Governo inaugura primeira fábrica de chip da América Latina

http://ecx.images-amazon.com/images/I/51RBubOPuzL._SL500_AA280_.jpgAgência Brasil

PORTO ALEGRE – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugura nesta sexta-feira, às 15h30, em Porto Alegre, a primeira fábrica de chip da América Latina. Trata-se do Centro Nacional em Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), criado em novembro de 2008 pelo governo e que recebeu investimentos de mais de R$ 400 milhões do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Instalada em um complexo de 14.600 metros quadrados, a empresa tem como meta desenvolver a indústria de semicondutores no Brasil, gerando condições para a consolidação da indústria microeletrônica avançada. Esse segmento corresponde a apenas a 1,7% do Produto Interno Bruto (PIB, a soma de bens e serviços produzidos no país) brasileiro.

Lula deixa o Rio Grande do Sul às 17h15, com destino a Brasília. O desembarque na Base Aérea está previsto para as 19h45.

Sugestão, Gérsio Mutti e Wii

Fonte: Jornal da Ciência

8 Comentários

  1. Ótima notícia para o setor da computação no país, assim deixamos de depender tando na indústria externa podendo expandir o empreendimento.

  2. Vamos com calma pessoal. Essa empresa pe nova e seus investimentos são pequenos. Logo o produto fabricado não agrega tanta tecnologia assim. Nos não vamos inalgurar uma fabrica de chips e logos sirmos para fabricar processadores e etc. Aida tems uma caminho muito longo para percorrer.

    Ainda presisamos de mais investimento do governo para essa área, sem falar que tanbém presisamos de uma educação de qualidade e de uma psotura economica mais favoravel ao empreendedorismo. Com incentivo a emprestimos, assim, nós estimulamos o mercado menor que cresce muito mais rapido.

    É assim mesmo Brasil, de gota em gota, a represa enche.

  3. 05/02/2010 às 16:47 | #4
    Citar

    salve Wi, estou editando esta matéria agora mesmo.
    ela me foi enviada pelo participante G.Mutti.
    Obrigado pela sugestão seu nome também constará na lista.

    Grande Abraço
    E.M.Pinto
    _______________________________

    Salve E.M. Pinto,

    parabéns pelo blog, que para mim é uma referencia e pela
    agilidade em postar as notícias, quando a gente está indo plantar o feijão, você já está voltando com a feijoada!

    um abraço

    Wi

  4. Chacal 20,

    com certeza não são muitos e senão me engano, no hemisfério sul do planeta o Brasil é o único.

    *O CEITEC é um centro não somente para a produção de chips e circuitos integrados, más vai poder projetar, desenvolver e fabricar circuitos integrados de usos específicos, que hoje são importados, têm alto custo e demoram muito para ser produzidos e entregues.

    “O centro possui duas unidades principais, uma unidade fabril e um centro de pesquisa e desenvolvimento. O centro de pesquisa e desenvolvimento conta com engenheiros altamente especializados que realizam projetos comerciais de circuitos integrados de grande complexidade.”

    “Segundo o Ministério da Ciência e Tecnologia, a expectativa para 2010 é de que o Centro empregue 120 engenheiros, incluindo mestres, doutores, engenheiros com larga experiência na indústria de circuitos integrados e recém-formados. A fábrica também deve empregar ainda cerca de 40 profissionais com alta especialização.”

  5. Grande notícia, mesmo que seja um primeiro passo tímido e pequeno.

    Vamos rezar para que as grandes mentes de nosso governo possam manter o ritmo de investimento desse pequeno trunfo.

    Bruno Luiz, concordo que o produto hoje não agrega quase nada em tecnologia, ou até mesmo em pesquisa e valor propriamente dito, mas é um salto entre duas montanhas muito distantes entre ter uma instalação dessa, mesmo que seja “Fabriqueta do quintal do Pedro da Boleia”, e não ter nada.

    Acredito também que temos polos que produzem cabeças pensantes para trabalhar nessa área sim, não somos grandes exportadores de cérebros, mas exportamos alguns devido a ausência de possibilidade de aproveitamento, além dos baixos salários e incentivos.

Comentários não permitidos.