Morre soldado que içou bandeira soviética em Berlim na 2ª Guerra

http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/files/2010/02/sovietreichstag.jpg

Sugestão:Vinícius Mota

Moscou, 17 fev (EFE).- Morreu aos 93 anos na república russa do Daguestão Abduljakim Izmailov, um dos soldados que içaram a bandeira da União Soviética sobre o prédio do Reichstag, em Berlim, em maio de 1945.“O povo de Khasaviurt chora a morte deste filho honorário do Daguestão”, disse hoje um porta-voz do Governo local à agência de notícias “RIA Novosti”.

Nascido em 1º de julho de 1916 no distrito de Khasaviurt, no Daguestão, o soldado combateu após o início da Grande Guerra Patriótica, como os russos chamam o período da Segunda Guerra Mundial entre 1941 e 1945, na frente da Ucrânia.

Ismailov foi ferido três vezes durante a guerra: em 1943 e 1944 no peito, e em 1945, na perna.

Ele aparece junto com outros soldados em uma foto captada no telhado do Reichstag, tirada pelo fotógrafo Jewgeni Chaldej. A imagem entrou para a história como símbolo da vitória sobre a Alemanha nazista.

Historiadores dizem que a foto foi uma grande montagem e que teria sido tirada vários dias depois da queda de Berlim.

Fonte: Último Segundo

9 comentários em “Morre soldado que içou bandeira soviética em Berlim na 2ª Guerra

  1. A foto é uma montagem da propaganda soviética. Quanto aos berlinenses, saíram da frigideira pra cair na ratoeira.

    Sds.

  2. Grande héroi,propaganda existe videos com essa cena,foi um marco da história mundial.
    Esse senhor tem minha admiração como todos do antigo exército vermelho,pois com seu sacricio e a do povo judeu,ajudaram a derrotar o fascismo do mundo!

  3. Não tem nada de montagem,assim como tem gente que diz que stalingrado nunca existiu,tem uns que acham que tb isso é armação,mas não é,pergunte aos ex-combatentes alemães

  4. Hornet, I visited the Reichstag in 1981,in fact turned around as it was still closed and not yet rebuilt and the Berlin Mauer was just 5 meters behind.Spent a full day in East Berlin with an american friend of mine (his name was Vance-lost touch with him a very long time ago).Crossed back at Check Point Charlie just before midnight as our visa was only for the day.That was the good time as a student.

  5. Thierry

    very interesting! I’d also like to have known the Berlin of the Cold War. I always thought the cold war stupid, represented in the Berlin wall … but as a curiosity as a historian would be interesting to have known this Berlin.

    You are a lucky guy!

    abração

  6. A foto é tão montagem quanto aquela do americano içando a bandeira em Iwo Jima. Propaganda pura. Não que isso seja errado, todo mundo faria igual.

    Sds.

Comentários não permitidos.