Talibã estuda proposta de Karzai

http://clairebillet.blog.lemonde.fr/files/2008/06/taliban-combattant-sous-les-ordres-dabu-tayeb.1213686531.jpg

Líderes talibãs decidirão em breve se aceitarão a proposta do presidente afegão, Hamid Karzai, que na quinta-feira convidou membros moderados do grupo a renunciar à violência, cortar laços com o terrorismo e abraçar o processo democrático.

Mas o porta-voz do Talibã no país, que se identifica como Qari Mohammad Yousuf, não quis entrar em detalhes ou revelar inclinações do grupo com relação às propostas de Karzai.

O Talibã já havia afirmado repetidamente que só negociaria com o governo depois que todos os soldados estrangeiros tivessem deixado o Afeganistão. Muitos especialistas dizem que o grupo dificilmente oferecerá concessões enquanto sentir que está ganhando a guerra.

O plano do presidente afegão foi anunciado na quintafeira, durante a conferência sobre o futuro do país, realizada em Londres com autoridades de 60 países. Durante o encontro, Karzai anunciou a criação de um conselho nacional para a reconciliação e a integração nacional, além de um conselho de paz, no qual o rei saudita, Abdullah bin Abdul Aziz, desempenhará um papel de destaque como mediador.

A proposta de Karzai coincide com uma iniciativa de potências ocidentais para iniciar o planejamento da desocupação militar do Afeganistão.

Violência Militantes suicidas atacaram ontem a capital de Helmand, no sul do país, considerada a província mais violenta do Afeganistão.

Atiradores permaneceram entrincheirados durante horas em um prédio, enfrentando forças do governo e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Sugestão e colaboração: Konner

Taleban nega que tenha se reunido com emissário da ONU

Fonte: CCOMSEX

2 Comentários

  1. No jogo FPS (First Player Shooter) Modern Warfare 2, que trata uma história onde o jogador ora é um solda britânico ora é um soldado americano em combate moderno, um personagem, um general americano fala no início do jogo o seguinte:

    “The more things change, the more they stay the same. Boundaries shift, new players step in; but power always finds a place to rest its head. We fought and bled along side the Russians; we should’ve known they’d hate us for it. History is written by the victor, and here I am, thinking we’d won. But you bring down one enemy and they find someone even worse to replace him. Locations change… the rationale, the objective. Yesterday’s enemies are today’s recruits… Train them to fight alongside you and pray they don’t eventually decide to hate you for it, too.”

    Incrível como nos próprios jogos o pessoal já consegue umas pérolas de sabedoria.

  2. ah sim uma parte do texto fala de uma batalha ficcional de “ultranacionalistas” na Rússia onde os americanos “ajudaram” os russos… ok ok… é a parte mentira bizonha do jogo, mas o resto serve… para o Afeganistão e outros lugares do mundo.

Comentários não permitidos.