Scorpene Malaio, problema resolvido

http://www.simplynetworking.es/wmsimages/40033scorpene%20malaysia.jpgDano impediu o mergulho do Scorpene Malaio por 3 meses

Por Editor.
Publicado em 10 de Fevereiro de 2010, atualizado fevereiro 10, 2010.

O primeiro submarino da Malásia, o KD Tunku Abdul Rahman, teve uma falha que o impediu de mergulhar durante 3 meses. O problema foi reparado na semana passada.

O chefe da Marinha da Malásia, Tan Sri Abdul Aziz Jaafar disse segunda-feira que os testes haviam começado esta semana, após a DCNS ter concluído reparos.



“Nós não permitimos ao submarino  mergulhar por razões de segurança. Agora que o problema já foi  reparado, os testes podem ser feitos
“, acrescentou.



A Malay Mail tomou conhecimento de que o dano ao KD Tunku Abdul Rahman foi descoberto em outubro passado, quando o submarino iniciava os seus testes.

Espera-se que o submarino conclua todos os testes de julgamentos até o mês de maio, período em que deve ser classificado como operacional. Também neste mês este navio será equipado com os mísseis de ataque naval SM39.

O Malay Mail apurou que o primeiro-ministro da Malásia Datuk Seri Najib Razak havia discutido em dezembro passado os  problemas técnicos do KD Tunku Abdul Rahman com o ministro francês da Defesa, Herve Morin, Hervé Morin prometeu que o problema seria resolvido “o mais rapidamente possível”.

Após a reunião, 2 oficiais da marinha francesa teriam vindo ao Brasil para reportar a  Marinha do Brasil de que o problema na Malásia já teria sido resolvido.

O ministro da Defesa, da Malásia, Datuk Seri Ahmad Zahid Hamidi, chefiou uma comissão para assegurar que os problemas técnicos do submarino foram resolvidos.

Texto Plano Brasil

E.M.Pinto

Sugestão:Thierry

nota do Sugestor

manipulation de l’information encore et encore…la vérité est là:
http://www.corlobe.tk/article18110.html
Le probleme est déja résolu!!!
Read the article
Brazilian press loves to disinform.Shame. Lobby against anything military french.

Tradução

Manipulação de informação outra vez, a verdade é esta:

http://www.corlobe.tk/article18110.html

Leia o artigo

Imprensa brasileira gosta de desinformar. Lobby contra qualquer coisa militar francês.

Nota do Blog:

Não tinha conhecimento desta matéria do Le portail des Sus-marins, entretanto chama a atenção que ela precede a matéria da Folha de São Paulo o que mostra que o Jornal Brasileiro não tinha informação correta, já que o Submarino já teria sido considerado apto a efetuar os testes pelo menos 1 semana antes da matéria ser publicada.

E.M.Pinto

Fonte: Le portail des Sus-marins

22 Comentários

  1. Mesmo consertado é inacreditável o número de problemas que os Scorpenes têm, parece que eles são jogados no mar sem qualquer teste ou preparação. Os franceses são muito menos competentes que os ingleses e alemães quando se trata de construir, testas e fornecer apoio logístico ao compradores de seus equipamentos navais.

  2. Como é que entregam um submarino com um problema que o impediu de mergulhar durante 3 meses? Isto é pura incompetência, como os franceses são ruins de serviço. O Scorpene é uma linha Marginot naval.

  3. A Folha não tinha a informação correta ou não interessava da-la ? , eis a questão.
    Ela ao meu ver vem fazendo lobby pela a Saab já há um bom tempo, será que referida empresa é anunciante do jornal, pois da revista Veja é.
    Essas matérias tendenciosas nao se referem aos submarinos mas aos caças, é necessário desqualificar o material bélico francês para em que ano eleitoral o governo nao tenha coragem de ir contra a opinião pública.
    Não tenho nada contra a Folha só não me agrada essa maneira de trabalho.

