“Le Terrible” efetuou com sucesso o lançamento de mísseis balísticos estratégicos M 51

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/0b/S619.Le_Terrible.wmt.jpg

Segundo a Direcção-Geral de Armamento (DGA), o submarino nuclear lançador de mísses balísticos, S619  “Le Terrible” efetuou com sucesso na manhã do dia 27 de Janeiro , às 09:25 o lançamento de mísseis balísticos estratégicos  M 51.

Este que foi na verdade oquarto teste de lançamento foi bem sucedido e bem recebido pelo Ministro da Defesa,  Hervé Morin que aproveitou a oportunidade para estender suas felicitações à  DGA, da Marinha Francesa e da Comissão de Energia  Atômica (CEA).

File:M-51 missile.svgConcepção artística do míssil M 51, para saber mais sobre ele clique Aqui

O teste foi efetuado no centro de testes de  Biscarrosse (Landes) e Quimper (Finistère). o “Le Terrible”, que entrará em serviço ativo em 2010, será o primeiro dos quatro submarinos nucleares lançadores de mísseis balísticos de próxima geração (SSBN) a ser equipado com o míssil M 51.

O poder de dissuasão nuclear Francês encontra-se em franca atualização e modernização,  os Caças  Mirage 2000 e Rafale NK3 por exemplo receberão  em breve o novo  míssil ASMP-A. A França continua a modernizar as suas duas componentes nucleares em estrita conformidade com seus compromissos internacionais.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/46/ASMP-A_P1220887.jpg

http://www.milviz.com/_portfolio/07_Weapons/ASMPA/main1.jpgMíssil de ataque Nuclear ASMP-A

A dissuasão é de fato um fundamento essencial da nossa estratégia,  lembrou o Presidente da República durante a apresentação do Livro Branco sobre Defesa e Segurança Nacional, em Junho de 2008.  Primeiro, porque é trata-se da sobrevivência da nação em um mundo incerto. E por isso,  garante a nossa independência e  liberdade de ação para combater qualquer ameaça ou chantagem contra os nossos interesses vitais. “

Texto Tradução e adpatação: plano Brasil Por E.M.Pinto

Sugestão e colaboração: Thierry Vareilles

Fonte: Depto de Defesa Francês

1 Comentário

  1. E.M.

    Tens alguma foto de lançamento desses artefatos?

    Ps..:: acho os submarinos franceses bem mais vistosos dos que os britânicos… rs. Só uma alfinetada!

Comentários não permitidos.