EUA e Rússia chegam a acordo prévio para reduzir arsenal nuclear, diz jornal

http://www.mnn.com/sites/default/files/main_start_treaty.jpg

da Folha Online

Negociadores dos Estados Unidos e da Rússia chegaram a um acordo preliminar sobre o primeiro tratado de redução de armas nucleares em quase duas décadas, informou nesta terça-feira o jornal “The Wall Street Journal”, citando fontes oficiais.

O acordo diminuiria o número de ogivas nucleares instaladas e limitaria severamente o número de mísseis e bombardeiros que poderiam carregá-las, segundo o jornal, que informou que um enviado do presidente Barack Obama foi a Genebra para finalizar os últimos detalhes do acordo, onde serão discutidos todos os elementos.

Em 24 de janeiro, o presidente russo, Dmitri Medvedev, disse que o novo estava “95% pronto”, e em seu discurso ao Congresso sobre as metas do governo para os próximos 12 meses, três dias depois, Obama disse que a negociação com a Rússia estava sendo completada.

O novo tratado deve substituir o Start, assinado em 1991, que expirou em dezembro. Obama e o presidente russo concordaram em julho passado buscar um novo texto, cortando os arsenais de ambos os lados para um total de ogivas variando entre 1.500 e 1.675 ogivas, cada um.

Em dezembro, negociações em Genebra foram suspensas para as festas de fim de ano, em meio a diferenças persistentes sobre os meios de verificação e a defesa contra mísseis. A retomada das conversações estava marcada para o último dia 14, mas a previsão agora é que o próximo encontro entre as partes aconteça na segunda-feira (25).

Negociadores americanos têm resistido à demanda da Rússia de incluir no acordo um plano de monitoramento dos interceptores de que estão sendo implantados na Europa. Mas Moscou também tem sido relutante em conceder aos especialistas dos EUA acesso aos dados da Rússia sobre novos testes de mísseis, um ponto que, segundo o “Wall Street Journal”, teria sido acertado durante conversa telefônica entre Obama e Medvedev na semana passada.

Sugestão: Lucas Urbanski e Gérsio Mutti

Fonte: Folha On line

2 Comentários

  1. Demorô,já é,espero q td as potencias nucleares sejam obrigadas , por questões morais e religiosas, a assinar tratados p diminuição de seus arsenais e eliminação dos mesms, é sonho eu sei..vamos tentar..Ah! é ñ se esqueçam dos sionistas, tem um montão de bombas atômicas malocadas.

  2. kkkkkkkkkkkkkk, sempre que leio sobre isso eu do risada,me acompanhe…..eles assinam um tratado para diminuir para 1500 ogivas cada lado, mas e quem vai lá conta kkkkkk?e mesmo se contassem,você acha que nenhum deles tem bases ultra-secretas com coisas muito superiores a essas bombas da década de 40,e sua irmã da decada de 50?e essas “coisas” que digo provavelmente nem sejam bombas como conhecemos!!

Comentários não permitidos.