Ministro chinês pede aos EUA veto de venda de armas a Taiwan

http://www.dominica-weekly.com/wp-content/uploads//2007/06/china-vs-taiwan.jpgEFE  —  O ministro de Assuntos Exteriores da China, Yang Jiechi, pediu neste domingo aos Estados Unidos para suspender a venda de armas a Taiwan e qualificou o plano de Washington de “decisão errada”, informou hoje a imprensa local.

Yang, que está em visita oficial ao Chipre, exigiu que os EUA adotem uma atitude séria em relação à posição chinesa, respeitem seus interesses fundamentais, revoguem imediatamente a “decisão errada” e suspendam a venda de armas a Taiwan para não solapar as relações entre ambas as potências.

O ministro acrescentou que a China se opõe firmemente ao plano de Washington, já que “tal ação é contrária ao compromisso dos EUA de apoiar o desenvolvimento pacífico das relações entre ambos os lados do Estreito”.

O Governo dos EUA manifestou na sexta-feira passada ao Congresso sua intenção de vender armas a Taiwan por um valor de mais de US$ 6 bilhões, incluindo helicópteros Black Hawk e baterias de mísseis Patriot, apesar dos protestos da China.

Sugestão e colaboração: Konner e Gérsio Mutti


Leia Também

China quer impor sanções a empresas que venderem armas a Taiwan

China reitera que soberania do Tibete não é negociável

Fonte:  Terra

1 Comentário

Comentários não permitidos.