VANT MQ-1C Warrior entra em operação

http://www.defenseindustrydaily.com/images/AIR_UAV_MQ-1C_Sky_Warrior_lg.jpg

Sugestão e colaboração: Konner

Exército dos Estados Unidos (US Army) colocou em operação o seu novo VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado) MQ-1C Warrior, desenvolvido e produzido pela General Atomics.

Derivado do conhecido MQ-1 Predator (inicialmente designado RQ-1) o Warrior será empregado a nível de Divisão de Exército, e ao contrário do Predator, sua estação de controle GCS (Ground Control Station) estará posicionada próxima às áreas de atuação dessas aeronaves.

Impulsionado por um motor convencional de 135 hp, o MQ-1C Sky Warrior é dotado de um sistema MTS (Multi-spectral Targeting System) AN/AAS-52, cujo principal elemento é o CSP (Common Sensor Payload), plataforma de forma semi-esférica composta por câmeras de TV infra-vermelhas e para baixa luminosidade, designador laser, telêmetro laser e laser spot tracker (sistema que detecta radiação laser emitidas de outras fontes). O Sky Warrior possui também um sistema de navegação GPS/INS melhorado com relação aos seus antecessores. A aeronave possui capacidade de transportar uma carga útil de 360 kg, além de poder levar mísseis ar-terra AGM-114 Hellfire e bombas guiadas a laser GBU-44/B Viper Strike auxiliadas por GPS.

A primeira unidade a operá-lo é a 1ª Brigada de Cavalaria Aérea pertencente à 1ª Divisão de Cavalaria do US Army, unidade que encontra-se atualmente operacional em Bagdá, no Iraque .

Fonte:  Tecnologia&Defesa