Solenidade no RJ marca centenário de nascimento do Brigadeiro Nero Moura

http://www.livrepensamento.com/wp-content/uploads/2009/04/neromoura1.jpg

Passado, presente e futuro estiveram juntos na manhã do dia 30 de janeiro na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, durante a solenidade que marcou o centenário de nascimento do Brigadeiro Nero Moura, patrono da Aviação de Caça no Brasil. Sob rasantes das aeronaves F-5 e A-1, diversas gerações de caçadores da Força Aérea brasileira se reuniram para homenagear o líder da vitoriosa campanha da Itália durante a II Guerra Mundial, nascido em 30 de janeiro de 1910.

O Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, Comandante da Aeronáutica e piloto de caça, presidiu a cerimônia e conclamou a todos os militares da FAB que se espelhem nas lições da vida do Brigadeiro Nero Moura em benefício da Força Aérea e do país. “O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem”, ressaltou em discurso.http://www.fab.mil.br/sis/enoticias/imagens/pub/5393/i1013017561655280.jpg

Após a benção do Capelão da Base Aérea de Santa Cruz, Eleonora Maria Moura, filha de Nero Moura, acompanhada pelo Comandante da Aeronáutica e do Major-Brigadeiro Meira, veterano do 1° Grupo de Aviação de Caça na Itália, colocou uma coroa de flores sobre o túmulo do seu pai, localizado próximo à pista de pouso.

Emocionada, ela lembrou do homem que se dedicava com afinco ao cumprimento de cada missão, seja na guerra ou na paz. “A vida dele era a Força Aérea, os aviões e os comandados”, disse.

E muitos sucessores de Nero Moura foram à cerimônia. Estiveram presentes o Alto Comando da Aeronáutica, os comandantes de todas as unidades de caça da FAB e veteranos da campanha na Itália. Todos, em uma só voz, cantaram “Carnaval em Veneza”, canção que marcou os desafios e superações dos brasileiros que foram ao combate com muita coragem e confiança nos memoráveis P-47, “o trator voador” que até hoje permanece na Base Aérea de Santa Cruz como uma lembrança vitória.
A solenidade marcou ainda o lançamento de um selo comemorativo e da Medalha Mérito Operacional Nero Moura, a ser concedida aos comandantes de unidades aéreas que se destacarem em suas funções. A condecoração lembra que Nero Moura, apesar de ser mais lembrado pelas 72 missões de combate, também se destacou por saber liderar e promover a Força Aérea em todas as suas áreas, do bom funcionamento das aeronaves à moral dos pilotos.

Também foi aberta na Base Aérea de Santa Cruz uma exposição histórica sobre a vida do Brigadeiro Nero Moura, organizada pelo Centro de Documentação e Histórico da Aeronáutica (CENDOC). Textos, documentos e fotos históricas mostram a vida do homem que foi um dos incentivadores da criação do Ministério da Aeronáutica, em 1941, fundador do Grupo de Transporte Especial e Ministro da Aeronáutica entre 1951 e 1954. Das muitas realizações de Nero Moura, somente como Ministro, destacam-se a chegada dos primeiros caças a jato do Brasil, os Gloster Meteor, e a construção dos aeroportos do Galeão, no Rio de Janeiro, e Salgado Filho, em Porto Alegre.

Conheça mais sobre o Brigadeiro Nero Moura na NOTAER especial. Para acessar, clique aqui.

Nota do Blog

Bela homenagem a este herói de nossa história e porque não dizer do mundo uam vez que  juntamente com os seus compatriotas e aliados lutou nos céus italianos na terrível segunda guerra mundial e deixou-nos um histórico de heroísmo, dedicação e profissionalismo, muito bem exaltados pelo comandante da Força Aérea brasileira, o Brig. Juniti Saito, que conclama os seus subordinados e colegas de farda para seguirem o exemplo deste herói e reeditar a história e o futuro.

Como homenagem do Plano Brasil,  fica aqui a reprodução da da nota do serviço de comunicação social da Força Aérea à este ícne da história do Brasil

E.M.Pinto

Plano Brasil

Fonte: Força Aérea Brasileira