Jobim pede exoneração de general que criticou programa de Direitos Humanos

http://2.bp.blogspot.com/_ywSvQZuuiEw/R7Qv5gnBSeI/AAAAAAAABQA/o33JYCInbog/s400/nelson_jobim.jpgPlano criaria ‘comissão da calúnia’, teria dito militar em documento.
Dilma foi convocada por comissão do Senado para falar de programa.

O chefe do Departamento-Geral de Pessoal do Exército, general Maynard Marques de Santa Rosa, teve a exoneração do posto solicitada pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, nesta quarta-feira (10). Uma carta atribuída ao general circula na internet fazendo críticas à terceira edição do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH). A exoneração já foi enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A decisão foi anunciada pelo próprio ministro nesta quarta-feira (10), durante a cerimônia de despedida do ministro da Justiça, Tarso Genro, do cargo, que transmitiu o posto para o secretário-executivo da pasta, Luiz Paulo Barreto.

“Acabei de encaminhar ao presidente da República a exoneração do general Santa Rosa da chefia do Departamento Geral de Pessoal e deixei a sua colocação à disposição do Exército. O assunto está encerrado”, afirmou Jobim.

Ao tomar conhecimento da carta divulgada na internet no dia 15 de janeiro, segundo o Ministério da Defesa, Jobim telefonou para o comandante do Exército, Enzo Peri, pedindo providências para o caso. Foi o próprio comandante que sugeriu a exoneração do militar ao ministro da Defesa.

Sugestão Gérsio Mutti

Fonte: G1

3 Comentários

  1. Agora em Março o General Maynard já iria para a reserva
    mesmo, parece ser uma tradição , na hora de vestir o pijama
    vários generais já aproveitaram para dar seus “pitís”.

    O general extrapolou e tendo em vista que em mais alguns dias, de qualquer forma, já estaria fora da ativa , a punição está adequada, foi só uma antecipação de algumas semanas da troca da farda pelo pijama…

  2. Acho que pela primeira vez vou “remar contra a maré” no comentário…

    O velho General é um remanescente dos tempos do “regime de excessão” e obviamente tem seus motivos para falar aquilo que não vai agradar a maioria, mas o interessante é que se fala tanto dessa “verdade” que a gente esquece de um velho dito que por vezes é muito sábio: “a ignorância é a chave da felicidade”.

    Eu sinceramente não sei se o país está pronto para abrir todos os documentos de nosso período de “regime de excessão”, não sei se a população saberia lidar bem com essa verdade, sinceramente vejo o peso político em retirar influência e força dos militares como um aspecto muito mais importante nessa “jogada” toda, do que a verdade em si.

    E sinceramente, essa comissão pode desandar para um lado de “revanchismo” contra os militares, que hoje é o cruel fato das Forças Armadas Argentinas e de outros países que passaram por “regimes de excessão” tais como nós.

Comentários não permitidos.