Grã-Bretanha compra novos rifles de longo alcance para suas tropas no Afeganistão

http://www.defencetalk.com/wp-content/themes/dtstyle/scripts/timthumb.php?src=/wp-content/uploads/2010/01/british-army-sharpshooter-rifle-afghanistan.jpg&w=390&h=260&zc=0O Ministério da Defesa da Grã-Bretanha (MoD) anunciou no último dia 13 que adquiriu um lote de 400 rifles semi-automáticos Sharpshooter L129A1 de 7.62 mm por US$ 2,5 milhões, a serem usados pelas tropas britânicas estacionadas no Afeganistão. A intenção do MoD é melhorar o poder de fogo de longo alcance disponível na linha de frente durante operações de combate de infantaria contra os talebãs.

Aparentemente, essas armas serão usadas por atiradores de elite do Exército Britânico, embora a nota do MoD informe que a compra foi realizada apenas em caráter complementar aos sistemas em uso.

Os treinamentos de familiarização com os novos rifles serão iniciados ainda neste mês e as entregas começarão no final do corrente ano.

Os L129A1 pesam 5kg, possuem um carregador para 20 projéteis e podem atingir alvos de forma letal a distâncias de até 800 metros. Os rifles encomendados virão com um visor diurno Trijicom ACOG x6 e outro para uso noturno da Magnum Universal. O atirador terá também à sua disposição um telêmetro laser.

As armas usadas atualmente pelas forças terrestres britânicas no Afeganistão são as seguintes:

  • Rifles de assalto SA80A2 de 5,56 mm;
  • Metralhadoras leves de 5,56 mm;
  • Metralhadoras de emprego geral de 7,62 mm;
  • Espingardas calibre 12;
  • Sistema Sniper de 8,59 mm (rifle de longo alcance para disparos de precisão);
  • Sistema de Armas Javelin (sistema integrado de mísseis, tipo “dispare e esqueça”).

Fonte:  Tecnologia&Defesa