Segundo a Direcção-Geral de Armamento (DGA), o submarino nuclear lançador de mísses balísticos, S619 “Le Terrible” efetuou com sucesso na manhã do dia 27 de Janeiro , às 09:25 o lançamento de mísseis balísticos estratégicos M 51.
Este que foi na verdade oquarto teste de lançamento foi bem sucedido e bem recebido pelo Ministro da Defesa, Hervé Morin que aproveitou a oportunidade para estender suas felicitações à DGA, da Marinha Francesa e da Comissão de Energia Atômica (CEA).
Concepção artística do míssil M 51, para saber mais sobre ele clique Aqui
O teste foi efetuado no centro de testes de Biscarrosse (Landes) e Quimper (Finistère). o “Le Terrible”, que entrará em serviço ativo em 2010, será o primeiro dos quatro submarinos nucleares lançadores de mísseis balísticos de próxima geração (SSBN) a ser equipado com o míssil M 51.
O poder de dissuasão nuclear Francês encontra-se em franca atualização e modernização, os Caças Mirage 2000 e Rafale NK3 por exemplo receberão em breve o novo míssil ASMP-A. A França continua a modernizar as suas duas componentes nucleares em estrita conformidade com seus compromissos internacionais.
Míssil de ataque Nuclear ASMP-A
“A dissuasão é de fato um fundamento essencial da nossa estratégia, lembrou o Presidente da República durante a apresentação do Livro Branco sobre Defesa e Segurança Nacional, em Junho de 2008. Primeiro, porque é trata-se da sobrevivência da nação em um mundo incerto. E por isso, garante a nossa independência e liberdade de ação para combater qualquer ameaça ou chantagem contra os nossos interesses vitais. “
Texto Tradução e adpatação: plano Brasil Por E.M.Pinto
Sugestão e colaboração: Thierry Vareilles
One Comment