Cooperação Brasil – Portugal

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2009/05/vls_1.jpg

Missão portuguesa para projetos aeroespaciais chega hoje (18.02.10) ao Brasil

Equipe levará a Brasília projeto para criação da Agência Espacial Luso-Brasileira (AELB)
Nos descobrimentos espaciais, Brasil e Portugal serão parceiros. Pelo menos isso é o que propõem pesquisadores da Universidade do Minho, que aterrisam nesta sexta-feira (19), no Brasil para apresentar ao governo Lula e também à entidades de pesquisa, uma proposta de intenções.
Antes de seguir para o Planalto Central, os físicos Joaquim Carneiro e Vasco Teixeira, virão à São Carlos a convite do coordenador do Instituto de Estudos Avançados da USP, Sérgio Mascarenhas, também integrante da comitiva que visa desenvolver tecnologias espaciais entre os dois países. Na cidade, os pesquisadores irão visitar e tratar de detalhes do projeto com representantes do Departamento de Engenharia Aeronáutica da USP e da Embrapa.

A chegada a Brasília está prevista para o dia 23 de fevereiro, onde encontrarão o chefe da Assessoria de Assuntos Internacionaisdo Ministério de Ciência e Tecnologia , José Monserrat Filho e representantes do Ministério da Educação. O objetivo é estabelecer protocolos de colaboração e intercâmbio entre instituições e pesquisadores da Universidade do Minho, USP São Carlos, Embrapa e Ministério da Defesa na área de pesquisa de nanomateriais para energia renovável e revestimentos de componentes aeronáuticos e aeroespaciais.

Na sequência, os pesquisadores portugueses irão para São José dos Campos, onde irão se encontrar com o Coronel Sala Minucci, do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Defesa.
Fonte: Agência CiênciaWeb (Reportagem: Mariana Estevo)

Comentários (Blog Panorama Espacial): Brasil e Portugal mantém acordos de cooperação no setor aeronáutico que incluem, inclusive, investimentos em empresas no setor. A Embraer é acionista da Indústria Aeronáutica de Portugal S.A. (OGMA), especializada em manutenção de aeronaves, e também atualmente constrói unidades industriais no país europeu. Especula-se que Portugal também poderia se envolver no desenvolvimento do cargueiro militar KC-390, da Embraer e Força Aérea Brasileira.

13 Comentários

  1. Se eles querem parceria conosco, eles tem que ter algo a oferecer para o acorodo valer a pena, e o que seria, alguem ai tem alguma idéia? No mais parece boa a cooperação com os Porgueses.

    Abraço.

  2. carlos :Cristiano Ronaldo joga no mengão, desculpa a brincadeira moderador

    Muito Boa! Aparentemente só isso mesmo que eles tem para oferecer. Saudações Rubro-Negras!!!

  3. Marden :

    carlos :Cristiano Ronaldo joga no mengão, desculpa a brincadeira moderador

    Muito Boa! Aparentemente só isso mesmo que eles tem para oferecer. Saudações Rubro-Negras!!!

    Tem o mais importante: cérebros para multiplicar conhecimentos.

    Abcs

  4. Há mais de 500 anos Portugal construía seus navios e conquistava mares e oceanos. Não nos esqueçamos que há pouco tempo tentanos construir uma réplica de uma caravela, aquilo que os portugueses faziam muito bem já naquele tempo, – o resultado todos sabemos -, uma vergonha…… . Falar o que da pátria-mae????

  5. Marden :

    carlos :Cristiano Ronaldo joga no mengão, desculpa a brincadeira moderador

    Muito Boa! Aparentemente só isso mesmo que eles tem para oferecer. Saudações Rubro-Negras!!!

    Podemos não ter um cluster aeronáutico como vocês têm, mas estamos a trabalhar nisso, com a vossa ajuda (Embraer).
    http://aeiou.expresso.pt/portugal-ja-tem-18-fornecedores-para-o-aviao-da-embraer=f560638
    http://dn.sapo.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=1318443

    Temos muito a agradecer-vos pelo vosso gesto.
    Mas a verdadeira cooperação exige receber e dar, e é isso que estamos a fazer agora.

    Achas que vocês têm mais experiência que nós “(…) na área de pesquisa de nanomateriais para energia renovável e revestimentos de componentes aeronáuticos e aeroespaciais”?
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Laborat%C3%B3rio_Ib%C3%A9rico_Internacional_de_Nanotecnologia
    Esse centro de ivestigação fica em Braga (Minho).

    Neste caso somos nós que estamos a ajudar-vos!
    Eu sou a favor destas cooperações, pena não pensarem todos como eu.

  6. Caro Robert,

    Lembrando que há poucos dias atrás há aproximadamente 550 km do continente brasileiro afundava um veleiro canadense, cujos tripulantes foram resgatados por fragatas da MB. Pedro Alvares Cabral e Cristovão Colombo devem estar morrendo de rir…rs…rs…
    Um abraço

  7. Parceria é sempre importante e melhor ainda quando é alguém que fala a nossa língua!

    Sinceramente acho nós (Brasil e Portugal) poderíamos dar um “show para o mundo” sobre como um “ex-colônia” e “ex-metrópole” podem viver no mundo moderno como países efetivamente irmãos!

  8. Realmente, essa parceria tem tudo para dar certo, especialmente confiança, identidade cultural e uma grande galera na torcida para um bom êxito, no mercado lusófono. A parceria seria muito complicada e muito mais difícil com outro país. Se o problema for a falta de dinheiro no programa espacial brasileiro, esse problema estaria muito bem resolvido, mas acho que seria melhor uma parceria a três, juntamente com a Ucrânia. A FAB parece ter aceitado o veto americano, em conformidade com o limite de 300 km de alcance(aqui nem dá para culpar o FHC), para os mísseis balísticos brasileiros. Podem argumentar VLS não é míssil, mas é dois palitos para virar um míssil! Assim, parece que ela não quer nada com o desenvolvimento do VLS, contenta-se em saber fazer, na teoria, é como a bomba H, virtualmente detonada no computador do IME.

Comentários não permitidos.