Jobim: decisão sobre caças deve sair em 20 dias

http://pbrasil.files.wordpress.com/2010/01/xfiles0231.jpgMinistro diz que posição da pasta será apresentada a Lula

Marília Martins

NOVA YORK. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, participou ontem de almoço com empresários e analistas políticos no Council of the Americas, em Nova York, e foi questionado sobre a preferência do governo brasileiro por comprar caças franceses para as Forças Armadas. Ele voltou a dizer que a transferência de tecnologia é fundamental. Acrescentou que em 20 dias deverá ter uma decisão. E que o presidente Lula receberá um relatório com uma avaliação sobre a compra.– Dei aqui a mesma resposta que darei ao secretário (de Defesa dos EUA) Robert Gates, caso ele me pergunte sobre o assunto: ao Brasil não interessa apenas a compra de aviões, e sim uma ampla transferência de tecnologia – disse, acrescentando: – O Brasil não é apenas um comprador de produtos. Para nós, importa o desenvolvimento nacional, sobretudo o das Forças Armadas, para as novas funções que estão assumindo. Queremos parcerias que redundem em empresas nacionais e na criação de empregos no Brasil.

Jobim segue para Washington segunda-feira, onde se reunirá com Gates, no Pentágono. O ministro não deu detalhes sobre a pauta, mas disse que o encontro foi pedido pelo secretário americano. Segundo Jobim, a preocupação brasileira sobre o uso pelos EUA de bases militares na Colômbia é um “assunto relativamente superado”.

– Na reunião de Quito, os americanos assumiram compromissos com garantias formais e, para nós, esse assunto foi relativamente superado. Acho que para os equatorianos também. Resta apenas a Venezuela aceitar as garantias americanas.

Fonte:O Globo  CCOMSEX

21 Comentários

  1. Bem, eu agora só espero a coisa impressa no Diário Oficial da União, enquanto a coisa não estiver lá eu fico com o pé atrás!!

    Tomara que seja verdade, estes 20 dias!

  2. Je crois qu’il y a toujours un probleme de prix et/ou details de transfert de technologie entre le Brésil et Dassault.J’espere que les deux parties seront assez intelligentes pour trouver un bon compromis car les risques de rupture existent actuellement à force de faire durer les discussions.

  3. Thierry:

    Se já estão anunciando que o fim da novela esta próximo, acho que estes detalhes foram finalmente resolvidos ou estão próximos de ser.

    Abçs.

  4. “car les risques de rupture existent actuellement à force de faire durer les discussions.”

    Meu Deus !!! Nem fale isso !!! Acho que ninguém aguenta mais o assunto !!! (risos)

    A questão passaria a ser, depois do anuncio do vencedor, como a Aeronautica vai incorporar o vetor e como (se?) ela vai fazer a interface para distribuir a tecnologia transferida para os parques industriais e centros acadêmicos de pesquisa.

    E segue o jogo.

  5. Se fosse verdade essa história de transferência de tecnologia NUNCA seria o RAFALE. A Dassault Aviation NUNCA vai transferir a tecnologia que a FAB e as empresas brasileiras precisam. Isto é história da Carochinha, papo para inglês ver. Ninguém vai assumir de público as reais razões da compra de um vetor que nenhum país em sã consciência quer. Vamos pagar caro, não iremos aprender nada e ainda ficaremos presos a um único fornecedor. Coisas de Brasil.

