Charlie Wilson, ex-congressista americano que durante a Guerra Fria impulsionou as operações da CIA de apoio à insurgência afegã contra a ocupação da União Soviética nos anos 80, morreu nesta quarta-feira aos 76 anos, vítima de um ataque cardíaco, informou o hospital onde ele estava internado.
Membro do Partido Democrata e representante do Texas, Wilson coordenou os esforços de liberação de enormes quantias para a CIA e sua estratégia de apoio aos mujahedines afegãos que combatiam as forças soviéticas, após a invsão de 1979.
O livro que relata suas articulações políticas na época foi adaptado para o cinema em 2007, no filme “Jogos de poder” (“Charlie Wilson’s war”), no qual atuaram Tom Hanks e Julia Roberts.
“Charlie Wilson teve uma vida que foi grande demais até mesmo para os parâmetros de Hollywood”, declarou em um comunicado o governador do Texas, Rick Perry.
Entre os vários grupos de mujahedines financiados pela CIA que lutavam contra os soviéticos estava o atual líder da Al-Qaeda, Osama Bin Laden.
Sugestão: Gérsio Mutti
4 Comments