Acordo UE-Mercosul é ‘prioritário’ para os dois blocos

http://1.bp.blogspot.com/_oiWW6atJf1Y/SduYAXcaQLI/AAAAAAAAA1I/yd-Lc7pFjmA/s400/mercosul(2).jpg

http://goleadape.files.wordpress.com/2009/06/uniao-europeia.jpg

Um Acordo de Associação Mercosur-União Europeia é “prioritário” para os dois blocos, afirmaram nesta quarta-feira em Montevidéu o vice-chanceler uruguaio Nelson Fernández e o diretor geral adjunto de Relações Exteriores da Comissão Europeia, Stefano Sannino.


Em uma entrevista coletiva após uma reunião da Comissão Mista UE-Uruguai, Fernández declarou: “reafirmamos a vontade de retomar” as negociações UE-Mercosul, estancadas desde 2006.


“Temos tentado assumir uma constância para que, nos próximos meses, consigamos avançar na apresentação de ofertas e demandas para poder avançar em uma mesa de negociações”, acrescentou.


Fernández indicou esperar que “no primeiro semestre de 2010, a presidência pro tempore de ambos os blocos (Argentina e Espanha) concordem em retomar o mecanismo” de aproximação.


Além disso, destacou que “estão dadas as condições”, e que acredita na concretização de um acordo comercial após “um prazo relativamente breve, um ano, dois anos”.


Sannino, por sua vez, disse que na UE “há o mesmo otimismo”, dada a “vontade política clara dos dois lados”, e que “o esforço para os negociadores é buscar o caminho certo e o equilíbrio que a negociação deve ter em temas delicados e sensíveis que têm impacto para nossas economias”.


“O compromisso é forte e esperamos que, com todos trabalhando em conjunto na direção certa (…), tenhamos avanços”, acrescentou, ponderando, no entanto, que neste momento ainda não há nenhuma reunião ministerial agendada.


O representante europeu afirmou que a cúpula UE-América Latina e Caribe de Madri, em maio, “pode ser um momento importante como catalizador político” das negociações.


Até este momento houve apenas encontros para discussões de nível técnico. Segundo fontes uruguaias que participaram de uma reunião na terça-feira entre coordenadores do Mercosul em Buenos Aires, “houve avanços” para chegar a uma postura comum do bloco.

Fonte: G1

2 Comentários

  1. Eles tem + é q chegar na frente, poius os chinese tem planos bem concretos p a região , é de = p = como os ianks sãi bestae é os europeus paradões…se esse acordo sair td ganham.

Comentários não permitidos.