Exclusivo: Olha ele ai O Primeiro voo do PAK FA

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=ovoo-n9b5Bs&feature=player_embedded]

PAK FA Torna-se Visível

O protótipo Do caça Russo-Indiano PAK FA, FGFA, fez seu primeiro e histórico voo  esta manha da base de Komsomolsk-on-Amur, no leste da Rússia, confirmando as espectativas do frabricante aqui divulgadas no Plano Brasil.

A aeronave efetuou o seu primeiro vôo cuja a  duração de 47 minutos  foi acompanhado por um caça  Su-27 e sob os olhares abismados de repórteres e curiosos, ansiosos para ver aquele que era tido como o mais “invisível” dos caças até agora.


Seu projeto e design era mantido em segredo guardado à 7 chaves porém as primeiras impressões dão conta de que realmente o modelo. aqui também apresentado na seção defesa em arte, cujas linhas são bastante assemelhadas aos caças 5G norte americanos com dois curiosos profundores de dimensões reduzidas.

http://www.precise3dmodeling.com/gallery/images/pakfa_large.jpg

Segundo a imprensa russa foram efetuados uam gama de testes de controle da aeronave e dos motores, o protótipo teria sido submetido a inúmeros ensaios ainda em voo pelo piloto de testes Sergei Bogdan .

Rússia e Índia pretendem adquirir cada uma cerca de 250 aeronaves do modelo cuja entrada em operação está programada para 2016 na Rússia e 2018 na India respectivamente,O PAK FA, FGFA fará será conjuntamente aos modernos caças SU 35 e Su 34 a espinha dorsal do poder aéreo Russo que está em franca recuperação estima-se que por volta de 2030 aquela nação estará aparelhada com cerca 1200 caças dos três modelos bem como estará em processo de recebimento dos Futuros Bombardeiros estratégicos, PAK-DA que deverão começar a ser incorporados a partir de 2025.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=NPHzCqSJ5xY&feature=player_embedded]

Uma versão embarcada será desenvolvida e espera-se seja a aeronave de caça dos futuros Porta Aviões de ambos os países.

O voo da aeronave havia sido adiado inúmeras vezes, e pela imprensa vazavam informações de que a causa seria problemas nos motores  os sabe-se ainda não são os definitivos especialmente projetados para este caça.


Os primeiros testes do caça se estenderão até  2012 e durante este período os protótipos farão a avaliação de sistemas em desenvolvimento como Radar AESA e motorização que ainda estão em fase de testes.

Ao mesmo tempo fora anunciado o desenvolvimento de novas armas que deverão equipá-lo como um míssil de longo alcance entre outras armas.

O voo do PAK FA é um verdadeiro solavanco para a mídia internacional, devido ao seu segredo o programa era tido como motivo de piadas e chacotas ( inclusive no Plano Brasil).

Alegava-se que a Rússia teria perdido a capacidade de desenvolver seus sistemas de armas e que o programa por nunca ser visto não passava de uma falácia, pelo que vemos isto está longe de ser verdade.

Agora é esperar para as especulações sobre suas capacidades e suposta superioridade de seus adversários.

Até lá, vamos esperar a recuperação da língua mordida pela comprovação do voo do protótipo do mais moderno caça Russo Indiano…


Texto E.M.Pinto

Putin diz que PAK FA deve entrar em serviço e confirma a nossa informação de que a Rússia quer adiquirir 250 caças

O site Cavok publicou agora a pouco uma nota que confirma a nossa informação de que a Rússia adquirirá 250 caças PAK FA porém as informações oferecidas pelo Cavok dão conta de que o caça estará operacional já em 2013 segundo o próprio presidente da Rússia Wladmir Puttin.


o trecho da nota segue aqui:

Segundo o Primeiro Ministro da Rússia Vladimir Putin, o primeiro lote de caças PAK FA entrará em serviço na Força Aérea Russa em 2013, com as entregas normalizadas a partir de 2015. A Rússia pretende adquirir 250 aeronaves (200 monoplaces e 50 biplaces).

Para ler a matéria completa do site Cavok clique aqui

O participante Zé da Pinha sugere também a leitura dos dados técnicos estimdos para PAK FA

Abaixo, um resumo das características do PAK FA, segundo artigo de Alexander Pachkov (’Paralay’), publicada no blog Poder Aéreo:

Espera-se uma vantagem de 10 a 15% de sobre o F-22, devido à diferença de duas décadas em desenvolvimento tecnológico; O F-22 detecta o Su-35 a 150/180km de distância, abre fogo a 110km, mas só é detectável no alcance visual pelo Su-35; O sistema OLS-35 detecta o F-22 a 100km de distância.

O Radar AESA do PAK-FA terá 1.526 módulos, com potência de 18KWt, e alcance de 400km para grande alvos. Poderá rastrear 60 alvos e travar em 16 ao mesmo tempo; Antenas ativas nas asas e cauda provavelmente;
OLS em 360 graus.

