Israel quer ampliar visita de Lula

http://f.i.uol.com.br/folha/mundo/images/09315268.jpeg

Daniela Kresch, de Tel-Aviv, Especial Para o Estado

O governo israelense está se empenhando para ampliar a duração e o escopo da visita do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva ao país. Lula desembarca em Israel em 14 de março para a primeira viagem oficial de um chefe de Estado brasileiro ao país desde sua criação, há 62 anos. Até o momento, a ideia é a de que Lula fique em Jerusalém por pouco menos de 48 horas.

Mas a chancelaria israelense quer que o líder brasileiro – que vem se destacando no cenário internacional – fique por mais tempo em Israel. “Até agora, só temos certeza da que Lula chega em 14 de março. Quando vai embora, ainda está em aberto”, afirmou a embaixadora Dorit Shavit, diretora-geral para América Latina e Caribe do Ministério das Relações Exteriores de Israel.

No entanto, as negociações nesse sentido estariam condicionadas a uma possível visita de Lula à Autoridade Palestina e à Jordânia. Em outras palavras: o Itamaraty só aceitará que Lula fique mais tempo em Israel caso a viagem também inclua encontros com autoridades palestinas e jordanianas, numa clara mensagem de que o Brasil cultiva a neutralidade no conflito entre árabes e israelenses no Oriente Médio. Em 2003, o presidente brasileiro visitou a Síria e o Líbano.

O bom relacionamento tanto com Israel quanto com os países árabes é o principal trunfo de Lula na ambição brasileira de se envolver na mediação das negociações da paz no Oriente Médio.

Fonte:CCOMSEX

1 Comentário

Comentários não permitidos.