Defesa & Geopolítica

Paraguai nega que receberá ajuda da Colômbia para combater guerrilha

Posted by

http://media.tcpalm.com/media/img/photos/2009/11/05/20091105-153915-pic-206759673_t607.jpg

ASSUNÇÃO, 19 FEV (ANSA) – O governo do Paraguai desmentiu a informação divulgada nos últimos dias de que especialistas colombianos viajariam ao país para auxiliar os militares a combater grupos armados locais. O esclarecimento foi feito por meio de um comunicado emitido pelo Ministério da Defesa. Antes, a imprensa paraguaia havia noticiado que colombianos chegariam ao país para prover instrução teórica e prática sobre como enfrentar guerrilhas.

O Ministério da Defesa, no entanto, enfatizou que “não teve, não tem, nem terá assessores nem especialistas estrangeiros para ditar normas” sobre como lidar com esse tipo de situação.

A nota oficial faz referência à divulgação de informações a respeito de supostas reuniões entre membros do governo e militares paraguaios com o coronel Jorge Humberto Jerez Cuellar, funcionário da diplomacia colombiana em Assunção.

O comunicado, assinado pelo ministro da Defesa, Luis Bareiro Spaini, reitera que as informações difundidas são “inexatas e incorretas”.

Supostamente, os especialistas estrangeiros ajudariam — com sua experiência no combate às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e a outros grupos armados — as autoridades locais a fazer frente ao Exército Popular Paraguaio (EPP), que atua no norte do país.

UOL Notícias

Sugestão: Konner

Fonte:  UOL

5 Comments

shared on wplocker.com