Defesa & Geopolítica

Dinamarca decide acelerar processo de decisão para nova aeronave de caça

Posted by

http://farm3.static.flickr.com/2205/1807704780_0a9e4f4172.jpg

A publicação de negócios Ingeniøren da Dinamarca informou que o Ministro da Defesa do país, Søren Gade, está agora solicitando uma rápida decisão para compra de novas aeronaves de caça para substituir sua antiga frota de caças F-16.

Um relatório recente informou que a frota de 60 aeronaves F-16AM e BM da Real Força Aérea da Dinamarca estaria custando cerca de US$ 547.000 por ano para manter cada aeronave em operação, devido a vida operacional – a frota de F-16 foi adquirida entre 1980 e 1982. Apenas 48 aeronaves encontram-se operacionais.

Uma corrida para aquisição de um novo caça pode significar o final das aspirações da Dinamarca de comprar o F-35 Joint Strike Fighter, que possivelmente estará pronto depois de 2018. “Uma decisão dará a indústria da Dinamarca melhores oportunidades de difinir fonecedores preferenciais para garantir os pedidos e o acesso a tecnologia  avançada e aos métodos de produção,” disse Gade num memorando enviado aos membros do Gabinete de defesa, conforme informou a agência Ingeniøren.

Em outubro do ano passado Gade disse: “’Eu gostaria de ter um acordo político no próximo mês de julho, mas a coisa mais importante é tomar as decisões certas. Eu vou ter que viver com isso: e odiaria ser o que tomou a decisão errada.”

Fonte: Ingeniøren – Tradução e Adaptação do texto: Cavok

5 Comments

shared on wplocker.com