Premiê Netanyahu cobra que Brasília se afaste do Irã e rejeite diálogo com Hamas
Presidente Lula fará visita ao Oriente Médio em março para tentar inserir Itamaraty nas negociações entre os palestinos e os israelenses
MARCELO NINIO
DE JERUSALÉM
Israel considera “perfeitamente possível” que o Brasil venha a ter um papel nas negociações com os palestinos, mas alerta: se quer promover a paz na região, o governo brasileiro deve se afastar do Irã e desistir da ideia de dialogar com o grupo islâmico Hamas.
Para o primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, “o Brasil é uma grande potência” e poderia tomar parte das comissões temáticas sobre o conflito quando as negociações forem retomadas.
O governo brasileiro tem demonstrado crescente interesse em participar do processo de paz da região. O chanceler Celso Amorim revelou recentemente que o Itamaraty está estudando ideias que facilitem as negociações e que uma iniciativa poderá ser apresentada durante a visita do presidente Lula a Israel e territórios palestinos, no meio de março.
Questionado pela Folha sobre a pretensão brasileira de ter parte no processo de paz, durante uma entrevista coletiva em Jerusalém, Netanyahu primeiro reagiu com humor, propondo “compartilhar também o território e a água“. Após arrancar gargalhadas dos jornalistas, respondeu:
“Como o Brasil pode ter um papel aqui? Acho que se conseguirmos relançar as negociações de paz, serão formadas comissões para discutir os vários problemas, como água, meio ambiente, energia, refugiados e muitos outros. Acho perfeitamente possível contemplar um papel para o Brasil em mais de um tema desses. Eu estaria disposto a considerar isso“.
O diálogo entre Israel e os palestinos está parado desde dezembro de 2008, quando começou a ofensiva israelense contra o Hamas na faixa de Gaza. Ontem à noite, o enviado dos Estados Unidos para o Oriente Médio, George Mitchell, desembarcou em Israel para uma nova tentativa de destravar o processo, mas as chances parecem remotas.
Na entrevista de 33 minutos a representantes da imprensa estrangeira, Netanyahu dedicou boa parte de seu discurso a ataques ao Irã. “Bibi”, como o premiê é conhecido em Israel, também criticou a aproximação do Brasil com o governo iraniano e a declaração de Amorim de que não exclui um diálogo direto com o Hamas.
“O princípio sempre lembrado de que a paz é feita com inimigos é absolutamente verdadeiro. Mas a paz é feita com inimigos que querem deixar de ser inimigos. Um inimigo que só quer cortar você em pedaços e não tem intenção de permitir que você viva não é um parceiro para a paz. Essa distinção é crucial“,
disse Netanyahu.
Fazer escolhas
O premiê israelense acredita que há um um grande potencial para o aumento da cooperação entre Israel e o Brasil em áreas como tecnologia e meio ambiente. Para ele, contudo, o governo brasileiro precisa fazer escolhas que estimulem a paz.
“O Hamas e seu padrinho, o Irã, dizem abertamente que seu objetivo é nos destruir“, disse Bibi. “Eu sei que as intenções do Brasil são de paz, mas peço que [o governo] olhe mais de perto para essa distinção, que é vital. Se queremos a paz, precisamos encorajar os que querem a paz, não aqueles que querem o contrário da paz.“
Preocupado em reforçar a mensagem, o premiê israelense fez questão de voltar ao assunto quando um jornalista francês já fazia outra pergunta:
“Em outras palavras, não negociem com o Hamas e não convidem Ahmadinejad. Não é uma boa ideia para a paz”.
querer a paz de maneira proforma, ou a paz de fato , eu olho os fatos , vejamos: os sionistas tem enclaves em solo Palestinos e os está empliando, os assentamentos, transformou gaza em um campo de concentração, onde cada familia tem direito a 70 litros de água por dia…vide relatório da ONU…A liga Arabe propos uma plano de paz baseado em : terra por Reconhecimento e paz…a mt anos..Quem está dificultando a paz? israel tem o direito a existir, minha religião e judaico/cristã, os Palestinos tbm o tem direito a um estado , contínuo,é a existirem.Quem ñ quer a Paz , na pseuda terra santa?
Que o BRASIL fike fora deste rolo, já tem o “Quarteto Fantasma” envolvido, q nada resolve..isso só vai trazer desgastes a imagem serena e séria país, q estamos construindo, pq o protagonista principal quer manter o “Status Quo” .Tem mt srs da guerra ganhando com essa cizânia.Que fiquemos de fora desta sacanagem e covardia.
Caros amigos, para podermos negociar a paz entre 2 nações o melhor a fazer é se manter absolutamente neutro, pois se nó se alinharmos nosso pensamento com uma das partes do conflito fica difícil negociar a paz com o outro lado, por isso creio que o Brasil deva sim manter contato com os 2 países sem menosprezar este ou aquele, pois cá entre nós, em um hipotético conflito Brasil-Canadá a França de alia com o Canadá e tenta negociar a paz conosco, soa um tanto estranho não?
É a mesma coisa,e além do mais os Israelenses já estão começando a forçar a barra pro nosso lado, e nos atuais relatórios da ONU eles já não são os santinhos como se pregava não, Israel atualmente passou a ser um país opressor, e cruel, apossando-se de terras, construindo terras nestas novas terras entre outras coisas, por isto a melhor coisa é realmente nos mantermos neutros para justamente poder mediar os conflitos quando necessário.
…oquê que o lulinha què metendo o brasil neste vespeiro ,eles que se entendam o lulinha tem que ser bom na politica interna ,nós não podemos nem com os nossos problemas ,vamos se meter no vespeiro que é o oriente…eles que são parentes que se entendam (os arabes e os judeus ,são parentes por parte de Abraão(patriarca bíblico)…)….
Todos sabem que Israel é um estado fantoche, testa de ferro dos eua, no oriente médio.
Os palestinos verdadeiros donos da terra, foram expulsos, devido a generosa mão da onu que fez aquela conta de chegar: império britânico em decadência, frança, eua e outros mais, e com a graça do graça aranha (brasileiro), criaram esse estado terrorista. pois bem, os sionistas estão muito assanhados e querem até dar pitaco e ameaçar o brasil, para que fique do lado deles, os assassinos de crianças e mulheres indefesas. essa história de Israel é filho predileto de deus é uma mentira, como mentira são muitas fantasias religiosa criadas para intimidar o povo. só há um deus (conteúdo Religioso removido por não estar de acordo com as regras do Blog) (que a paz de deus esteja sôbre ele)é seu profeta. allahu akbar
A td os blogueiros, Vcs estão eles são descendentes de Ibahim/abraão, logo são irmãos,o vespeiro, gostei do vespeiro, estão mt certos..q o nosso BRASIL se mantenha fora desse GIGANTESCO VEPEIRO , nem os ianks conseguiram acabar.Que usem de bom senso , empatia e humanismo.
Lula não esta buscando a paz e sim a destruição do unico estado com um pouco de lucidez nesta terra de malucos.