Zapatero diz que Somália é uma ameaça ao mundo

http://alfragidexxi.blogs.sapo.pt/arquivo/zapatero.jpg

EFE  —  O chefe do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, afirmou hoje que a “Somália é um risco” e exigiu uma resposta “contundente e preventiva” da comunidade internacional para evitar que o país vire “um caldo de cultivo” para o terrorismo, os sequestros e a pirataria.

Zapatero, cujo país encontra-se à frente da Presidência rotativa da União Europeia (UE), fez essas declarações na condição de convidado de honra da 14ª Cúpula da União Africana (UA).

Durante a abertura do encontro de líderes africanos, o chefe do Governo espanhol condenou “a indignidade” da escravidão sofrida pelo povo da África, “um episódio nefasto da história da humanidade”.

Além de ratificar o compromisso da Espanha com a ajuda ao desenvolvimento, Zapatero falou a importância de o mundo apoiar o Governo de transição somali, uma vez que o esforço internacional realizado até o momento foi “insuficiente” para conter os rebeldes do país.

A Somália “sofre” e pode virar, como ocorre com outros lugares do planeta, um terreno fértil para “os piores comportamentos humanos”, acrescentou o governante.

Neste contexto, o espanhol garantiu que o compromisso de Madri com a paz, a estabilidade e a luta contra o crime organizado é “firme”.

Zapatero também pediu a todos os líderes africanos presentes na cúpula que avancem na liberdade, na paz e na democracia, três valores que exigem a ampliação do pluralismo político e social, o combate à corrupção, o compromisso com os direitos humanos e a erradicação da tortura e da pena de morte.

“É a democracia e a liberdade que fortalecem a estabilidade e a paz”, afirmou o chefe do Governo espanhol, que aproveitou a ocasião para parabenizar Togo e Benin por terem se unido aos esforços internacionais para acabar com a pena de morte.

Sugestão e colaboração: Konner

Fonte:  Terra

1 Comentário

Comentários não permitidos.