Derretimento do Ártico pode custar US$ 24 tri até 2050–estudo

http://www.elephantjournal.com/wp-content/uploads/2009/02/global_warming.jpgWASHINGTON (Reuters) – O derretimento das geleiras no Ártico pode custar de 2,4 trilhões de dólares a 24 trilhões de dólares até 2050 em danos à agricultura global, aos imóveis e às seguradoras causados pelo aumento do nível dos oceanos, enchentes e ondas de calor, informou um estudo divulgado na sexta-feira. “Todos ao redor do mundo irão carregar esses custos”, afirmou Eban Goodstein, um economista do Bard College, no Estado de Nova York, e co-autor do estudo chamado “Tesouro Ártico, Ativos Mundiais Derretendo”.

Ele afirmou que o relatório, revisado por mais de uma dezena de cientistas e economistas e financiado pelo Pew Environment Group, um braço do Pew Charitable Trusts, é a primeira tentativa de calcular o tamanho das perdas de uma das regiões mais importantes para o clima mundial.

“O Ártico é o ar-condicionado do planeta e ele está começando a entrar em colapso”, disse.

O derretimento de gelo e neve no Oceano Ártico já custa ao mundo de 61 bilhões a 371 bilhões de dólares anualmente, principalmente devido a ondas de calor, enchentes e outros fatores, disse o estudo.http://www.jabulela.com/files/images/global-warming.jpg

As perdas podem aumentar, pois um Ártico mais quente tende a soltar grandes quantidades de metano. O gás teria um impacto 21 vezes maior que o dióxido de carbono no aquecimento global.

O derretimento do gelo no Oceano Ártico já está causando um aumento de temperaturas, pois a água escura, resultante do gelo derretido, absorve mais energia solar, afirmou. Isso pode causar derretimentos de mais geleiras e aumentar o nível dos oceanos.

Enquanto boa parte da Europa e dos Estados Unidos têm sofrido com nevascas e temperaturas abaixo do esperado neste inverno, as evidências aumentam de que o Ártico está em risco devido ao aquecimento.

Os gases geradores do efeito estufa saídos de escapamentos e chaminés levaram as temperaturas do Ártico, na última década, ao maior nível em pelo menos 2.000 anos, revertendo uma tendência natural de resfriamento, informou uma equipe internacional de pesquisadores no jornal Science, em setembro.

As emissões de metano do Ártico subiram 30 por cento nos últimos anos, disseram cientistas no mês passado.

Sugestão: Gériso Mutti

(Reportagem de Timothy Gardner)

Fonte: Último Segundo

1 Comentário

Comentários não permitidos.