Brasil nega acordo para receber urânio do Irã

http://o.aolcdn.com/photo-hub/news_gallery/6/3/639082/1259011534194.JPEG

Apesar da disposição de Teerã em enviar material nuclear ao exterior, AIEA ainda não foi notificada oficialmente

Catarina Alencastro

e Renato Grandelle

BRASÍLIA e RIO. O Itamaraty evitou comentar ontem as intenções do governo do Irã de ter o Brasil como destino de seu urânio enriquecido. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, ainda não houve qualquer conversa sobre o tema. A possibilidade foi levantada pelo ministro das Relações Exteriores iraniano, Manouchehr Mottaki, dias depois da visita do colega brasileiro, Celso Amorim, a Teerã.

Outra hipótese aventada foi a de o Brasil servir como uma espécie de “fiador” do material, atuando na entrega do produto a outro país que realizaria o processo de enriquecimento para fins pacíficos. O Itamaraty nega que qualquer uma dessas possibilidades tenha sido discutida.

Brasil não tem condições de enriquecer a substância

Qualquer acordo comercial entre os dois países envolvendo o urânio esbarraria em pelo menos duas limitações. O Brasil só enriquece a substância a até 3%, enquanto Teerã quer tê-la a 20%. Outro obstáculo é a limitação da indústria brasileira. Apenas 2,6% do urânio usado nas usinas de Angra 1 e 2 são enriquecidos no país: o resto vem de um consórcio formado por Holanda, Alemanha e Reino Unido.

No início da década, um projeto do governo federal previa a instalação de dezenas de cascatas em Resende, cada uma contendo várias centrífugas, mas apenas uma está em funcionamento. Por falta de recursos, as demais nunca saíram do papel. O presidente da Associação Brasileira de Energia Nuclear (Aben), Guilherme Camargo, diz que seriam necessários até US$300 milhões para completar o programa.

– O Brasil é autossuficiente na produção de urânio concentrado para consumo próprio. Mas, quando se trata de urânio enriquecido, nosso domínio industrial está em fase embrionária – explicou Camargo.

O novo embaixador americano em Brasília, Thomas Shanon, evitou polemizar sobre a relação do Brasil com o Irã. Ele se limitou a dizer que o país é soberano e não precisa de autorização dos Estados Unidos para agir de acordo com seus interesses. Ele ressaltou ainda a importância do papel de mensageiro que o Brasil desempenha junto ao governo do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad.

– Temos um diálogo intenso com o Brasil e outros países dentro do Conselho de Segurança. O Brasil tem um papel importante, de comunicar o Irã sobre as preocupações mundiais com seu programa nuclear, especialmente com a falta de transparência, com os direitos humanos, políticos e civis, além da liberdade religiosa – afirmou o embaixador.

A súbita aceitação de Teerã do envio de urânio ao exterior pode ser um ato de boa vontade rumo à mesa de negociações. Mas, enquanto não houver um comunicado formal à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), líderes mundiais veem com desconfiança as intenções do presidente Mahmoud Ahmadinejad. Na Rússia, o presidente da comissão de Relações Exteriores do Parlamento, Konstantin Kosachyov, fez coro a Estados Unidos e França e afirmou que o Ocidente está cada vez mais perto de apertar as sanções econômicas ao país.

– O Irã muda constantemente de opinião – disse Kosachyov, referindo-se à indecisão de Ahmadinejad, que havia já sinalizado a possibilidade de enviar urânio ao exterior em novembro passado, voltando atrás pouco depois.

Já a China insiste no caminho da diplomacia. Segundo o chanceler chinês, Yang Jiechi, novas sanções ao regime dos aiatolás seriam “contraproducentes”.

No último round da guerra de nervos travada acerca do programa nuclear nos últimos meses, oficiais iranianos acusaram ontem os EUA de incitar o mundo a uma “Irãfobia”.

– Não querem ver boas relações entre nós e nossos vizinhos no Golfo – disse o chefe do Estado-Maior do Irã, general Hassan Firouzabadi, à agência estatal iraniana Irna.

Fonte: CCOMSEX

3 Comentários

  1. Quem quer participar do conselho de segurança tem que ter jogo de cintura para lidar com situações como esta, mas pow, o Brasil em todo encontro oficial entre os dois governos o Brasil trata do assunto do programa nuclear iraniano, agora que eles, o Irã nos coloca no olho do furação queremos pular fora, é um tanto quanto estranho esta nossa política externa.
    Abraço.

  2. Nos metemos onde não somos chamados, oferecemos ajuda, apertamos as mãos e na hora de fazer a coisa acontecer caímos fora? Que porcaria de diplomacia e política externa são essas que o Itamaraty e o GF estão planejando? É assim que queremos aumentar nossa credibilidade geopolítica e um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU? Que fiasco!

Comentários não permitidos.