França recebe os primeiros blindados 4×4 ARAVIS

http://www.defensenews.com/pgf/stories06/061508_aravis_470.JPG

Por Victor M. S. Barreira

O Exército Francês (l’Armée de Terre) recebeu os primeiros blindados 4×4 ARAVIS da Nexter Systems, designados VBHP (Véhicule Blindé Autement Protégé).

Quatro dos 15 veículos encomendados pela DGA (Délégation Générale pour l’Armement), em abril de 2009, por cerca de €$ 20 milhões, foram recebidos pela STAT (Section Technique de l’Armée de Terre), estando a conclusão das entregas previstas para abril. O cronograma define a entrega de quatro em janeiro, quatro em fevereiro, mais quatro em março e os últimos três em abril deste ano.

http://www.armyrecognition.com/images/stories/europe/france/wheeled_armoured/aravis_nexter_systems/pictures/Aravis_Nexter_Systems_mine_protected_wheeled_armoured_vehicle_personnel_carrier_French_France_004.jpgA maioria da frota será despachada para o Afeganistão, onde será operada pelas tropas de Engenharia do Exército Francês a serviço da ISAF (International Security Assistance Force), juntamente com os veículos de detecção e limpeza de campos minados 6×6 Force Protection Inc Buffalo e 4×4 DCD Dorbyl RSD Husky, conhecido por SOUVIM 1 (Système d’OUVerture d’Itinéraire Miné).

Para complementar os SOUVIM 1, a MBDA vai entregar até ao final deste ano quatro veículos temporariamente designados de SOUVIM 2, encomendados pela DGA em 2008.
http://www.areamilitar.net/directorio/IM_ter/Aravis_001.jpg
O veículo blindado de 12, 5 toneladas está possui um motor Mercedes Benz OM924 de 218 HP que lhe confere uma velocidade máxima de cerca de 100 km/h e autonomia próxima de 750 km. Dos subsistemas incluídos nos veículos, destacam-se uma torre remotamente operada Kongsberg Protech Systems Protector M151A2 anteriormente escolhida para a modernização dos veículos de transporte de tropas 4×4 VAB (Véhicule de l´Avant Blindé), programa levado a cabo pela Renault Trucks Defense e designado de VAB-TOP  e ainda um sistema exterior de observação periférica HexaVision cujos controles estão situados no interior.


http://infos.fncv.com/public/2009/aravis-blinde-nexter-antimine-4x4-armoured-protected.jpgA proteção dos ocupantes é feita por um módulo blindado designado de SAFEPRO, totalmente integrado no chassis Unimog U5000. O ARAVIS é, na atualidade, considerado por muitos o único 4×4 tipo MRAP (Mine Resistant Ambush Protected) que excede o nível 4 de proteção do STANAG 4569 no que diz respeito à balística, minas, detonações de dispositivos explosivos e de projéteis de até 155 mm.

O ARAVIS foi apresentado pela Nexter System à DGAM (Dirección General de Armamento y Material) espanhola a título de informação. Na Espanha, a Nexter Systems e a empresa local GTD criaram uma parceria designada de Ibersystems de Defensa, entidade que gere a proposta industrial constituída em torno do blindado de combate de infantaria 8×8 VBCI (Véhicule Blindé de Combat d’Infanterie). Este blindado concorre ao programa VBR, que visa dotar o Ejército de Tierra com uma nova família de blindados 8×8 para substituir os BMR-600M1 e VEC-25.

Nota do Blog

Parece o Guará não?

http://www.estadao.com.br/fotos/avibras_div.jpg

Fonte:Tecnologia&Defesa

7 Comentários

    • Salve Blau blau, sinceramente nãos ei te dizer mas acho que o Guará estaria na mesma categoria do ARAVIS sim.
      o Grande problema é que o Guará é fruto da iniciciativa própria da AVibras e não vejo ai interesse no Exército Brasileiro por veículos assim, pelo menos por hora.
      Para mim ele seria um veículo MRAP mas não temos esta doutrina de emprego, creio que o teatro onde operamos (pelo menos pro enquanto) não exige esta proteção a minas terrestres (não na intensidade como os conflitos do Afeganistão e Iraque) .
      Acho que precisaríamos avaliar esta doutrina e ver se médio e ou longo prazo teríamos um veículo assim.
      grande abraço
      E.M.Pinto

  1. Muito semelhante ao Guará sem dúvida, porém a diferença clara é na tarefa definida.

    O Guará é um veículo de categoria intermediária, entre o tipo MRAP e o tipo do Humvee americano.
    Por isso imagino que o Guará não tenha despertado o interesse do EB até o momento, porém vejo um trunfo em um veículo intermediário e não um problema.

    Sobre cópias, acho que vale o dito que reina na internet: “Nada se cria, tudo se copia”

  2. Sei que beleza não faz muita diferença em veículos militares, porém prefiro muito mais o design do Guará, fora a frente, essa a do Aravis ficou bem melhor.

    Ps: Uma pergunta, por que é que mesmo com um formidável veículo blindado como esse sendo produzido em nosso território, a Secretaria de Segurança do RJ insiste em encomendar blindados do exterior? Blindados que inclusive são de péssima qualidade, quebraram no primeiro confronto.

  3. É mto simples, aonde veículos MRAP como esse ARAMIS vão , o Guará não vai; explode.
    Aonde os americanos usam o Humvee, nós temos aquela outra vitima de ied em potencial, o Agrale Marruá.
    Dado que o EB graças aos céus não se interessou, não é de se surpreender que a SSP-RJ não ache esse veículo assim tão formidável.
    Seria mto mais interessante que houvesse investimento no Chivunk do EB, esse sim um design pré-MRAP válido e sintonizado c/ o que se passa no Afeganistão e Iraque.

Comentários não permitidos.