Defesa & Geopolítica

Após tremor e briga, ONU troca brasileiro no comando da missão de paz no Haiti

Posted by

http://www.tibagi.uepg.br/uepgnoticias/.%5Carquivos%5C6926%5Cgeneral.jpg


Tahiane Stochero

A Organização das Nações Unidas vai trocar o general brasileiro que comanda os mais de 12 mil soldados de todo o mundo que integram a missão de paz no Haiti (Minustah).

O cargo de Force-Commander (Comandante da Força), atualmente ocupado pelo general Floriano Peixoto Vieira Neto, será assumido em abril pelo também general brasileiro Luiz Guilherme Paul Cruz, hoje à frente da 5º Brigada de Cavalaria Blindada de Ponta Grossa, no Paraná.

Peixoto comanda as tropas internacionais no Haiti desde abril de 2009 e chefiou a pronta-resposta da ONU ao terremoto de 7º graus que sacudiu o Haiti em janeiro, deixando mais de 270 mil mortos.

O Departamento de Missões de Paz (DPKO) já previa neste ano a seleção  de um oficial para a função, mas o mandato de Peixoto poderia ser renovado, caso fosse de desejo da organização. Isso aconteceu em 2008, quando o general gaúcho Carlos Alberto dos Santos Cruz permaneceu por dois anos e três meses como comandante da missão de paz.

Contudo, a imagem de Floriano foi desgastada quando os Estados Unidos enviaram mais de 12 mil homens para apoiar a ajuda às vítimas do terremoto.  O general foi questionado pela comunidade internacional por estar subordinando os capacetes azuis ao Exército norte-americano e, em uma distribuição de comida na capital, afirmou que ele é quem estava no “comando”.

Desde que a Minustah foi criada em 2004, após um conflito civil derrubar o presidente Jean Bertran-Aristides, todos os comandantes militares da Minustah foram brasileiros. A cada renovação do cargo há uma expectativa de se o Brasil continuará mantendo sua posição.

A pedido da ONU, em janeiro, o Exército indicou três candidatos para o cargo: além do escolhido Paul Cruz, foram entrevistados os também general-de-brigada Paulo Humberto César de Oliveira, que comandou a Brigada de Operações Especiais, a tropa de elite do Brasil, e Edson Leal Pujol, chefe da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman).

Paul Cruz se diferenciou pelo inglês. Ele também comandou em 2008 as tropas do Brasil na Minustah e foi instrutor da Academia Militar de West Point, dos EUA.

Sugestão: Konner

Fonte: Diariosp

2 Comments

shared on wplocker.com