Conheça um pouco mais sobre o Navio-Veleiro “Cisne Branco”

O Navio-Veleiro (NVe) “Cisne Branco”, da Marinha do Brasil, participa desde o dia 31 de janeiro, do evento “Grandes Veleiros Rio 2010 – Velas Sudamérica”. Trata-se de um encontro de veleiros das marinhas de nove países das Américas.

O “Cisne Branco” é um veleiro de grande porte (Tall Ship), construído em Amsterdã, Holanda, pelo Estaleiro Damen. Teve sua quilha batida em 9 de novembro de 1998, tendo sido lançado ao mar e batizado em 4 de agosto de 1999, entregue à Marinha do Brasil em 4 de fevereiro de 2000 e incorporado a Armada em 9 de março do mesmo ano.

Realizou sua viagem inaugural, a travessia comemorativa dos “500 anos de Descobrimento do Brasil”, cruzando o Atlântico da mesma forma que o fez Pedro Álvares Cabral, no ano de 1500. O projeto do “Cisne Branco” inspira-se nos desenhos dos últimos “Clippers” construídos no final do século XIX. O NVe tem um navio irmão, chamado “Stad Amsterdam”, de bandeira holandesa, lançado ao mar em 2000.

A construção do navio ocorreu em tempo recorde – um ano e três meses – e teve, como principal propósito, permitir ao Brasil participar com um navio de propulsão à vela, da histórica travessia comemorativa dos 500 anos de seu descobrimento.

Saiba mais sobre o Navio-Veleiro “Cisne Branco”

Fonte: Marinha do Brasil

4 Comentários

  1. Poderiam colocar o Cisne Branco pra navegar nos rios brasileiros também, assim os cidadãos que vivem no interior do Brasil teriam a possibilidade de admira-lo também… certo temos os dramas das pontes e outros impedimentos, bastaria tiras as arvores e monta-los novamente quando chegasse em uma cidade com porto fluvial.

    Boa idéia não??? Marinha pensa um minutinho na coisa, se é realizavel.

  2. Belíssimo navio!

    Água não é muito a minha praia, mas dos “veleiros escola” que existem por aí, acredito que o “Cisne Branco” seja um dos melhores, pois dos mais bonitos já é com certeza!

    E.M. fica de sugestão colocar um vídeo com a canção do Cisne Branco!!
    Creio ser um dos mais belos hinos militares também!

    • Carcará. já divulgamos aqui no dia do marinheiro, com letra e vídeo.
      também acho um dos melhores e é uma ícone nas canções militares.
      grande abraço E.M.Pinto

Comentários não permitidos.