Governo de Portugal é acusado de tentar controlar a imprensa

http://aventesmas.files.wordpress.com/2008/05/jose_socrates-c400.jpgDivulgação de escutas telefônicas implica premiê em suposto plano para criar grupo midiático aliado

DA REDAÇÃO

O Poder Executivo português foi alvo ontem de uma série de críticas após a divulgação de gravações que envolvem o premiê José Sócrates (Partido Socialista, centro-esquerda) num suposto plano para criar um grupo de mídia favorável ao governo. O premiê nega.

Até a semana passada, quando o escândalo foi revelado pelo semanário “Sol”, as escutas telefônicas divulgadas sugeriam que o governo tentara usar a Portugal Telecom (PT, na qual o Estado tem participação) para adquirir o canal TVI, que, no passado, acusou Sócrates em um caso de corrupção.

Ontem, o “Sol”, crítico ao governo, ampliou as denúncias, revelando conversas entre membros da PT e empresários num suposto esquema para comprar jornais e emissoras do país e formar um conglomerado midiático de orientação favorável ao governo.

Segundo o “Sol”, o procurador João Marques Vidal considera haver “indícios muito fortes” do envolvimento do governo, “nomeadamente o premiê”, no plano midiático. Num trecho divulgado, um executivo da PT teria dito que à empresa “interessa ter um acionista forte” no setor da mídia.

Sócrates -reeleito premiê em setembro, mesmo sem maioria parlamentar- negou as acusações e disse que as escutas foram ilegais e consideradas irrelevantes pela Justiça. O ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, agregou que a publicação das escutas leva à “conclusão fantasiosa” de busca por controle da imprensa. “O governo não deu qualquer instrução à PT para aquisições” no setor midiático, afirmou ele.

O “Sol” publicou as escutas a despeito de uma proibição judicial, alegando defesa da liberdade de imprensa. Críticos apontaram “censura prévia” na ordem judicial, e a oposição cobrou explicações do governo e questionou sua legitimidade.

Fonte: CCOMSEX

3 Comentários

  1. Estranho o Sócrates ser de esquerda , acredito que seja
    uma “esquerda social”, só no nome, como o PSDB (Partido da social Democracia…)aqui no Brasil, bem neo-liberal. Porque os sites de esquerda portugueses, estão sempre descendo um pau cerrado em cima deste tal Sócrates, acusando-o de neoliberal.

  2. Não é só no Brasil que o STF proíbe notícias?! Que bom!

    Os irmãos portugueses que me parecem ser bem mais zelosos com sua política vivem no momento problemas de ordem muito parecida com os nossos.

    A diferença é que lá a mídia seria efetivamente comprada e aqui ela fica comprada por “debaixo dos panos”, faz um burburinho aqui e ali, mas o ataque nunca é tão forte quanto poderia ser, fica só mediando as forças e mantendo o “joguinho”.

Comentários não permitidos.