Militares russos atiram contra pesqueiros japoneses

File:Russian coast guard vessel 183.jpg

Moscou, 30 jan (EFE).- Guardas de fronteira russos informaram hoje que abriram fogo contra dois pesqueiros japoneses que trabalhavam em águas territoriais da Rússia no Pacífico e que não obedeceram às ordens para parar.

“Os navios ‘Taka Maru-58’ e ‘Kiemi Maru-63’ estavam em águas territoriais da Rússia, a 1,5 milha marítima da ilha russa de Kunashir, o que infringe as normas de pesca referendadas no acordo intergovernamental de 1998”, explicou um porta-voz.

Os pesqueiros desobedeceram às ordens para parar e os primeiros disparos de advertência foram efetuados do helicóptero russo que os detectou em alto-mar. As embarcações só desligaram os motores quando os agentes dispararam diretamente nos navios, sem causar vítimas, acrescentou o funcionário.

No entanto, como os navios da Guarda Costeira russa demoraram a chegar à região, os pesqueiros aproveitaram para deixar as águas russas e se refugiar no porto de Raus, na ilha japonesa de Hokkaido.

Os guardas de fronteira disseram que gravaram em vídeo a infração e agora exigem que as autoridades japonesas os ajudem a investigar o incidente e proíbam terminantemente suas embarcações de trabalhar em águas territoriais da Rússia.

“A parte russa seguirá defendendo com todos os métodos legais os interesses do país”, assegurou à agência “Interfax” o porta-voz da Guarda de Fronteiras da ilha russa de Sakhalin.

Por sua vez, o Ministério de Assuntos Exteriores do Japão disse que os militares russos abriram fogo contra os dois navios embora estivessem em um setor aberto para a pesca, de acordo com o acordo intergovernamental. EFE

Sugestão e colaboração: Gérsio Mutti

Fonte:Último Segundo

1 Comentário

Comentários não permitidos.