Moscou, 5 fev (EFE).- A Rússia se reserva o direito de responder com um ataque nuclear a uma eventual agressão externa com armas nucleares ou convencionais, segundo a nova doutrina militar aprovada hoje pelo presidente russo, Dmitri Medvedev.
A nova doutrina, divulgada pelo Kremlin em seu site, ressalta que a Rússia recorreria às armas nucleares “caso a existência do Estado se veja ameaçada”.
“A Rússia se reserva o direito de empregar armas nucleares em resposta ao uso contra si ou contra seus aliados de armas atômicas e outros tipos de armamento de destruição em massa, e também em caso de agressão contra a Rússia com armas convencionais”, diz o texto.
O documento também destaca que a Rússia responderá militarmente a qualquer ataque contra um membro da chamada União Rússia-Belarus ou da Organização do Tratado de Segurança Coletiva (OTSC), a aliança militar pós-soviética, integrada por Belarus, Armênia, Cazaquistão, Quirguistão, Tadjiquistão e Uzbequistão.
Outro ponto do texto menciona como principais ameaças militares para a Rússia a ampliação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) rumo às fronteiras da Federação Russa e o escudo antimísseis dos Estados Unidos.
Além disso, se refere à proliferação de armas de destruição em massa, ao terrorismo, às reivindicações territoriais e a possíveis conflitos em países vizinhos.
Quanto aos riscoss militares internos, cita um golpe de Estado e a violação da integridade territorial da Federação Russa.
Sugestão Konner e Urbanski
Leia Também
Moscou teme “a aspiração de dotar o potencial militar da Otan de funções globais”
E. M. Pinto,
Vale a pena visitar:
http://engforum.pravda.ru/forumdisplay.php?f=26
http://engforum.pravda.ru/forumdisplay.php?f=31
http://port.pravda.ru/
http://english.pravda.ru/
http://engforum.pravda.ru/showthread.php?p=3031124
Armando Rozário ¹²³ Rio de Janeiro, Brasil – 6 de fevereiro de 2019.
Sem meios termos, direto e objetivos..vamos usar armas nucleares em uma guerra, mesmo q tenhamos provocado elea. Que Deus nos ajude.
Não acredito que os russos usem armas nucleares em uma guerra que eles eventualmente venham a provocar, até mesmo porque considerando seus vizinhos onde a tensão poderia ser maior, eles já deram o exemplo na Geórgia, eles não deixam pedra sobre pedra só com homens, bombas, tanques e vodka.
Porém uma agressão qualquer ela que seja…
Aí a “cobra vai fumar”, o urso só mostrou com isso daí que tem uma boca, cheia de dentes e garras bem afiadas, ele usa as garras para retalhar…
Mas com a “boquinha”… não vai sobrar nada… vai tudo pro saco!
Na verdade, estão falando com o vizinho , o Dragão , a China…eles sabem q o alvo depois de taiwan e á sibéria deles…daí as assertivas p q eu é vc ñ os condenem em futuro próximo, (50 anos) é isso.