás que ganha se ela obtiver a concessão, essa indústria nacional de apôio à Petrobrás, visando a exploração do pré-sal será extremamente beneficiada, com certeza. Concluindo, vejo que o Brasil poderá ser beneficiado, econômicamente em ambos os casos, a Inglaterra também poderá fazer concessões à Petrobrás, consequentemente também beneficiando a nossa indústria.
    Por fim, vejo o Brasil tirando vantagens e ganhando dos dois lados nessa disputa e se posicionando muito bem, politica e economicamente, sem dúvidas.
    Um abraço amigo

  4. Não seria melhor a gente simplesmente não se meter em um assunto que não é da nossa conta?

    Quais as consequÊncias para o Brasil se a situação descamaba para um conflito armado novamente e estamos abertamente apoiando a Argentina?

  5. Esse Marco Aurelio é igual pata de elefante onde pisa f… tudo. Deixa a Argetina se ferrar sozinha. Os Kirchner estão ruins e invetaram essa briga com a Inglaterra pra desviar a atenção. Os moradores das Malvinas ( alias Falklands) não querem nem saber da Argentina. Alias qualquer um pouco esperto iria querer ser inglês ao invés de argentino…A Inglaterra tentou fazer um acordo ao estilo Hong Kong, os moradores das ilhas não quiseram nem começar a ouvir….O Marco Aurelio devia ficar quieto…só fala asneira…e só faz asneira só ver casos Honduras<Irã e tantas outras besteiras…implica até com TV por assinatura…Eu sou favorável a mandar o Marco Aurelio negociar com os moradores das ilhas lá…com passagem só de ida….

  6. O Brasil vai queimar o filme se comprar esa briga.
    O que a Argentina tem a nos oferecer? Irão permitir q a Petrobrás explore o petróleo, caso ganhe a soberania das Malvinas?
    Isso vai feder igual ao caso de Honduras.
    O Brasil deveria intermediar o conflito sem pender pra nenhum lado. Seria melhor para nós.

  7. aff ¬¬

    pqp

    mais essa agora…

    larga essa argentina pra la, eles é que se f*** pra lá

    brincaram de 1º mundo e levaram uma surra

    agora que se lixem pra la

    Se eles se “sentirem traídos pelo Brasil” ora, desde quando a Argentina honra alguma coisa???

  8. agora o brasil acendeu o estopim para uma futura “geopoliticada” contra ele mesmo
    A maior parte das zonas de petroleo do présal estão em zonas não costeiras, não “totalmente” pertencentes a nós. OU seja, mesmo que ganhemos essas áres, haverá problemas politicos do total controle sobre elas.

  9. Srs. acho que deveríamos verificar se a soma das terras edas águas territoriais de todos os arquipélagos ingleses no atlântico sul vai dificultar as pretensões brasileiras sobre a antártida.

  10. Isso mesmo, apoio nossos hermanos… Os ingleses não são de confiança! Não faria isso por interesse por petróleo pois acho que nada deve ser retirado de lá (defensor nato do meio ambiente, lá possuiu grande quantidades de animais que correm risco de extinção!) mais faria isso de coração, lá eles se defendem com carne e sangue, devemos fazer o mesmo aqui! É OTAN lá e Hermanos aqui.

  11. Acho importante a colaboração entre países vizinhos, o que não pode acontecer é que o problema do vizinho vire nosso problema, pois querendo ou não, nos “metermos” nessa briga pode manchar nossa imagem com os ingleses,e além do mais, ultimamente nossa relação com os hermanos não anda tão boa no aspecto econômico, mercadorias brasileiras aguardam semanas licenças para poderem ser comercializadas na Argentina, o que não deveria durar alguns dias,frutas e outros alimentos acabavam sendo perdidos pela burocracia imposta pela presidente “louca” Cristina Kirchner, que a meu ver esta enterrando o pouco que sobrou do País.

    Abraço.

  12. Temos de ter nossas FAs bem equipadas,treinadas e profissionais,e isso é p ontem até esse maldito FX 2 q ñ se decide..é pipocando “ENES” causos a nossa volta, colocando em xeque nossa soberania,q os hermanos tbm se preparem, p reaverem as Malvinas , só derrotando os inglese em guerra..é cuidado com os ianks , são taíras…Temos de ter em mente q ñ temos amigos é sim parceiros “ocasionais” por puro pragmatismo deles e nosso..P ontem.

  13. É lamentavel a falta de compromisso com o Brasil desse governo. O que lhes interessa e aparecer e fortalecer o PT. A Argentina nunca foi amiga do Brasil e quem sairá perdendo será o Brasil, como no casa de Honduras.

  14. Muitos que criticam os EUA por cuidar de seus interesses vêem com bons olhos quando o Governo Brasileiro resolve apoiar os Argentinos no caso “Malvinas” por conta de lá existir petróleo que poderemos explorar, independente da legitimidade ou não.
    Realmente não me lembro de ter sido colocado estas questões em pauta na época da eleição presidencial pelos candidatos.
    Tomara que agora, no próximo pleito, os candidatos deixem claro qual o alinhamento que pretendem dar a nossa política externa, principalmente em relação a nossa aproximação com o Chaves, com o Ahmadinejad, no caso Malvinas, etc.

