Airbus pondera cancelar produção do avião militar A400M

http://media.islandpacket.com/smedia/2010/01/05/08/270-FRANCE_AIRBUS_MILITARY_PLANE.sff.standalone.prod_affiliate.9.jpg

O presidente da Airbus revelou hoje que a construtora aeronáutica está preparada para cancelar a produção do avião de transporte militar A400M se os sete países europeus que o encomendaram não avançarem com mais apoios financeiros.

Em declarações à BBC, Tom Enders revelou que a Airbus

não pode completar o desenvolvimento do aparelho sem uma contribuição financeira substancial”.


Os atrasos na produção já levaram a uma derrapagem de 25 por cento no custo do aparelho e o projecto está agora avaliado em cinco mil milhões de euros, essencialmente devido a problemas no motor e excesso de peso.

Os sete países que encomendaram o A400M – Bélgica, Espanha, França, Luxemburgo, Turquia, Alemanha e Reino Unido – deverão decidir até final deste mês se disponibilizarão novas verbas.
http://2.bp.blogspot.com/_gbffmOx19ys/SwvRcrN6AvI/AAAAAAAAKAA/_Mw31Vpsj2A/s1600/enders_picture.jpg

O aparelho deveria ter estado operacional até 2009, mas o lançamento está agora agendado, na melhor das hipóteses, para 2012.

Enders sublinhou ainda que foi “um grande erro” da Airbus ter assinado os contratos com estes países há seis anos – contratos nos quais a empresa se comprometeu a vender os aparelhos por um preço fixo – mas disse estar disposto a emendar a mão.

“Se há erros, não se devem repetir. Não devemos tomar outra decisão que nos arranje mais problemas nos anos que estão para vir”,

sublinhou.

Ainda assim, o gestor ressalvou que a decisão de avançar ou cancelar a produção do A400M cabe ao conselho de administração da empresa que controla a Airbus, a EADS.

Fonte: O Público

2 Comentários

  1. Apesar de estar a uma capacidade acima tanto em termos de carga quanto autonomia considero uma noticia interessante para o nosso KC390.

  2. Era mau para a industria aeronaútica europeia se isso acontecesse, além de “emperrar” o transporte militar… este ficaria extremamente dependente do patamar 20 toneladas, que já está completamente ultrapassado, pelo peso dos sistemas de armas…. e a conseguinte limitação que impõe ao desenvolvimento de novas…

Comentários não permitidos.