Voo de Miami reabre operação comercial no aeroporto do Haiti

http://images.ig.com.br/publicador/ultimosegundo/242/242/40/7506224.haiti_mundo_266_399.jpg

PORTO PRÍNCIPE – O voo AA 377 da American Airlines, procedente de Miami, marcou na sexta-feira a retomada das operações comerciais no aeroporto de Porto Príncipe pela primeira vez desde o terremoto de 12 de janeiro.

Da cabine, os pilotos agitaram a bandeira azul e vermelha do Haiti enquanto taxiavam. Os 136 passageiros que estavam a bordo do Boeing 737 passaram por um terminal fortemente danificado no Aeroporto Internacional Toussaint L’Ouverture, que vinha operando para fins humanitários com ajuda de engenheiros militares e controladores da Força Aérea dos EUA.Na noite do terremoto, que matou estimados entre 217 mil e 230 mil pessoas, a American Airlines havia operado o último voo comercial que deixou o Haiti antes do fechamento do aeroporto. “Fomos os últimos a sair e os primeiros a voltar”, disse a jornalistas Martha Pantin, diretora de comunicações da empresa aérea para a América Latina e o Caribe.

Segundo ela, desde 13 de janeiro a American e sua subsidiária American Eagle fizeram 30 voos humanitários para o Haiti, levando suprimentos e pessoal de ajuda.

Imediatamente depois da tragédia, os militares dos EUA assumiram o tráfego aéreo, coordenando o pouso de centenas de voos vindos de cerca de 35 países. Gradualmente, os controladores americanos vinham transferindo as tarefas para seus colegas haitianos.

A Air France deve retomar seus voos comerciais para o Haiti ainda na sexta-feira, e três outros aviões da American Airlines devem chegar de Miami, Fort Lauderdale e Nova York.

O brigadeiro Darryl Burke, subcomandante do Comando Aéreo Sul dos EUA, disse que a retomada do tráfego aéreo comercial no Haiti é outro sinal de um começo da normalização dos transportes no país caribenho. “Isso traz os negócios e o comércio de volta à nação do Haiti”, afirmou.

De um auge de 120 voos humanitários por dia, logo depois do terremoto, o aeroporto passou agora a ter um movimento de aproximadamente 40 voos por dia, e deve manter-se entre os 30 e 40. Na véspera do terremoto, Porto Príncipe havia tido 15 voos.

Funcionários da embaixada dos EUA disseram que a normalização do tráfego aéreo entre os dois países implica que a retirada de civis do Haiti por aviões militares dos EUA será gradualmente eliminada, exceto em casos emergenciais.

Fonte: Último Segundo

1 Trackback / Pingback

  1. Voo de Miami reabre operação comercial no aeroporto do Haiti … – haiti

Comentários não permitidos.