Capacidade de disparar mísseis para trás; Poderá levar até 12 mísseis ar-ar internamente; Duas baias internas para WLRAAMs e LRAAMs de até 700kg cada + duas baias para mísseis de curto alcance; Enquanto o Raptor pode levar 8 mísseis.
WLRAAM ‘Izdelie 810′ derivado do MiG-31 R-33, 400 km de alcance; LRAAM ‘Izdelie-180PD’ derivado do R-77, 250 km de alcance; ‘Izdelie-180′ – de combustível sólido, derivado do R-77, com alcance de 110-140 km, guiagem por radar ativo e passivo, “homing on jammer”.
AAM de curto alcance ‘Izdelie-300′ ou K-MD IR matrix, com o dobro do alcance dos mísseis atuais; Kh-58UShKE; Kh-35;
Bombas de 500kg guiadas ou não guiadas.


Catapultas Intrafuselagem UVKU-50L – até 300 kg, UVKU-50U – até 700 kg.
Baias internas para até 2.000kg, Pontos duros externos para até 6.000kg
Canhão GSh-30 de 30 mm
Planos para se construir até 430 aviões para a Força Aérea Russa
Preço provável de US$ 80 milhões
Vai substituir os 339 Su-27 e 300 MiG-31

pak-fa 28.08.2009


Colaboração e sugestão Thierry e Hornet

T-50 PAK FA em voo ?

PAK FA ainda invisível, mas segundo o fabricante, voará em breve ..

Rússia Inicia Testes Com Seu T-50 PAK FA


22 Comentários

  1. Beleza E.M.pinto, finalmente.
    As linhas são as mesmas dos esboços que já foram divulgados.
    Os russos também o fizeram muito bonito.
    Fico no aguardo pelos detalhes técnicos, principalmente o RCS e o AESA.
    Grande abraço.

  2. Lingua mordida? kkkk… muito boa! é uma pena não termos participado deste projeto! Doe no coração vê-lo voando e não ostentar a bandeirinha do Brasil na fuselagem!
    E.M.Pinto, 1200 caças? o Urso está acordando da sua hibernarnação…

    • Salve Ivan.
      O que pude ler até agora nos pronunciamentos oficiais dos militares russos eé algo assim

      250 PAK FA 120 naval
      400 a 500 SU 35/30
      300 Su 34
      e outros 360 Yak 130
      arredondando algo como 1200 o que creio ser mais provável..
      grande abraço vou comprar o lepecid para passar na minha língua..
      kkkkkk

  3. Hehehe… já usei muito nos cavalos em mim mesmo!!! evita bicheira e é um excelente cicatrizante… Os Russos estão de parabéns!

    Um grande abraço!

  4. Lingua mordida.. kkkk, boa

    O Design é muito bonito, espero mais detalhes tecnicos, mas acho que eles vão demorar ( se uma imagem demorou tanto )

  5. Prezado E.M.Pinto,

    Em primeiro lugar parabens pelo blog, é a primeira vez que comento aqui, embora acompanhe as notícias já algum tempo.

    Gostaria de saber sua opnião sobre o prognóstico das características do PAK FA, feita no artigo de Alexander Pachkov. O desempenho descrito ali é formidável ! Quão próximo da realidade (pode usar uma escala de 0 a 10, para ser qualitativo) você acha que estes dados podem estar, levando em consideração a fonte da informação ou outras fontes de notícias ?

    • Salve Vilas Nobre.
      Obrigado pela participação e pela pergunta bastante pertinente
      O texto de Alexander Pachkov é bastante interessante, porém eu diria de 0 a 10 nota 9.
      As razões são muitas os sistemas do PAK FA já estãos endo desenvolvidos faz pelo menos 10 anos, o Radar AESA por exemplo vai integrar antes o SU 35 e provavelmente o MIG 31, bem como os míssseis de alcance gigante ( 400km).
      Diante disto e baseado noq ue eles tem demonstardo com os SU-35 (manobrabilidade e RCS) pode-se dizer que esta projeção (eu chamaria assim) é baseada em dados , não em desejos.
      a performance do motor, por exemplo ainda é um problema pois dos ítens do avião avaliados nesta fase, é o que tem apresentado mais problemas, inclusive teria sido ele o responsável pelo atraso do voo inalgural em alguns anos.
      não vejo poruqe sistemas em desenvolvimento atualmente não sejam mais avançados que os desenvolvidos à 10 anos ou 5 que seja.
      como exemplo dou o projeto Gripen NG que baseia-se no seu “ancestral” Gripen CD mas que supéra-o em alguns ítens em mais 30 %.
      creio ser Plausível sim, Porém lanço um alerta, é preciso ter em conta que os Rivais do PAK FA como o F22 e o Futuro YF-XX chinês, também evoluirão neste horizonte de tempo e que por volta de 2020 uma nova geração destes caças incluindo o PAK FA deverá estar em um outro patamar, bem acima destes.
      Grande abraço e bem vindo ao Plano brasil.
      obrigado
      E.M.Pinto

  6. Perfeito ! Obrigado pela resposta E.M.Pinto.

    Sem dúvida concordo contigo. Apesar da nova concorrência, esta é uma ótima notícia para a LM e os defensores do F22 nos EUA, pois é o argumento necessário para retomar o financiamento e desenvolvimento do programa F22, suspendo na última proposta orçamentária enviada ao congresso norte-americano.