  15. Vamos entrar nessa história dando no máximo a Argentina apoio moral! Não acredito que haja alguém neste governo tão burro que vá meter a mão neste vespeiro. Não foi a Argentina que foi a guerra e tomou aquela surra? Deixemos eles se ferrarem sozinhos.

  16. Só faltava esse por parte desse governo Contraditório.
    COMPRAR BRIGA COM OS INGLÊS DE GRAÇA!?
    Pára com isso !!!!!
    Não precisamos de desagregação e Guerra e sim de Paz !!!!
    Esse I D I O T A do Marco Aurélio Garcia e esse Governo contraditório, demagogo, mentiroso, corrupto e oportunista do Lula ficam comprando briga aléia que não nos diz respeito!!!
    Uma coisa é certa, os Argentinos já + fariam isso por nós.
    Duvido que os Argentinos colocariam seu povo em Guerra para nos defender !!!
    Isso nunca fez e fará parte da cultura deles em relação ao Brasil.

    Nikacio lemos
    23 anos Universitário
    P.S. Vejo que o Desagregador e Ditador Hugo Chávez, vem tendo grande influência no Governo Lula

  17. Esses comunistas do PT esquecem que na segunda Guerra Mundial, a Argentina estava articulando junto com a Alemanha nazista a invadirem o Brasil.
    Argentina só não invadiu o Brasil com apoio dos Alemães, porque a Guerra acabou !!!
    Isso foi matéria do Fantástico no ano de 2007 .
    Esses idiotas dos Petralhas são mesmo uns Babacas sem noção da realidade .
    Sejamos sinceros, os argentinos sempre quiseram e sempre vão querer nos Ferrar .
    Eles não aceitam que o Brasil seja melhor, maior, e superior a Argentina.
    Esse Lula e sua gang são desinformados, no ano de 2000 os argentinos se mostraram contra o Brasil ter uma cadeira permanente .
    Esses petralhas são idiotas e desinformados !!!

  18. Nikacio,
    Pode ter os seus defeitos, mas os governos anteriores foram excessivamente medíocres e fizeram muito menos para o bem do Brasil. Seguramente, governo atual dá de 10 a zero em qualquer um dêles, fardados ou não !!!
    Além disso, em nenhum momento o governo brasileiro se quer insinuou entrar em guerra contra a Inglaterra, nesta disputa entre ela e a Argentina. O governo está certo, faz apenas média com a Argentina, procurando mostrar-lhes quão importante é o posicionamento brasileiro para êles. Todos sabemos que nem a Argentina acredita, realmente, que tenha algum direito sobre o destino das Malvinas, perderam a guerra, pura e simplesmente e tem que arcar com o onus, quem ganha leva! Todavia, os Argentinos estão tentando tirar alguma vantagem da Inglaterra e fazendo pressão, embora esteja muito débil para quererem fazer pressão sobre a Inglaterra e justamente por isso pedem socorro aos vizinhos, especialmente ao Brasil. Para os menos avisados, não tem bôbo nenhum na presidência, nem tampouco no Itamaraty !

  19. Paulo Amaral,
    já que voce é tão nacionalista e “justo” e probo e correto. Vai lá junto com argentinos e venezuelanos tirar as Malvinas da Inglaterra. Vai lá, tira dos Ingleses então.
    Pelo que sei, as Falklands são da Inlgaterra, já houve guerra por aqueleas ilhas e a Argentina PERDEU. O territorio e ingles e ela tem o direito de fazer o que quiser em seu territorio.
    Se quiser de novo, na via diplomatica não vai dar é obvio. O que resta então? Vao lá comprar briga com a Inglaterra a toa.

  20. Pedro, em nenhum momento disse disse que a Argentina teria soberania sobre as ilhas, na verdade penso como você, quem atacou e invadiu a ilha, recentemente, foi a Argentina. A aventura, perdeu a guerra e quem perde paga o preço da guerra, inclusive a exploração do petróleo pela Inglaterra. Na guerra, quem ganha leva!!!
    “já que voce é tão nacionalista e “justo” e probo e correto.”
    Quanto a isso que você disse, obrigado, me sinto lisongeado, todavia, não vejo coerência, quando você indadaga:
    Vai lá junto com argentinos e venezuelanos tirar as Malvinas da Inglaterra. Vai lá, tira dos Ingleses então. Acho que a Inglaterra deveria ter e é justo que a mesma tenha soberania sôbre tais ilhas e não vejo motivo para se questionar isso. Na verdade, acho que nem a Argentina acredite que ela, realmente tenha méritos para isso, uma vez que como você mesmo disse, ela PERDEU a guerra e juntamente com isso as ilhas que inclusive já pertenciam à Inglaterra, antes de ser invadida pela Argentina e imediatamente recuperada pela Inglaterra. Acho que a Argentina está apenas pressionando à Inglaterra, para que a mesma ofereça alguma coisa em troca pelo silêncio da Argentina – parceria na exploração de petróleo ou alguma compensação e/ou percentagem das receitas de petróleo, coisa assim ou ainda algum outro tipo de extorção. É isso!

Comentários não permitidos.