  4. Eu não entendo duas coisas: 1. Como entregam um submarino com defeito? e 2. Por que demoraram 3 meses para consertar? Se tivesse ocorrido uma guerra, como é que a marinha da Malásia ia para o combate com um submarino que não submergiria? A França mandaria sua marinha para ajudar os malaios? Isto não tem nada haver com a imprensa brasileira, como muita gente tem escrito, e sim a incompetência francesa. Rezo muito, muito mesmo pelos “nossos” Scorpenes. Prefiro um milhão de vezes um Kilo (Proyecto 636 Varshavyanka) a cinco Scorpenes.

  5. Eu vejo duas questões aqui:

    a) Submarinos podem dar problemas e isso está longe de ser um privilégio dos submarinos franceses apenas. Quem tiver alguma dúvida sobre isso, pergunte como andam os IKL da Grécia, como já postado pelo Konner acima.

    b) A imprensa brasileira de um hora para outra se transformou na maior crítica aos equipamentos franceses, pois querem bater no governo via França, ou está comprometida com algum Lobby (seja SAAB ou Boeing), ou as duas coisas juntas. Até aí, tudo bem. Só que o expediente usado pela imprensa (ou boa parte dela) é o da desonestidade, e isso é ridículo, para não falar imoral. A Folha publicou que o sub tinha problema, mesmo sendo notícia velha. A Folha vai publicar que o problema já foi encontrado e corrigido? Um jornal honesto e que respeito seu leitor faria isso. Vamos ver o que a Folha fará.

    Enfim, nada de novo. Segue o enterro.

    abraços a todos

  6. Construção naval não é algo simples, ir para o estaleiro e passar três meses não é algo tão absurdo assim, ainda mais com um produto novo.

    Outro ponto importante é que os submarinos alemães não tem problemas só de hoje, tem de muito tempo, seja por incompetência do usuário ou outras razões, os submarinos argentinos nas Malvinas? Estavam aonde?
    (peguei essa por que nos compararam a Argentina com a compra de coisas por aí…)

  7. Os submarinos argentinos estavam operacionais e os ingleses temiam que eles fossem usados contra seus navios. Contudo, depois do afundamento do General Belgrano eles foram escondidos. Os almirantes argentinos tinham muito medo que eles tivessem o mesmo fim velho cruzador.
    Qual a relação de subs alemães fabricados e com problemas? Eu vi noticias de problemas nos gregos e portugueses. Eu sei que o número de Scorpenes com problemas é alto. Todas as marinhas compraram o Scorpene reclamaram de problemas. Será que o problema é de fabricação ou de projeto?

  8. Dark Vador,tu preferes la neutralité suedoise de 1940?la sterilisation forçée et l’eugenisme d’Etat ?
    ou le parcage des americano-japonais dans des camps en 1942?ou le lynchage et la segragation raciale americainedes années 1960?
    Dis moi tout toi le “démocrate”…he he

  9. Pesquisando sobre o problema dos Scorpene da Malásia descobri que eles apresentaram pelo menos três problemas diferentes. Como pelo jeito está liberado pelos moderadores frases em línguas estrangeiras resolvi colocar a citação abaixo, retirado do site Defesense Word Net (http://www.defenseworld.net/go/defensenews.jsp?n=Malaysia%27s%20Scorpene%20submarine%20refuses%20to%20submerge&id=4164)

    “The Malaysian Navy reports that Malaysia’s first Scorpene class submarine, delivered in September 2009, has developed problems that have left it unable to submerge. “The submarine can still dive but when we detected the defects, we were advised that it should not dive,” Defense Minister Ahmad Zahid Hamidi said. “The defects are still covered by warranty, so the supplier and contractor are repairing them,” he added.
    This is the third fault found with the Scorpenes built for Malaysia. Malaysian Navy commander Abdul Aziz Jaafar said the first problem to emerge involved the submarine’s cooling system This problem was discovered last December. This delayed the submarine’s voyage from France to Malaysia.
    During January 2010 another defect was identified, in a different system. These faults have already delayed the delivery of the second submarine, the KD Tun Razak. This submarine was originally scheduled for delivery in late 2009 but will now enter service in May 2010″.

    Ou seja, em bom português: O Scorpene é uma panóplia de defeitos.

