FAB trará brasileiros resgatados no Peru

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2009/06/hercules-2-500x303.jpg

Avião Hércules com cerca de 80 pessoas deve retornar ao País amanhã

Um avião Hércules C-130 da Força Aérea Brasileira (FAB) fará o resgate de cerca de 80 brasileiros que ainda estão “ilhados” pelas chuvas na região de Machu Picchu, no Peru. O avião deverá retornar ao Brasil amanhã, desembarcando os turistas em Brasília e no Rio de Janeiro.

Segundo o Itamaraty, a maioria dos brasileiros já deixou a área de risco e os remanescentes estão abrigados em pousadas na cidade de Cuzco, que abriga o aeroporto local, recebendo um modesto auxílio financeiro de cerca de R$ 15 por turista.

Os brasileiros e estrangeiros ficaram isolados depois que a estrada que liga as montanhas de Machu Picchu, famoso sítio arqueológico, ao povoado de Águas Calientes foi destruída por deslizamentos. A força da correnteza do Rio Vilcanota também provocou destruiução no vilarejo.

AJUDA HUMANITÁRIA

O mesmo avião, que deveria partir ontem da base aérea do Galeão, no Rio, vai levar assistência humanitária aos flagelados das chuvas torrenciais e inundações que atingiram a região Sul do Peru. Os alimentos, segundo o Itamaraty, atenderão todos os necessitados, tanto brasileiros como demais turistas e a população peruana atingida pelas chuvas.

O desastre natural gerou danos em vias de transporte, o que restringiu a mobilidade de cerca de mil pessoas na região, segundo informou o Itamaraty. Mais de duzentos turistas brasileiros, que têm sido gradualmente retirados em operações de resgate, foram e ainda são atendidos pelo Centro de Apoio aos Brasileiros em Cuzco, montado em caráter emergencial pelo Itamaraty.

Fonte: CCOMSEX