Defesa & Geopolítica

Conheça um pouco mais sobre o Navio-Veleiro “Cisne Branco”

Posted by

O Navio-Veleiro (NVe) “Cisne Branco”, da Marinha do Brasil, participa desde o dia 31 de janeiro, do evento “Grandes Veleiros Rio 2010 – Velas Sudamérica”. Trata-se de um encontro de veleiros das marinhas de nove países das Américas.

O “Cisne Branco” é um veleiro de grande porte (Tall Ship), construído em Amsterdã, Holanda, pelo Estaleiro Damen. Teve sua quilha batida em 9 de novembro de 1998, tendo sido lançado ao mar e batizado em 4 de agosto de 1999, entregue à Marinha do Brasil em 4 de fevereiro de 2000 e incorporado a Armada em 9 de março do mesmo ano.

Realizou sua viagem inaugural, a travessia comemorativa dos “500 anos de Descobrimento do Brasil”, cruzando o Atlântico da mesma forma que o fez Pedro Álvares Cabral, no ano de 1500. O projeto do “Cisne Branco” inspira-se nos desenhos dos últimos “Clippers” construídos no final do século XIX. O NVe tem um navio irmão, chamado “Stad Amsterdam”, de bandeira holandesa, lançado ao mar em 2000.

A construção do navio ocorreu em tempo recorde – um ano e três meses – e teve, como principal propósito, permitir ao Brasil participar com um navio de propulsão à vela, da histórica travessia comemorativa dos 500 anos de seu descobrimento.

Saiba mais sobre o Navio-Veleiro “Cisne Branco”

Fonte: Marinha do Brasil

4 Comments

shared on wplocker.com