Morre soldado que içou bandeira soviética em Berlim na 2ª Guerra

http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/files/2010/02/sovietreichstag.jpg

Sugestão:Vinícius Mota

Moscou, 17 fev (EFE).- Morreu aos 93 anos na república russa do Daguestão Abduljakim Izmailov, um dos soldados que içaram a bandeira da União Soviética sobre o prédio do Reichstag, em Berlim, em maio de 1945.“O povo de Khasaviurt chora a morte deste filho honorário do Daguestão”, disse hoje um porta-voz do Governo local à agência de notícias “RIA Novosti”.

Nascido em 1º de julho de 1916 no distrito de Khasaviurt, no Daguestão, o soldado combateu após o início da Grande Guerra Patriótica, como os russos chamam o período da Segunda Guerra Mundial entre 1941 e 1945, na frente da Ucrânia.

Ismailov foi ferido três vezes durante a guerra: em 1943 e 1944 no peito, e em 1945, na perna.

Ele aparece junto com outros soldados em uma foto captada no telhado do Reichstag, tirada pelo fotógrafo Jewgeni Chaldej. A imagem entrou para a história como símbolo da vitória sobre a Alemanha nazista.

Historiadores dizem que a foto foi uma grande montagem e que teria sido tirada vários dias depois da queda de Berlim.

Fonte: Último Segundo

9 Comentários

  1. Grande héroi,propaganda existe videos com essa cena,foi um marco da história mundial.
    Esse senhor tem minha admiração como todos do antigo exército vermelho,pois com seu sacricio e a do povo judeu,ajudaram a derrotar o fascismo do mundo!

  2. Não tem nada de montagem,assim como tem gente que diz que stalingrado nunca existiu,tem uns que acham que tb isso é armação,mas não é,pergunte aos ex-combatentes alemães

  3. Hornet, I visited the Reichstag in 1981,in fact turned around as it was still closed and not yet rebuilt and the Berlin Mauer was just 5 meters behind.Spent a full day in East Berlin with an american friend of mine (his name was Vance-lost touch with him a very long time ago).Crossed back at Check Point Charlie just before midnight as our visa was only for the day.That was the good time as a student.

  4. Thierry

    very interesting! I’d also like to have known the Berlin of the Cold War. I always thought the cold war stupid, represented in the Berlin wall … but as a curiosity as a historian would be interesting to have known this Berlin.

    You are a lucky guy!

    abração

  5. A foto é tão montagem quanto aquela do americano içando a bandeira em Iwo Jima. Propaganda pura. Não que isso seja errado, todo mundo faria igual.

    Sds.

Comentários não permitidos.