Texto adaptado do original Quintus:
O veículo está sendo desenvolvida no âmbito do programa indiano de mísseis balísticos da “Defence Research and Development Organisation” do Ministério da Defesa indiano. O veículo utilizará lasers para destruir os satélites alvo.
Se por ventura a Índia começar também fazer testes com armas anti-satélite, uma corrida por armas orbitáveis com esta capacidade estará desencadeada, lembrando que India e China não são signatérios do tratado de não proliferação de armas no espaço a coisa se complicará.
O alvo claramente é China, que surge como potencial inimigo, já que o Paquistão não tem satélites espiões ativos e a Índia tem um longo conflito pendente com Pequim.
A guerra fria no espaço parece estar apenas no começo, após os Estados Unidos e a China testarem com êxito o abate de satélites em órbita (realizando testes militares incobertos sobre a alegação dos riscos destes satélites para a comunidade internacional), os precedentes foram abertos e muitas outras nações poderão embarcar nesta corrida, a Índia já declarou, é a próxima.
12 Comments