Haiti – Depoimentos de brasileiros, civis e militares, embarcados no Porta-Aviões italiano “Cavour”

http://www.mar.mil.br/menu_h/noticias/haiti/haiti_depoimentos_brasileiros/Imagem.jpg

Foto: Marinha do Brasil

O Integrantes da equipe médica brasileira que embarcaram no Navio-Aeródromo (NAe) “Cavour”, com destino ao Haiti para auxílio humanitário àquele País prestaram depoimentos sobre as suas  participações nessa missão tão importante.

A ida do navio faz parte de um acordo para a realização de uma operação conjunta em caráter de Ajuda Humanitária ao Haiti. Atendendo a oferecimento do Ministério da Defesa italiano, a Marinha do Brasil embarcou médicos e helicópteros naquele navio.


Cavour em Fortaleza, foto gentilmente enviada por Vinna  (blog Hangar do Vinna)

A equipe de saúde brasileira é composta por seis médicos e oito enfermeiros da Marinha, além de cinco médicos e seis enfermeiros civis, designados pelo Ministério da Saúde, em um total de 26 pessoas, todos voluntários.

Abaixo, alguns depoimentos do pessoal da Saude embarcado no NAe “Cavour”

Sermos voluntárias para auxiliarmos os cidadãos do Haiti nos trouxe a oportunidade de convivermos com a Marinha brasileira. Expondo isto, tenho a certeza que é oportunidade única em nossas vidas e a nossa missão será exitosa. Vamos conseguir contribuir com o povo haitiano com aquilo que sabemos fazer, enquanto profissionais de saúde”.
Fátima Ali – Enfermeira do Grupo Conceição de Porto Alegre/RS

A Missão conjunta entre militares brasileiros da Marinha do Brasil – Corpo de Saúde da Marinha e Destacamento Aéreo – e profissionais do Ministério da Saúde em conjunto com as Forças Armadas italianas, a bordo da Nave ‘Cavour’, tem ocorrido em clima de grande cordialidade e de grande expectativa pela ajuda à população do Haiti. Estamos todos preparados para fazermos o melhor nesta importante e árdua missão”
CT (Md) Romero José de Carvalho Júnior

“Nestas poucas linhas quero agradecer por estar nesta missão; isto só faz aumentar o meu carinho por esta casa chamada Marinha do Brasil”
(3º SG-EF 95.0361.13 Alex Sandro Barreira Rocha)

“Sinto que há muito a ser feito mas, no momento, estamos fazendo o melhor que nos é possibilitado. Estamos em uma estrada em que as pedras se moldam a cada dia. Nessa estrada, paciência é a virtude que nos mantém caminhando”
Gabriel Messerschimidt – Enfermeiro do Grupo Conceição de Porto Alegre/RS

“Estamos tendo a oportunidade de trabalhar a bordo do ‘Cavour’. Está sendo uma experiência muito rica, em que o espírito humanitário nos unifica, civis e militares da Marinha”
Lúcia Helena de Albuquerque e Souza – Médica do Grupo Conceição de Porto Alegre/RS

Quando decidi ser voluntária no Haiti, meu principal sentimento foi de compaixão com uma nação em sofrimento. Hoje, sigo com esta mesma vontade, e com muito mais entusiasmo”
Sue Helen Barreto Marques – Enfermeira do Grupo Conceição de Porto Alegre/RS

Estamos contribuindo gradativamente nos cuidados prestados na enfermaria. Estamos aprendendo a nos comunicar em diversos dialetos que por vezes se misturam, mas tudo muito enriquecedor a todos. Acredito que já não somos mais os mesmos”
Eloisa Nonnenmacher – Enfermeira do Grupo Conceição de Porto Alegre/RS

“Nosso apoio nesta missão se iniciou de forma discreta e tem se intensificado cada vez mais. Na medida em que pacientes estão sendo trazidos à Enfermaria do ‘Cavour,’ nossa equipe tem desenvolvido seu trabalho da melhor maneira possível. Através da dor expressa pela vitimas por nós atendidas e pelo relato de dois de nossos companheiros de equipe que estiveram em terra, podemos imaginar o sofrimento daquela nação e nos sentir orgulhosos da nossa ajuda”.
2º SG-EF 87.1944.06 Alexssandro Pereira Maldonado, 2º SG-EF 86.9659.72 Marcelo da Silveira Pereira e 3º SG-EF Vanderson Rocha Rodrigues

“Conviver diuturnamente alimenta nossa capacidade de ser feliz e de também entender os sofrimentos. Por este cotidiano faria novamente”
Maria da Garça Falkembach –  Médica do Grupo Conceição de Porto Alegre/RS

“Estar engajado numa missão naval binacional, em prol do povo do Haiti, podendo conhecer a realidade e atender pacientes haitianos, faz-me sentir ativo e ter orgulho de meu país” Luiz Mário Bretanha de Moraes – Médico do Grupo Conceição de Porto Alegre/RS.

Fonte: Marinha do Brasil

1 Comentário

  1. Eu quero é o relato de um engenheiro da Marinha dizendo se vale a pena ter um desses ou não!
    rs 🙂

    Mais uma vez eu digo: “Mandou bem na foto Vinna!”

Comentários não permitidos.