    Pondero ainda que pode haver um outro possível concorrente no horizonte, já que o Japão também está desenvolvendo o seu caça de 5a. geração (Mitsubishi). Embora a constituição japonesa hoje não permita a exportação de sistemas de combate existe um movimento interno crescente pela revisão deste item e pode ser que no futuro isto seja possível.

    • Salve Vilas Boas, Sem dúvida as FA americanas usarão isto como alerta, mas a questão é que isto só piora as coisas para o F 35 pois creio que o lobbie tentará emplacar o F 22 que de fato seria seu predador natural.
      a questão que se põe é, terão como adquirir caças suficientes para fazer frente?
      Pense numa aliança Rússia India? 500 pelo menos e na minha visão, isto favorece Israel e Japão pois creio que agora a casa cai e é a hora de liberar a licença para os aliados ou então pagar pelo prejuizo.
      quanto ao Japão creio que o seu programa será engavetado (minha suposição) pois serão precionaodos a aceitar o F-35 ou 22 se for liberado d eforma a engroçar o caldo orçamentário necessário para porduzir os caças made in USA por deveras caros de manter e adquirir…
      nesta hora penso, Cadê o Mangabeira Unger para defender o Brasil no PAK FA???
      grande Abraço

  7. Hehehe, sem dúvida ! Não tinha lembrado disto. Realmente Japão começou o desenvolvimento do seu caça de 5a geração pois os EUA tinham negado o F22. pode ser que eles revejam sua posição agora, mas uma possível venda vai depender do estágio de desenvolvimento do projeto japonês. Outro fator que vai influenciar também é que o Japão está revendo sua política de aliança com os EUA em busca de uma posição mais independente. Mas para Israel é uma excelente notícia, além de ter acesso ao F22 pode ser que os EUA aceitem os off-sets exigidos para a venda do F35 à IAF.

    Me lembro de uma insinuação do Salvador Ghelfi Raza (se a memória não falha em um post do Poder Aéreo) em que ele dizia que o Brasil já estava trabalhando na escolha do caça geração pós-FX2. Será que onde há fumaça há fogo ?

    Abraço !

  8. Só se os japoneses ñ tiverem bom senso, é se o projeto deles ainda for bem incipiente, p os trocarem pelos os F22 dos ianks, q pelo q vejo vai “ter” de abrir a guarda e vende-los a rodo.Ou ter seu projeto ir p a vala…o q seria mt bom.

  9. Este é o momento de fazer compras pessoal!!!! O caça dos BRICs está no ar!!!

    Calou a boca de quem falava que era sò propaganda russa, mas gostaria de ver a cara dos generais do Pentagono, hehehe, perderam a vantagem estratégica do F-22, agora tem café no bule pra eles!!!

    FX jà era, esta superado, temos que comprar este assim de prateleira, ir amaciando a carne russa, e depois pegar as ToT!!

    Valeu senhor E.M.Pinto pela noticia.

  10. e bom ver a recuperação da russia em torno deste projeto, pois vale se dizer que a russia no segmento militar continua uma potencia e sim os americanos ainda tem muito medo dos russo apesar de sua situação financeira que a de se dizer ja foi bem pior. Com o desenvolvimento deste caça junto com su35 e talvez mig35 a russia volta a ter uma fotça aerea respeita e tecnologicamente avançada.

  11. Com a grana da India e com tecnologia Russa, ta se mostrando uma dupla muito forte!

    A verdade e que a india esta incomodada com o seus vizinhos!

    será que nesta decada que se inicia teremos uma corrida armamentista ?

  12. Acho que ainda é cedo para tirar conclusões.

    Nos últimos anos os russos não têm feito mais nada que prometer grandes performances, numa miríade de armas, mas depois na prática estas não chegam às prestações anunciadas, o que enfurece quem lhes compra os equipamentos.

    No papel parece ser uma grande máquina, embora à primeira vista me parece pouco credível que transporte tantos mísseis internamente, a fuselagem não é assim tão alta.

    A questão está em ser Stealth ou não… isso é o que o fará um caça de 5ª geração, isso e a capacidade de super-cruise (o que para os motores russos não deverá ser problema), ou os radares AESA.

    Quanto aos mísseis de muito longo alcance, ainda está por provar a sua eficácia, basta lembrar que o Phoenix americano não era tão bom assim.

    A ver vamos, e a ver vamos a quem os russos vão vendê-o….

Comentários não permitidos.