Golpistas impõem toque de recolher e fecham fronteiras no Níger

http://n.i.uol.com.br/ultnot/1002/18niger.jpgSugestão: Lucas Urbanski

O CSRD (Conselho Supremo para a Restauração da Democracia), grupo que protagonizou nesta quinta-feira (17) um golpe de Estado no Níger, decretou a suspensão da Constituição, estabeleceu toque de recolher e fechou as fronteiras do país.

Em comunicado transmitido pela rede de televisão pública “Télé Sael”, foi anunciado o fechamento das fronteiras terrestres, assim como o toque de recolher entre as 18h e 6h. Um porta-voz do CSRD, o coronel Goukoye Abdoulkarim, também decretou em mensagem transmitida por rádio a suspensão da Constituição e a dissolução de todas as instituições do Estado.O presidente Tandja e vários membros do Governo podem estar em poder dos golpistas, que atacaram hoje o palácio presidencial de Niamey no momento de uma reunião de ministros. Tiros foram ouvidos durante quase três horas nas imediações do local.

Segundo fontes do setor de saúde, o número de vítimas nos enfrentamentos entre as forças leais ao presidente e os responsáveis pela tentativa de golpe pode ser alto.

O Níger atravessa uma crise sociopolítica desde que, no plebiscito de 4 de agosto, quando Tandja conseguiu prolongar o mandato presidencial. O resultado do pleito foi amplamente contestado pela oposição, que boicotaram as eleições legislativas que seguiram o plebiscito. A Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (Cedeao) suspendeu o Níger como membro.

Um dos países mais pobres do mundo e com piores índices de desenvolvimento humano, o Níger possui grandes reservas de urânio no norte do país, exploradas principalmente por uma companhia francesa.

Fonte:UOL

1 Comentário

Comentários não permitidos.