Defesa & Geopolítica

Talibã estuda proposta de Karzai

Posted by

http://clairebillet.blog.lemonde.fr/files/2008/06/taliban-combattant-sous-les-ordres-dabu-tayeb.1213686531.jpg

Líderes talibãs decidirão em breve se aceitarão a proposta do presidente afegão, Hamid Karzai, que na quinta-feira convidou membros moderados do grupo a renunciar à violência, cortar laços com o terrorismo e abraçar o processo democrático.

Mas o porta-voz do Talibã no país, que se identifica como Qari Mohammad Yousuf, não quis entrar em detalhes ou revelar inclinações do grupo com relação às propostas de Karzai.

O Talibã já havia afirmado repetidamente que só negociaria com o governo depois que todos os soldados estrangeiros tivessem deixado o Afeganistão. Muitos especialistas dizem que o grupo dificilmente oferecerá concessões enquanto sentir que está ganhando a guerra.

O plano do presidente afegão foi anunciado na quintafeira, durante a conferência sobre o futuro do país, realizada em Londres com autoridades de 60 países. Durante o encontro, Karzai anunciou a criação de um conselho nacional para a reconciliação e a integração nacional, além de um conselho de paz, no qual o rei saudita, Abdullah bin Abdul Aziz, desempenhará um papel de destaque como mediador.

A proposta de Karzai coincide com uma iniciativa de potências ocidentais para iniciar o planejamento da desocupação militar do Afeganistão.

Violência Militantes suicidas atacaram ontem a capital de Helmand, no sul do país, considerada a província mais violenta do Afeganistão.

Atiradores permaneceram entrincheirados durante horas em um prédio, enfrentando forças do governo e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Sugestão e colaboração: Konner

Taleban nega que tenha se reunido com emissário da ONU

Fonte: CCOMSEX

2 Comments

shared on wplocker.com