Morre Charlie Wilson, incentivador da insurgência afegã contra os soviéticos

http://www.contactmusic.com/pics/m/charlie_wilsons_war_2_101207/charlie_wilson_5065993.jpgCharlie Wilson, ex-congressista americano que durante a Guerra Fria impulsionou as operações da CIA de apoio à insurgência afegã contra a ocupação da União Soviética nos anos 80, morreu nesta quarta-feira aos 76 anos, vítima de um ataque cardíaco, informou o hospital onde ele estava internado.


Membro do Partido Democrata e representante do Texas, Wilson coordenou os esforços de liberação de enormes quantias para a CIA e sua estratégia de apoio aos mujahedines afegãos que combatiam as forças soviéticas, após a invsão de 1979.


O livro que relata suas articulações políticas na época foi adaptado para o cinema em 2007, no filme “Jogos de poder” (“Charlie Wilson’s war”), no qual atuaram Tom Hanks e Julia Roberts.


“Charlie Wilson teve uma vida que foi grande demais até mesmo para os parâmetros de Hollywood”, declarou em um comunicado o governador do Texas, Rick Perry.


Entre os vários grupos de mujahedines financiados pela CIA que lutavam contra os soviéticos estava o atual líder da Al-Qaeda, Osama Bin Laden.

Sugestão: Gérsio Mutti

Fonte:G1

4 Comentários

  1. É isso ….., que paradoxal , antes de bater as botas para o quinto dos infernos , que o diabo o leve, ele deveria ter excitados aos afegãs agora também , contra esta invasão

  2. Se os chineses e russos dessem apoio em termos de equipamento bélico e inteligencia, para a resistência afegã, com certeza dificultariam muito a vida dos EUA no Afeganistão, iam sair com rabo entre as pernas…

    Más parece que não há interesse em faze-lo, pois tanto a China como a Rússia, tem seus problemas com movimentos islâmicos radicais e a invasão do Afeganistão com o conflito se estendendo agora para o Paquistão tem função de desestruturar a ambos. Lembrando que o Afeganistão era ( antes da invasão norte-americana)área de influencia do Paquistão.

    O Iran também entra na mesma equação, um bloco com aliança militar, entre Afeganistão, Paquistão e Iran ( que compartilham laços étnicos e culturais) com o tempo,caso fossem deixados em paz para se desenvolverem, poderia se tornar um grave incomodo para outros poderes globais e regionais. Assim, não protestam,nem interferem contra as ações da OTAN no Afeganistãoe e Paquistão.

    Só que, neste xadrez, se não interessa a China e Rússia o surgimento naquela região, de um bloco islâmico forte e organizado, tampouco é do interesse deles que se desagreguem completamente,escancarando assim a porta para a OTAN.

    O Iran é o fiel da balança, se cair nas mãos americanas, China e Rússia serão diretamente atingidas, por isto apóiam economicamente e tecnologicamente ao Iran. Porém não é do interesse de russos e chineses um Iran com a bomba atômica, e o Iran sabe disto, creio que embora desenvolvendo capacidade tecnológica de produzir a bomba, não a produzirá, enquanto tiver o apoio de chineses e russos, pois tem consciência que este apoio vale mais do que possuir uma bomba atômica, que se utilizada, causaria um contra ataque atômico aniquilador para o Iran.

    Se China e Russia retirarem seu apoio e o Iran se lançar na produção da bomba, aí as coisas ficam realmente perigosas…

  3. Onde se lê: “Assim, não protestam,nem interferem contra as ações da OTAN no Afeganistãoe e Paquistão.”

    Leia-se: “Assim, China e Russia não protestam,nem interferem contra as ações da OTAN no Afeganistãoe e Paquistão.”

Comentários não permitidos.