  10. Ricardo, ” This delayed the submarine’s voyage from France to Malaysia.”= lie(mensonge ,mentir)
    http://www.mmail.com.my/content/27231-defect-found-royal-malaysian-navy-sub
    Ricardo too,in 1940 Georges Bush grandfather was making business with the nazis and Sweden was proudly negotiating a neutrality with free passage of german Wehrmacht trains to Norway as the price=congratulation to your heroic friends .Ah yes I forgot,Brazil was at that time neutral too…

  11. Caro Sr. Thierry,

    George Herbert Walker Bush (o pai) em 1940 tinha 16 anos, e nunca poderia ter negociado a neutralidade da Suécia. Bush tornou-se o mais jovem piloto naval (tenente) da Marinha Americana em 1943, com 19 anos. Eu posso dizer com toda certeza que sua informação é a mais pura mentira, uma bobagem impressionante que ultrapassa toda a lógica. Uma das coisas mais absurdas que já li sobre ele na minha vida. Se quiseres aprender um pouco da história do Bush pai primeiro procure estudar (http://www.history.navy.mil/faqs/faq10-1.htm). George Bush tornou-se milionário em meado dos anos 60 negociando petróleo no estado do Texas.
    Quanto à informação do site Defesense Word Net. Acredito que , especialmente depois dessa do Bush, que tudo, exatamente tudo é verdadeiro.

  12. Caro Thierry,

    Suas fontes de informação são muito ruins para serem consideradas válidas em uma discussão séria sobre o tema. Caso queiras entender como os fascismos europeus (e não apenas o italiano) inspiraram o brasileiro, especialmente o integralismo e o governo Vargas recomendo os seguintes livros: Raposo, José Hipólito. (1929). Dois Nacionalismos – L’Action française e o Integralismo Lusitano. / Salgado, Plinio. O que é Integralismo. / Carrone, Edgar. O Estado Novo (1937-1945). / BERTONHA, João Fábio. Entre Mussolini e Plínio Salgado: o Fascismo italiano, o Integralismo e o problema dos descendentes de italianos no Brasil. Sobre a influência da constituição poloca sobre a brasileira de 1934 existem vários artigos (http://www.buscalegis.ufsc.br/revistas/index.php/buscalegis/article/viewFile/15583/15147) Se o tema é do seu interesse e você quiser conhecer sobre a influência alemã sobre a cultura e o imaginário políticos dos franceses durante a ocupação leia Hirschfeld & Marsh (eds), Collaboration in France: Politics and Culture during the Nazi Occupation 1940-1944.

  13. É a primeira vez que comento nesse blog, e começo com uma polêmica “profunda”.
    Não sei que conhecimento tem a Malásia em construção de submarinos, talvez esse seja um erro daquele país ao não ter a capacidade de fabricá-los, se é que não sabem.
    Por isso, caros amigos, vamos lembrar que no tocante aos “escorpiões” brasileiros, quem vai contruí-los será o Brasil (tanto é que um novo estaleiro será construído para eles, o que faz parte do acordo! E a necessidade de um novo estaleiro é exigida mais por causa do sub nuclear, incompatível com o atual arsenal no Rio).

    Acompanhando o histórico dos Tupis quase diariamente na internet, não me lembro de alguns deles ter problemas técnicos. Muito pelo contrário! O Timbira (chamado carinhosamente por seus tripulantes de “tiba”) e mais recentemente o Tapajó, acabam de passar por período de manutenção -PMG período de manutenção geral- feitos profissionalmente no Brasil.

