Teste de míssil dos EUA que simulou ataque do Irã fracassa

http://msnbcmedia2.msn.com/j/msnbc/Components/Photo_StoryLevel/080606/080606-missile-defense-vmed-1230a.widec.jpgUma tentativa dos Estados Unidos de abater um míssil balístico que simulava um ataque do Irã fracassou devido a uma falha num radar fabricado pela empresa Raytheon, disse o Departamento de Defesa. O teste abortado sobre o oceano Pacífico coincidiu com um relatório do Pentágono segundo o qual o Irã teria ampliado a capacidade dos seus mísseis balísticos e já constituía uma ameaça “significativa” para as forças dos EUA e de seus aliados na região do Oriente Médio.

A Agência de Defesa de Mísseis disse que no teste de domingo tanto o míssil-alvo, lançado de Kwajalein, nas ilhas Marshall, quanto o interceptador, disparado da Base Aérea de Vandenberg, na Califórnia, funcionaram normalmente.

“Entretanto, o radar marítimo de banda-X não funcionou conforme o esperado”, disse a agência em seu site, acrescentando que funcionários vão investigar o defeito. O radar de banda-X é um importante componente da defesa terrestre contra mísseis em pleno curso, principal recurso dos EUA contra projéteis de longo alcance, em cuja ogiva podem viajar armas químicas, biológicas, atômicas ou convencionais.

Foi a primeira vez que os EUA testaram sua defesa de longo alcance contra um ataque iraniano simulado. Testes anteriores haviam imitado a rota de um míssil lançado da Coreia do Norte.

A Revisão do Pentágono sobre a Defesa contra Mísseis Balísticos, divulgada na segunda-feira, disse que Teerã desenvolveu e adquiriu mísseis balísticos capazes de atingirem alvos no Oriente Médio e no Leste Europeu, e estaria instalando um número crescente de mísseis balísticos regionais móveis.

No passado, o programa iraniano de mísseis recebeu apoio da Rússia, da China e da Coreia do Norte, e Teerã ainda depende de fontes externas para muitos componentes e peças dos mísseis, segundo a Agência de Inteligência da Defesa.

Fonte: Terra

3 Comentários

  1. Se o Irã não estivesse fortalecendo suas capacidades de defesa e principalmente de retaliação, já teria sido atacado.

    O EUA (e Israel) está buscando maneiras de anular a capacidade de retaliação do Irã, no caso de um ataque ao Irã. Espero que o irã continue mantendo sua capacidade de retaliação, porque senão, os piratas yankes vão atacar.

    A lição que fica. É que frente a um inimigo muito mais poderoso, uma forte defesa não basta. É preciso possuir a capacidade de retaliação, de atingir o eventual agressor
    dentro do seu próprio território. Mesmo que não se tenha chances de vitória, este poder de retaliação funciona como um forte fator dissuasivo.

  2. É isso aíh, a capacidade de levar a guerra ao território ao atacante…congela qualquer ataque, é eles estão cercando o irã com armas bem pontuais, e os ataques suicidas dentro do irak estão aumentando, no afeganistão a mesma coisa..ou seja o irã está no ataque , só falta os Palestinos se revoltarem contra os invasores de suas terras , os sionistas…é o Hesbollah…O quadro fica completo, será o armagedon?

Comentários não permitidos.