EUA e UE manterão pressão sobre Irã em questão nuclear

http://s.wsj.net/public/resources/images/NA-BB863_IRAN1_G_20091109182053.jpg

EFE  —  A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, e a chefe de diplomacia da União Europeia (UE), Catherine Ashton, comprometeram-se a seguir pressionando o Irã diante da falta de transparência de seu programa nuclear.

Em entrevista conjunta com sua colega da UE, Hillary lamentou que o Irã não tenha respondido ao convite de diálogo da comunidade internacional, apesar da “crescente preocupação” relativa às intenções do programa nuclear iraniano.

“O Irã tem uma escolha muito clara: continua isolado ou respeita suas obrigações internacionais”, afirmou a secretária de Estado americana.

Hillary disse que a comunidade internacional “não se dará por vencida” e também não cederá na tentativa de evitar que o Irã desenvolva armas nucleares.

Ela adiantou que o grupo formado pelos cinco membros do Conselho de Segurança da ONU (EUA, Rússia, China, França e Grã-Bretanha) e a Alemanha segue “unido” em sua determinação de pressionar o Irã.

“Acho que é importante enviar à liderança iraniana a mensagem de que o mundo atuará de forma conjunta”, advertiu Hillary.

Ashton, por sua parte, ressaltou que o Irã é “de grande importância” para o Velho Continente e reiterou a vontade europeia de continuar o diálogo com Teerã.

EUA e UE lideram os esforços para tentar convencer o Irã a abandonar seu projeto de enriquecimento de urânio em troca de incentivos.

O regime de Teerã insiste num programa nuclear civil com fins pacíficos, mas tanto Washington como Bruxelas temem que a afirmação seja uma fachada para desenvolver armas atômicas.


Sugestão e Colaboração: Konner

Fonte:  Terra

4 Comentários

  1. …eu gostaria de saber quem é que vai pressionar os E.U.A ,UE ,Rúsia ,China e as outras potências nucleares…para que se desarmen ….eles se colocam acima do mal e do bem ou do mal ,porque o Brasil ou mesmo a Argentina não podem ter armas nucleares ou o próprio Irã(claro que eu não quero um irã nuclear e nem sou louco de querer…também não quero um brasil nuclear ou uma argentina…ou qualquer outro pais…só que eu como adulto eu não confio em ninguém ,como vou confiar nos e.u.a ,UE,ou qualquer outro paísquesm me garante que um dia não venham a usar contra um pais não nuclear…será que a imglaterra não cogitou de usar uma ogiva contra a argentina se caso perdesse a guerra das malvinas…não estaria na hora de se precionar as potências nucleares para que se desarmasem(nuclearmente)…ou será que infantilmente nós podemos confiar neles…porque eles são os mocinhos(do bem)…eu tenho certeza que se eles se envolvesem num atrito militar com uma nação não nuclear e estivessem por perder o conflito eles fariam uso do arsenal nuclear…sem hesitar…é algo a se ponderar…

  2. …eu gostaria de saber quem é que vai pressionar os E.U.A ,UE ,Rúsia ,China e as outras potências nucleares…para que se desarmen ….eles se colocam acima do mal e do bem ou do mal ,porque o Brasil ou mesmo a Argentina não podem ter armas nucleares ou o próprio Irã(claro que eu não quero um irã nuclear e nem sou louco de querer…também não quero um brasil nuclear ou uma argentina…ou qualquer outro pais…só que eu como adulto eu não confio em ninguém ,como vou confiar nos e.u.a ,UE,ou qualquer outro paísquesm me garante que um dia não venham a usar contra um pais não nuclear…será que a imglaterra não cogitou de usar uma ogiva contra a argentina se caso perdesse a guerra das malvinas…não estaria na hora de se precionar as potências nucleares para que se desarmasem(nuclearmente)…ou será que infantilmente nós podemos confiar neles…porque eles são os mocinhos(do bem)…eu tenho certeza que se eles se envolvesem num atrito militar com uma nação não nuclear e estivessem por perder o conflito eles fariam uso do arsenal nuclear…sem hesitar…é algo a se ponderar…

Comentários não permitidos.