    Vendo o site “navios de guerra braileiros” deparo com várias operações de treinamento dos submarinos e também da força de superfície, o que mostra a capacidade operacional deles. Lembrando também que o A12 está prestes á fazer testes de adestramento dos novos equipamentos do navio, manutenção feita no Brasil.
    Portanto, não acredito que tenhamos o mesmo problema da Malásia. Isso chama-se soberania tecnológica nacional! Espero que com essa informação, as “informações” da mídia tenham menos credibilidade para nós entusiastas em geral nos meios navais.
    valeu

  14. É a primeira vez que comento nesse blog e já começo com uma “profunda” polêmica.
    Meu maior interesse é lembrá-los que quem vai construir os “escorpiões” brasileiros será o Brasil. Tanto que um novo estaleiro está no acordo com a França, e a principal causa desse novo complexo é justamente o submarino nuclear, incompatível com os espaços do atual Arsenal do Rio.
    Talvez essa seja uma falha da Malásia em não poder fabricar seu próprio submarino. Quero lembrá-los também que, acompanhando o histórico dos atuais submarinos brasileiros (de projeto alemão diga-se de passagem, quatro fabricados no Brasil), não lembro deles terem problemas técnicos como este do malaio. Muito pelo contrário, além deles participarem de várias operações nacionais e internacionais ainda dois deles acabam de passar por manutenção de maneira profissional do Brasil: o Timbira (apelidado carinhosamente pela tripulação como “tiba”) e mais recentemente o Tapajó. Isso sem falar do A12! Essa manutenção é chamada de PMG – periodo de manutenção geral.
    Acho que estes lembretes reforçam a nossa vantagem em relação aos futuros Scorpénes brasileiros e tornam incrédulos a mídia. Gaspar, a Rússia negou tranferir tecnologia para o Brasil, não esqueça disso! Talvez o futuro Scorpene do Brasil, por ser construído por brasileiros como prova da eficácia dos Tupi e Tikuna ja mensionados, possa ser mais eficiente que o Kilo russo.

    Não vamos nos surpreender com o que acontece com outros Scorpénes mundo afora sem ainda termos construído os nossos e em nosso país.
    Espero que eu tenha ajudado a vcs ficarem mais confiantes nos futuros submarinos do Brasil como eu estou.
    até a próxima!

  15. Está provado, comprovado e gravado. O Sr. Terry tem razão. O Brasileiro acima eh um mal leitor . Os Bush comprovadamente deram dinheiro para os nazistas. E Bush filho nunca foi a guerra nenhuma . Nem o Bush pai. Ambos eram velhacos demais para participar de uma guerra. Bush filho foi para a base militar e ficou lá enquanto durou a Guerra do Vietnam. E o Bush pai era um jogador esperto, negociador astuto e nunca pegou em uma arma em guerra nenhuma muito menos na 2º. Não tenho nada contra os Bush , mas a história tem que ser dita.

  16. Atenção, derrotistas lacrimejantes: acordem para comemorar!
    Trata-se de uma decisão histórica do governo Lula. Os patriotas autênticos agradecem a coragem, a competência e a seriedade com que o processo de seleção do “parceiro tecnológico” foi conduzido pela Marinha do Brasil.
    Ouçam, chorões e choronas: o Brasil não está comprando apenas uma poderosa arma de defesa naval, mas um pacote completo de transferência irrestrita de tecnologia, envolvendo capacidade total de projeto e fabricação de submarinos convencionais de última geração (além de um estaleiro capaz de produzir quaisquer submarinos, e de uma base especial para os nucleares). Tal pacote exclui a planta de propulsão do nosso primeiro sub nuclear, sabiam? Esta será totalmente brasileira, sim: a Marinha do Brasil já se tornou capaz de fazê-la (reator de 50MW, aproximadamente). O Acordo de Transferência prevê que os franceses fornecerão ajuda apenas no conceito estrutural do casco resistente do SNB1. Afinal de contas, a França projeta e fabrica seus submarinos nucleares (inclusive eletrônica embarcada e armamentos) há mais de cinquenta anos (aproveito para enfatizar, a propósito, que o know-how dos alemães, nessa área, é exatamente igual a zero).
    Finalmente, um lembrete importante: submarinos são armas de defesa naval insuperáveis, pois negam ao agressor potencial o uso do mar que não lhe pertence. Porém também são catalisadores poderosos de progresso tecnológico nas indústrias naval, mecânica e metalúrgica.
    Então, àqueles que continuarem sofrendo de derrotismo galopante, só me resta enviar condolências…

Comentários não permitidos.