9 Comentários

  1. E.M.Pinto

    Te deixo uma pergunta, o que vc acha do Brasil se ele adiquirisse o Rafale e o Gripen NG no progarma fx-2,sendo que somente o Rafale seria usado em nosso porta aviões de preferência o nosso futuro porta aviões e em alumas bases estratégicas,e os Gripens seriam destinados a bases na amazônia já que ele tem a capacidade de usar pistas curtas e exigem menos cuidados para pousar e decolar.Será que adquirir dois vetores é muito para o Brasil?

    • Chacal boa pergunta.
      Eu sinceramente sou adepto da doutrina de operação de caças Hi e Lo, um caça pesado com grande raio de ação, radar e armamentos de longo alcance e de um leve com capacidade de ataque e bem reomendado para períodos de paz.
      eu defendia a entrada do Brasil no programa PAK FA justamente por esta razão. Na minha visão, deveríamos ter ingressado na seguinte forma.
      a plataforma obviamente seria russa, poderíamos contribuir com a parte estrutural e de materias bem como amateriais compostos, RAM, e até peças mecânicas como trem de opouso e por ai…
      Porém deveríamos fovar no desenvolvimento em parcerias internacionais para o desenvolvimento de Radares Aes( tal como o acordo da Selex) sistemas de armas e opto eletrônicos, no fina o nosso PAK FA seria difernet do Russo e operaríamos sistema ocidentalizados desenvolvidos ao longo destes anos e capacitando a nossa indústria.tal como faz israel, a plataforma seria russa mas o recheio seria nosso.
      neste contexto para mim gripen encaixaria perfeitamente como o caça Lo, e inegávelmente seria a aeronave desejada.
      entretanto a FAB optou por apenas um vetor e na minha visão o Lo (considero o gripen assim) seria limitado, para isto deveríamos elevar a categoria do caça, e daí partir ou para o eurofighter, ou F 18 ou o Rafale.
      pois o caça tería que cumprir as atribuições de ambas as categorias, porém teria que ter mais capacidades de armas, alcance e sistemas optoeletronicos mais poderosos, pois teríamos que confiar única e exclusivamente nele.
      Para mim o gripen CD não preenche esta lacuna e a fab não tenciona operar 2 caças portanto sobram o F 18 e Rafale.
      A operação dos dois caças seria problemática e despendiosa, sou contra.
      porém acho que o vetor a ser escolhido pela fab também tem que ser escolhido pela marinha para haver uma padronização.O NG seria este caça?
      Não vejo espaço para os dois caças, bem como não faz sentido tê-los conjuntamente.
      Esta é a minha Visão

      Grande abraço

      E.M.Pinto

  2. Só 1 palavra, SHOWWWWW!! Show de bola, esse video ta mais para a Marinha francesa, mais ficou show d+++. quem dera um dia a marinha BR ficasse assim!!
    Aquele finalzinho com o Rafale decolando a noite, puts!!

    Fora que o bicho é zangado de Mais!! Tomara que de tudo certo rápido e tenhamos nossos 120 Rafales Bombando aki no Brasil!! Show de bola!!

    Video SHOW!!!

  3. E.M.Pinto

    Realmente a opreção de caças Hi e Lo fazem todo o sentido mas vc tem razão quando diz que a Marinha e Fab tem que ter uma padronização,e isso seria complicado para o Brasil hoje.
    Agora o PAK FA seria um sonho totalmente possível mas o que houve? gostaria de saber se a Embraer apoiaria totalmente esse projeto?
    Que eu acho que não aconteceu somente pela tal “parceria estrátegica” Brasil e França.

  4. Thierry

    Excelente video,tá ganhando quanto nessa propaganda?brincadeira viu sei que vc é Frances e claro apoia seu excelente caça.
    Que venha logo o Rafale,mas que também venha um projeto de curto prazo que faça com que o Rafale seja o nosso Lo!

  5. Chacal, si Dassault avait été américain, le Rafale equiperait à 800 unités l’USAF et la Navy et à l’export il aurait déja été vendu à plusieurs pays
    Brasil!!!!
    Ordem e progresso!!!

  6. Edilson e amigos, bom dia.

    Estas informações são importantes para eslarecer as controversas (in)capacidades da utilização operacional do Rafale no São Paulo.
    São apresentados ensaios em condições de mau tempo, noturno e configurção pesada (sem extensão na catapulta – “rampinha”).
    O video (inédito) foi disponibilizado pelo colega GersonVictório no YouTube:

    http://www.youtube.com/watch?v=SB8srHc1vW8

    Parabéns pelo conteúdo e qualidade do Blog.
    Bom Carnaval a todos.

    Justin

    “Justin Case supports Rafale”

Comentários não permitidos.