Rei da Jordânia pede sinal claro dos EUA para processo de paz

http://static.guim.co.uk/Guardian/world/gallery/2008/jul/20/obama.afghanistan/GD8120782Jordan-6888.jpg

Sugestão: Konner

EFE  —  O Rei Abdullah II da Jordânia pediu nesta sexta-feira aos Estados Unidos “um sinal claro para impulsionar o processo de paz no Oriente Médio”, em entrevista publica durante uma sessão da 40ª edição do Fórum Econômico Mundial, realizado na cidade suíça de Davos.

Questionado sobre tal necessidade, Abdullah II contestou que a “credibilidade” dos EUA seria posta em dúvida se o país não se envolver de forma mais firme para solucionar o conflito que há décadas coloca frente a frente israelenses e palestinos, e daí toda a região.

“Necessitamos desesperadamente dos Estados Unidos”, reiterou.

Consultado sobre a possibilidade – proposta pela direita israelense – que parte da Cisjordânia se incorpore ao reino da Jordânia, o monarca rejeitou taxativamente a ideia.

“A Jordânia não assumirá lugar algum da Cisjordânia. A única solução aceitável e viável é o estabelecimento de dois Estados”, assegurou, e acrescentou: “O desafio é convencer a população israelense. Muitos dos políticos aceitam e entendem que a única solução é ter dois Estados, mas convencer o povo é mais difícil”.

Em relação ao Irã e a sua suposta ameaça à segurança de Israel, o rei foi claro.

“Se resolvermos o problema da Palestina, também resolveremos o problema do Irã”.

“Resolvido o problema da Palestina, por que Irã ia investir tanto dinheiro em um programa militar caríssimo? Mas lembremos que Israel sempre teve algum grande inimigo. No passado foi o Egito, agora é o Irã, se o problema da Palestina for solucionado, a existência de tal inimigo não teria razão de ser”.

Para Abdullah II o problema palestino é também a origem que no Oriente Médio e no mundo muçulmano em geral não haja vozes suficientes que rejeitam o extremismo e a violência islamita.

Por isso que reiterou a necessidade de resolver “o mais rápido possível” a situação na Palestina.

Fonte:  Terra

1 Comentário

  1. A materia apresenta a idéia por trás da oferta da extrema direita sionista, ao “oferecer”ao rei a cisjordania, seje nosso cumplice , faça a anexação destas terras assim como estamos fazendo..assim ñ seremos os únicos vilões , mais são.Estão fazendo o possível é o imposspivel p manterem a anexação da Palestina, por expandirem os assentamentos, enclaves, por destruirem sistematicamente a infraestruturas da mesma, por tirar o direito de ir e vir dos Palestinos postos de controles,como os ianks/inglese ñ tem a mínima força coercitiva sobre os sionistas, vão se mantendo e espalhando-se por terras “tomadas “aos Palestinos e matando quem ousar a pegar em armas p lutar; gaza já viu a idéia por trás das ações, então, tranfromaram a mesma em um grande campo de concetração..Que moral tem os menbros do tal Quarteto? Que ações os mesmos tomaram p reverter as atitudes dos sionistas e sua sede pelas terras dos Palestinos?Sei q crianças e mulheres Palestinas morrem todos os dias pelas ações da forças sionistas, 70 litos de água por pessoa e mt mais coisas p minar e ou levar a loucura essa população.Onde está a ONU e seu CS ? Pq os sionistas ñ cumprem a resolução 00240 até hoje? O rei , apesar de pequeno na estatura e grande em vera a armadilha q se lhe apresentaram os perversos sionistas.Que Deus ajude os Palestinos. Por nada vai mudar nas suas vida , o seu estado está ficando cada x mais distante.Por um Estado Palestino livre e Independente ,JÁ.

Comentários não permitidos.