Submarino “Tapajó” finaliza seu Período de Manutenção Geral

Clique para aumentar imagem

Foi realizada no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), no período de 25 a 28 de janeiro de 2010, a operação de “load out ” do Submarino “Tapajó”, após a finalização das obras previstas no seu Período de Manutenção Geral (PMG), realizado no interior da Oficina de Construção de Submarinos.

A manobra consistiu da colocação do Submarino “Tapajó” sobre duas carretas que foram deslocadas para uma balsa perfeitamente alinhada ao cais, tendo este alinhamento sido mantido por meio de manobras de retirada e transferência de água dos tanques de lastro da balsa. O conjunto carretas, berços e submarino totalizaram um peso de cerca de 2000t.

Em seguida, o conjunto foi movimentado para o interior do Dique Almirante Régis, onde a balsa foi docada e mantida submersa, permitindo a desdocagem do submarino e sua atracação no cais sul do AMRJ, para continuação das provas de cais e início das provas de mar.


Essa manobra, a quarta deste tipo realizada no AMRJ, permitiu que as atividades do PMG, incluindo algumas atividades das provas de cais, fossem executadas no interior da Oficina com significativo aumento da eficácia e dos índices de produtividade.

Fonte: Marinha do Brasil

8 Comentários

  1. É por isso q eu digo sempre quem tem 6 , na verdade tem só 5, daí ser necessário termos uma frotilha de no mínimo uns 21 sund SSKs convencionais…se bemvindo ao seu turno de guarda.

  2. Muito bonito nosso “classe tupi”, salvo não me engano, nós temos 3 submarinos sempre operacionais, mas a MB conta com os 4 em condição operacional e isso não é tão raro assim.

    Fotos muito boas estas da Marinha, só mereciam ser em uma qualidade e resolução maior, estão pequenas, mas em bons ângulos ao menos.

  3. Os próximos 4 convencionais serão Escorpene + um Sub nuclear,se tudo correr bem, até 2021 estarão prontos.

    Concordo que 21 submarinos é um número adequado para a defesa do nossos mar, nem muito, nem pouco, insuficiente para se lançar em guerras contra outros paises, más suficiente para a defesa e dissuasão, que é o propósito do Brasil.

    Só acho que deste 21 sub, poderiam ser 14 convencionais e 7 nucleares, quem sabe lá por 2040…

  4. Wi,

    Muito bem colocado!
    Mas sobre a força de submarinos eu expandiria tanto os convencionais, quanto os nucleares em pelo menos 2 unidades, só para prevenir não só os períodos de manutenção, como também as eventualidades que podem ocorrer e assim termos um nível de patrulha alto em nossa “amazônia azul”

Comentários não permitidos.