Museu faz justiça aos nipo-americanos

http://www2.uol.com.br/historiaviva/noticias/img/Nipo_americanos_interna.jpg
Na imagem da época da Segunda Guerra, faixa revela resistência de japoneses ao preconceito

Instituição contará a história dos 120 mil descendentes de japoneses enviados a campos de concentração nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra.

Desde a década de 1980, o governo dos Estados Unidos vem se empenhando em reparar uma injustiça cometida com os descendentes de japoneses que viviam no país durante a Segunda Guerra Mundial. Depois do ataque a Pearl Harbor, famílias inteiras foram forçadas a se deslocar para o oeste, onde foram confinadas nos chamados “campos de relocação e internação”.No total, calcula-se que 120 mil nipo-americanos foram enviados aos dez centros de reclusão criados com a ajuda do Serviço de Imigração e Naturalização. Uma lei recente prevê o investimento de US$ 38 milhões na preservação e restauração desses locais. A maior verba foi destinada ao Heart Mountain, no Wyoming, que ganhará um museu-centro de aprendizado no local do antigo cárcere onde ficaram detidos aproximadamente 11 mil pessoas nos anos 1940.

O projeto do museu de Heart Mountain está orçado em US$ 5,5 milhões e vai abrigar coleções históricas, documentos, centenas de fotografias originais, diários, anotações e os registros oficiais do campo de relocação.

Sugestão: Konner

Fonte:História Viva