Cuzco: 62 brasileiros embarcam em C-130 da FAB para voltar ao Brasil

http://www.fab.mil.br/sis/enoticias/imagens/pub/5395/i1013117074957922.jpg

A bordo de um C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira, 62 brasileiros embarcaram às 17h50, horário de Brasília, de Cuzco, no Peru, para o Brasil. O grupo estava entre os turistas que ficaram ilhadas por uma semana em Águas Calientes por causa das fortes chuvas que atingiram a região. A aeronave fará uma escala técnica em Rio Branco, e deve chegar ao Rio de Janeiro às 4 horas de amanhã (01/02).

Um dos passageiros é o contador Mauro Fornazari, de Santa Catarina. Ele contou que fazia um tour com a mulher e os dois filhos pela América Latina quando ficou isolado por conta com as enchentes com  pelo menos outros 280 brasileiros. “É um orgulho depois de uma experiência dessas entrar em uma aeronave da FAB. Pra gente, é um pedacinho do solo brasileiro”, disse ele ao embarcar.

A advogada Flávia Faria, do Rio de Janeiro, também está no avião. Para ela, a maior lição dessas férias foi a solidariedade entre as pessoas. “Até desconhecidos se acolhiam como uma família”, contou emocionada.

A missão da FAB também ajudou os peruanos. O avião, que saiu ontem (30/01) da Base Aérea do Galeão, levou 14 toneladas de alimentos para ajudar às vítimas das enchentes. A doação foi recebida pelo Presidente Regional de Cuzco, Hugo Sayan. “Não temos palavras para agradecer aos irmãos brasileiros pelo calor humano e pela solidariedade. Todo esse alimento será imediatamente distribuído para a população carente”, afirmou. Segundo ele, mais de cinco mil casas foram destruídas e 29 mil famílias estão desabrigadas.

O embaixador do Brasil no Peru, Jorge Taunay, acompanhou o embarque dos brasileiros no aeroporto. Ele elogiou o governo peruano pela eficiência no resgate dos turistas que estavam isolados em Águas Calientes: “Foi uma ponte aérea que primou pela eficiência na logística e na técnica”.

Os meios de comunicação interessados em cobrir a chegada da aeronave na Base Aérea do Galeão deverão fazer contato por meio do telefone (61) 9961.4239.

OBSERVAÇÃO: A nova previsão de pouso na Base Aérea do Galeão é 5h30. A imprensa é esperada às 5 horas.

Fonte: Força Aérea Brasileira