Obama recebe Dalai Lama e põe à prova relações com a China

http://tg24.sky.it/static/contentimages/original/sezioni/tg24/mondo/2010/02/04/dalai_lama_washington_ansa.jpg

O presidente americano Barack Obama recebe nesta quinta-feira o líder espiritual tibetano no exílio, Dalai Lama, em uma reunião a portas fechadas e que terá repercussão do outro lado do mundo, na China, colocando à prova a relação Washington-Pequim.A China acusa o líder tibetano de separatismo e advertiu que o encontro colocará em risco as já tensas relações com os Estados Unidos, complicadas nos planos econômico e político.

O Dalai Lama chegou à capital americana na quarta-feira, iniciando uma visita de uma semana no país, onde goza de forte popularidade.

O monge de 74 anos desembarcou no Aeroporto Internacional Dulles, nos arredores de Washington, e foi levado sob forte esquema de segurança para um hotel do centro, onde recebeu um grupo de tibetanos que comemoram o ano novo, Losar.

O Dalai Lama, que vive no exílio na Índia desde 1959, também se reunirá com a secretária de Estado Hillary Clinton.

Além da reunião com Obama, prevista para esta quinta-feira pela manhã na Sala de Mapas da Casa Banca, e não no Salão Oval – onde a foto de um aperto de mãos seria motivo de ofensa adicional para Pequim -, o Dalai Lama receberá uma medalha da Fundação Nacional para a Democracia, financiada pelo Congresso.

UOL Notícias

Sugestão: Konner
Fonte:
Uol

6 Comentários

  1. Os E.U.A estão certos o Obama fez uma visita histórica a China e a mídia de lá apontou ele como um fraco,depois na conferencia do clima,um representante da china chegou a critar e apontar o dedo a ele,e o próprio Hu jintao falou com ele com falta de respeito,essa marra deles tem que acabar e já está acabando,muitas empresas já estão pensando se vale a pena investir lá,só toleram a china pelo fato deles ainda precisarem do mercado deles,mas quando a India ou mesmo o Brasil estiverEM CONSOLIADADOS VAI HAVER UMA DEBANDADA DA CHINA.
    Isso mostra a intolerancia e arrogância deles!

  2. Então caro JOSÉ, são dois bicudos, dois países arrogante, até q a China tem razões, vide a história ñ mt distante da mesma, + os ianks? Acredite, a CHINA é tanto quanto os ianks, só q está aprendendo com eles td q é sacanagens…eles são os culpados…a india com seu terivel sistema de castas e considerada a maior democracia…ei! eu disse terrivel sistema de casta, onde uma criança é igual a coco, dependo da sua casta, os Daltys. É ñ é tratata do jeito q tratam os Sinos..pq os ianks nada dizem destas atrocidades?Q são mtm na india atual..Pq?

  3. Carlos se os chineses JÁ COMEÇAM A TRATAR OS E.U.A ASSIM,IMAGINA SE ELES FOREM A MAIOR POTENCIA DO MUNDO O QUE ELES FARÃO com os mais fracos ?,QUANTO A INDIA CONCORDO COM VC EM GÊNERO,NÉMERO E GRAU,MAS A CHINA É 10 VEZS PIOR QUE O SISTEMA DE CASTAS INDIANO,TANTO QUE AS COISAS ESTÃO SE MODIFICANDO na india,QUANTO A CHINA,PERSEGUIÇÃO AS MINORIAS QUE NÃO SÃO DA ETINIA HAN,GENOCIDIO NO TIBET,E TANTOS OUTROS CRIMES.
    Nada contra o povo mas o governo,e tem que haver uma certa cortesia,entre os paises,no tratamento entre autoridades,isso só mostra a falta de humildade deles.

  4. O mundo é uma mesa de jogo, quem não sabe jogar, sai fora.
    O mundo sempre viveu momentos de problemas em todos os países (vejam o nosso, gente sendo queimada viva, passando fome e os deputados se esbanjando na folia).
    Cada um com seu carma.

1 Trackback / Pingback

  1. Obama recebe Dalai Lama e põe à prova relações com a China « PLANO … – china

Comentários não permitidos.