Seul, 9 fev (EFE).- O líder norte-coreano, Kim Jong-il, se reuniu na segunda-feira à noite com o diretor do departamento de Relações Internacionais do Partido Comunista da China, Wang Jiarui, informou hoje a agência oficial norte-coreana “KCNA”.
Kim teve uma “cordial e amistosa conversa” com Wang, que viajou no sábado para Pyongyang na tentativa de retomar o diálogo de seis lados para a desnuclearização da Coreia do Norte.
Segundo a “KCNA”, Wang transmitiu a Kim uma “mensagem pessoal” do presidente da China, Hu Jintao, em um jantar oferecido pelo líder norte-coreano após o encontro.
“Kim manifestou seu agradecimento por isso” e enviou saudações ao presidente chinês, segundo a agência oficial.
A “KCNA” não revelou o conteúdo da reunião ou a mensagem do presidente da China, mas, de Pequim, a imprensa sul-coreana assegura que Kim expressou sua intenção de conseguir a desnuclearização da Península Coreana.
A viagem da delegação chinesa ocorre em meio à estagnação das conversas de seis lados sobre o desarmamento nuclear norte-coreano das quais participam Estados Unidos, China, Japão, Rússia e as duas Coreias.
A imprensa sul-coreana afirma que Kim e o representante chinês falaram sobre a retomada deste diálogo nuclear, parado desde dezembro de 2008, assim como da cooperação bilateral entre Coreia do Norte e China.
Wang Jiarui foi recebido pelo líder norte-coreano em todas as cinco viagens que fez a Pyongyang desde 2004.
A viagem de Wang coincide com a visita prevista para hoje de Lynn Pascoe, o enviado do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que conversará durante quatro dias sobre o desarmamento nuclear norte-coreano e a ajuda humanitária ao país. EFE
Sugestão Gérsio Mutti
Esse coreano sabe mt bem jogar xadrez…puro lero-lero.