Brasil pede ‘uma chance’ para negociações com o Irã

http://oglobo.globo.com/fotos/2009/05/15/15_MHG_pais_celso-amorim5568.jpg

O ministro brasileiro das Relações Exteriores, Celso Amorim, considerou nesta segunda-feira em Paris que, se for dada uma “oportunidade às discussões” com o Irã, “há uma chance de se encontrar uma solução pacífica”.

“Conversamos com alguns países, sobretudo com o próprio Irã e com autoridades do Grupo dos Seis, e nos parece que, se for dada uma chance para negociações (…) sérias, há uma possibilidade de encontrarmos uma solução pacífica para essa situação”, disse Amorim em em Paris, onde chegou proveniente de Davos (Suíça).

Amorim negou que o Brasil esteja desempenhando um papel mediador, embora tenha dito que o país “mantém boas relações com o Irã e também com os países ocidentais, Estados Unidos, França”.

“Por mais que possamos fazer algo para facilitar o diálogo (…), em última instância vai depender de as duas partes quererem dialogar”, declarou o chanceler brasileiro depois de considerar que a Turquia estaria em boa condição para mediar o impasse.

“É uma opinião minha. A Turquia é um país que mantém boas relações com o Irã e, ao mesmo tempo, é membro da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).”

Amorim, que na terça-feira pronunciará um discurso no fórum internacional “Global Zero”, que defende a eliminação de todas as armas nucleares, ressaltou que no caso iraniano é preciso buscar “uma solução que não signifique sofrimento para o povo iraniano”.

Lembrou que, como embaixador do Brasil na ONU e depois ministro das Relações Exteriores durante a guerra do Iraque, 2003, acompanhou de perto a crise com o Iraque. “Vi essa escalada na qual as coisas vão adquirindo um caráter inevitável, em que ninguém sai ganhando.”

“Não estou comparando o Irã ao Iraque em aspecto algum”, mas “é muito importante buscar soluções pacíficas”, afirmou o ministro brasileiro.

Fonte: Último Segundo

4 Comentários

  1. Se o Brasil acha que esta pronto para mediar uma tensão entre o Irã e o CS, não custa nada dar uma chance.
    Abraço.

  2. parece tudo lindo!

    mais ate agora n entendi qual o intersse do Brasil no Irã e Oriente Medio

    duvido que seja só para fazer media!

  3. Realmente ñ é p fazer média, + p obter média alta;p eu , q o BRASIL sai desta outra enrascada…vai ter o ataque ao irã, é desição já tomada, tanto os ianks quanto os sionistas, tem o apoio de sauditas é outros arabes..Questão de tempo.Agr q é uma temeridade ,isso todos nós o sabemos …Os iranianos q se preparem, é bem .Que Deus os ajude , é a nós também.

Comentários não permitidos.