Por Victor M. S. Barreira
O Exército Francês (l’Armée de Terre) recebeu os primeiros blindados 4×4 ARAVIS da Nexter Systems, designados VBHP (Véhicule Blindé Autement Protégé).
Quatro dos 15 veículos encomendados pela DGA (Délégation Générale pour l’Armement), em abril de 2009, por cerca de €$ 20 milhões, foram recebidos pela STAT (Section Technique de l’Armée de Terre), estando a conclusão das entregas previstas para abril. O cronograma define a entrega de quatro em janeiro, quatro em fevereiro, mais quatro em março e os últimos três em abril deste ano.
A maioria da frota será despachada para o Afeganistão, onde será operada pelas tropas de Engenharia do Exército Francês a serviço da ISAF (International Security Assistance Force), juntamente com os veículos de detecção e limpeza de campos minados 6×6 Force Protection Inc Buffalo e 4×4 DCD Dorbyl RSD Husky, conhecido por SOUVIM 1 (Système d’OUVerture d’Itinéraire Miné).
Para complementar os SOUVIM 1, a MBDA vai entregar até ao final deste ano quatro veículos temporariamente designados de SOUVIM 2, encomendados pela DGA em 2008.
O veículo blindado de 12, 5 toneladas está possui um motor Mercedes Benz OM924 de 218 HP que lhe confere uma velocidade máxima de cerca de 100 km/h e autonomia próxima de 750 km. Dos subsistemas incluídos nos veículos, destacam-se uma torre remotamente operada Kongsberg Protech Systems Protector M151A2 anteriormente escolhida para a modernização dos veículos de transporte de tropas 4×4 VAB (Véhicule de l´Avant Blindé), programa levado a cabo pela Renault Trucks Defense e designado de VAB-TOP e ainda um sistema exterior de observação periférica HexaVision cujos controles estão situados no interior.
A proteção dos ocupantes é feita por um módulo blindado designado de SAFEPRO, totalmente integrado no chassis Unimog U5000. O ARAVIS é, na atualidade, considerado por muitos o único 4×4 tipo MRAP (Mine Resistant Ambush Protected) que excede o nível 4 de proteção do STANAG 4569 no que diz respeito à balística, minas, detonações de dispositivos explosivos e de projéteis de até 155 mm.
O ARAVIS foi apresentado pela Nexter System à DGAM (Dirección General de Armamento y Material) espanhola a título de informação. Na Espanha, a Nexter Systems e a empresa local GTD criaram uma parceria designada de Ibersystems de Defensa, entidade que gere a proposta industrial constituída em torno do blindado de combate de infantaria 8×8 VBCI (Véhicule Blindé de Combat d’Infanterie). Este blindado concorre ao programa VBR, que visa dotar o Ejército de Tierra com uma nova família de blindados 8×8 para substituir os BMR-600M1 e VEC-25.
Nota do Blog
Parece o Guará não?
7 Comments