  6. Só me preocupa se vai ter dinheiro pra manter os tais caças…
    Do jeito que gostam de cortar grana da defesa…
    E se o próximo presidente resolver ‘melar’ ? (supondo que NÃO seja a Dilma)
    A decisão devia ter saído bem antes, muito antes…
    Nem precisava dessa celeuma toda…

  7. Protejam sua canelas, srs. vou dar mais chutes…Não que pretenda ferir alguém, mas ignorância causa falta de direção…Confesso ser leigo nesses assuntos.
    Tecnologia não será transferida se não forçarmos para que seja.
    Se não for por bem, por acordos etc, sugiro que seja na ‘marra’. Desmonta, copia, testa, desmonta de novo…é, engenharia reversa mesmo, na cara dura.O problema disso(eng. rev.) é aguentar o tranco (sanções) do ‘dono’.
    Se não formos competentes pra fazer engenharia reversa, então assimilaremos muito pouco dessa ‘transferência’.
    E se for pagar para ter a tal ‘tecnologia’ apenas para repeti-la, então não é um negócio tão bom assim. Assimilar essa tecnologia é supor que depois teremos capacidade para fazer melhor que isso.
    Claro, demora, mas tem de ser mais rápido que se resolvêssemos desenvolver tudo nós mesmos. Isso é até muito óbvio, desculpem-me por colocar.
    No mais, ficarei feliz se confirmada a escolha pelo rafale, apesar de sentir uma certa simpatia pelo gripen, e achar que qualquer dos três seria muitíssimo bem vindo.

  8. Eduardo pra quem mantem AMX e moderniza,o rafale vai sair em conta,e a FAB, optimizar a manutecao trazer as ferramentas,e com o nivel de nacionalizacao das pecas aumentando vai cair muito.
    E a mesma coisa que vc pegar um toyota vindo do japao e depois comecar a ser produzido grande parte das pecas e haver manutencao!

  9. Eu não sei se sou otimista demais, mas acho que sai mesmo em 20 dias. Não tenho muita curiosidade mais sobre o vencedor, pois acho que isso já está claro para todo mundo. Mas tenho curiosidade no conteúdo verdadeiro do relatório da FAB, no conteúdo verdadeiro das propostas (incluindo preços etc.) e quem sabe ainda em alguma surpresa que possa vir a ter (não quanto ao vencedor, mas no que se refere a “alguma coisa a mais”).

    abraços a todos

    • Hornet, compartilho da mesma curiosidade.
      e até achoq eu 20 dias é mais fumaça para a mídia, vejamos quela será proóximo escandalo da série FX a novela que nunca acaba…
      SDS.
      E.M.Pinto

  10. em tempo: talvez esses 20 dias sejam só fumaça, como vc disse, e também tempo para se começar a colocar nos eixos as informações deslocadas.

    Mas provavelmente teremos mais “vazamentos” na imprensa até lá e esse circo todo.

    Mas também acho que muita gente vai quebrar a cara na parede quando as coisas começarem a ser esclarecidas de forma oficial. Vamos aguardar o desenrolar da história, de camarote e comendo pipoca…hehe

    abração

  11. Será que vai terminar mesmo? Sei não, a Folha ainda não lançou mais nehum relatório,Será que estão intrincheirados ou acabou a munição contra o Rafale rsrs,Más falando sério, é bom terminar msm e assim começar a se preparar para novas compras, más pelo amor de Deus Fab façam um estágio na Marinha eles sabem como comprar tudo que querem sem barulho nenhum .

  12. Este FX-2 já teve tantas datas para terminar, e até hoje ele esta aí, firme e forte, como novela mexicana,mas como todo brasileiro, EU NÃO DESISTO NUNCA.

    Abraço.

  13. Porque não Rafale ou SuperHornet e Gripen? Rafale ou SuperHornet e suas tecnologia para emprego imediato e Gripen como software aberto para futuro, isso é obvio que não acontecerá, somos muito pouco ousados para quem deseja ser potência global, fora isso esse nosso congresso é lamentável, a própria legislação engessa esse tipo de desenrolo. Fazer o que? é o preço que temos de pagar pelas bobagens dos milicas”donos da república do Brasil”

  14. Mesmo uma solução HI-LOW com os Rafale traria vários problemas a FAB. Vide o caso EAU-Rafale, os árabes tão exigindo um monte de coisas, e não somente preço, para comprarem o brinquedo da Dassault.Uma solução solomonica ideal agora seria Hornet e Gripen.

Comentários não permitidos.