[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=jYueaFelZ9U&feature=related]
Sugestão: Luiz Medeiros
Antes do Eurofighter e do Rafale cruzarem os Céus da Europa a França apostava num biturbina, mais uma formidável aeronave que teve seu curto período de vida.
Os estudos com o Mirage 4000 começaram no ano de 1976, em paralelo com as do Mirage 2000, caça que tinha acabado de ser escolhido para equipar a Força Aérea Francesa. Comparável em tamanho com os caças americano F-15 Eagle ou com o russo Su-27 Flanker, esta aeronave podia carregar três vezes mais combustível do que o Mirage 2000 e podia ser reabastecido em vôo. Foi construído utilizando-se de materiais compostos de carbono permitindo uma considerável redução de peso e uma excelente resistência à fadiga, se tornando o primeiro avião do mundo a utilizar tal material.
O Mirage 4000 era equipado com canards na frente perto da entrada de ar e vinha equipado com dois motores SNECMA_M53-2 capazes de gerar 10 toneladas de impulso.
Um ano após os primeiros testes com o Mirage 2000, o protótipo fez o seu primeiro vôo no dia 9 de Março de 1979 na cidade de Istres, sob o comando de Jean-Marie Saget. No dia 11 de Abril do mesmo ano, durante o seu sexto teste, a aeronave já ultrapassava a velocidade de Mach 2. Durante os testes a aeronave apresentou um desempenho excepcional, atingindo a uma altura de 50.000 pés a velocidade de Mach 2 num tempo de 3 minutos e 50 segundos.
3 Comments